sábado, julho 13, 2024

Em Itacoatiara, CBMAM amplia serviço operacional e encerra aulas do 1º semestre do Programa Bombeiro Mirim

0
Compartilhamentos
1
Visualizações

04 de jul de 2024 | 09:56

Modernização da frota de viaturas faz parte do plano estratégico de combate aos incêndios. Foto: (Divulgação/CBMAM)

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizou, na manhã desta quarta-feira (03/07), a solenidade de encerramento do primeiro semestre letivo do Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom) e alocação de duas viaturas para o posto da corporação em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus). As novas viaturas enviadas ao município foram entregues, em janeiro deste ano, pelo governador Wilson Lima, e irão ampliar o trabalho operacional de atendimento das ocorrências no município.

O comandante-geral do CBMAM, coronel Alexandre Freitas, ressaltou que a alocação das duas viaturas para o serviço operacional em Itacoatiara, faz parte do plano estratégico de ações preventivas para enfrentamento dos incêndios no verão amazônico deste ano e, também, ampliação da cobertura de atendimento pré-hospitalar de vítimas de acidentes.

“Está prevista uma grande estiagem para este ano, o que também ocasiona o aumento de incêndios no estado. Nesse sentido, o Corpo de Bombeiros já vem se preparando previamente para aumentar a força de combate operacional com reforço de viaturas em municípios do interior com maiores índices de ocorrências”, explicou coronel Alexandre Freitas.

Na solenidade de entrega das duas viaturas, sendo uma de combate a incêndio e uma unidade de resgate do tipo ambulância, esteve presente o deputado estadual Cabo Maciel, que destinou recurso de emenda parlamentar para aquisição dos veículos. As viaturas levadas para a capital foram entregues, neste ano, pelo Governo do Amazonas ao Corpo de Bombeiros.

Bombeiro Mirim

Durante o evento, também foi realizado o encerramento das aulas do primeiro semestre da turma do Programa Bombeiro Mirim de Itacoatiara, que possui mais de 30 alunos. No Proebom, crianças e adolescentes aprendem procedimentos básicos de noções de primeiros socorros, combate a incêndio, dentre outras modalidades de atendimento da corporação.

Combate aos incêndios

No dia 3 de junho, o governador Wilson Lima fez a lançamento da Operação Aceiro 2024 que, nesta primeira fase, está atuando com mais de 300 agentes, entre bombeiros militares, brigadistas e homens da Força Nacional para combater os incêndios em 12 municípios do sul do Amazonas e da região metropolitana de Manaus.

Neste ano, a Aceiro será composta por seis fases, com atuação operacional durante todo o verão amazônico, podendo ampliar o número de municípios que integram a missão, conforme demanda de ocorrência.

VejaNotícias