Ao longo de 10 dias, 8 comarcas foram visitadas pela Escola Judicial do Poder Judiciário do Amazonas
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio do Programa de Interiorização da Escola Judicial (Ejud), alcançou na última terça-feira (18) a marca de 40 comarcas visitadas. Batizada de “A Grande Viagem” pelos servidores, a atividade mais recente e que permitiu ao programa atingir a marca, aconteceu entre os dias 10 e 19 deste mês de junho e alcançou oito comarcas: Tefé, Alvarães, Uarini, Maraã, Japurá, Fonte Boa, Juruá e Jutaí.
A equipe, composta por cinco instrutores, se dividiu para repassar aos servidores dessas comarcas conteúdos sobre sistemas e modos processuais, como “Paineis de Metas – Businesses Intelligence Power BI” e “Instauração do Processo de Execução Penal e Noções de Uso do Sistema Eletrônico de Execução Unificado – SEEU”.
O assistente judiciário do TJAM, graduado em Direito pelo Centro de Estudo Superior do Amazonas (Ciesa) e Ciências Políticas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fredson Vieira de Souza, foi o responsável por levar o Programa às Comarcas de Tefé, Alvarães e Uarini.
Elieder Bonet Abensur, assistente de Controladoria da Assessoria de Conformidade e Controle do TJAM, mestre em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos (UEA) e bacharel em Direito pela Centro Universitário do Norte (Uninorte), visitou as Comarcas de Maraã e Japurá.
A Comarca de Fonte Boa foi visitada pelo servidor Elisnei Menezes de Oliveira, graduado em Direito (UEA) e diretor do 1.º Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Coari.
A diretora de Secretaria da Comarca de Barcelos, graduada em Direito (UEA) e especialista em Ciências Criminais pela Universidade Estácio de Sá (Unesa), Lorena de Oliveira Cavalcanti, levou os cursos à Comarca de Juruá.
Em Jutaí, a responsável pela formação foi a diretora de Secretaria da Comarca de São Sebastião do Uatumã, graduada em Direito (Uninorte) e pós-graduada em Direito Público pela Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam), Rosalina Costa da Silva de Araújo.
Ao todo, nesta edição, foram emitidas 80 certificações, sendo 28 na Comarca de Tefé; 10 na de Alvarães; 6 na de Uarini; 9 na de Maraã; 11 na de Fonte Boa; 7 na de Juruá; e 9 em Jutaí, contando com a presença de servidores efetivos e terceirizados e também de estagiários.
De acordo com o diretor da Escola Judicial, desembargador Cezar Bandiera, “realizar mais uma etapa do Programa de Interiorização mostra nosso compromisso em garantir que os servidores recebam formação e capacitação para um serviço judicial de excelência, mesmo nos locais mais remotos do nosso Estado”.
“É um esforço coletivo que reforça nosso objetivo de preparar o Judiciário do Amazonas para o futuro, com um sistema de justiça acessível e eficiente para todos”, completou o magistrado.
Para o secretário-geral da Ejud, Rafael Santos, o Programa de Interiorização se mostrou “de grande relevância institucional, pelo atendimento de necessidades práticas do interior do estado. Contando com o apoio da Presidência e demais setores do Tribunal, além da direção do desembargador Cezar Bandiera na realização deste trabalho, hoje podemos, em uma mesma viagem atender oito comarcas”.
O servidor afirmou ainda que o trabalho se faz possível por causa da dedicação e do compromisso de muitos servidores e instrutores da Ejud, que criaram como missão pessoal, conseguir alcançar todo Amazonas, fazendo possível essa grande viagem e todas as demais.
“Neste mês em que completa 14 anos de criação, a Ejud segue firme em sua missão institucional de capacitar aqueles que servem ao público, garantindo a qualidade do acesso à Justiça em todo nosso Amazonas”, finalizou.
#PraTodosVerem: a imagem que ilustra a matéria traz o registro fotográfico de servidores da Comarca de Jutaí, em pé, em frente ao Fórum de Justiça local, estando dois deles, ao centro, segurando o certificado do Programa de Interiorização.
Texto: Nicolle Brito | EJUD
Foto: Carlos Eduardo Barbosa
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 993160660