Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Tribunal de Justiça > ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques
Tribunal de Justiça

ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques

13 de novembro de 2024
Compartilhar
7 Min Lidos
Compartilhar

Mais de 250 corregedores, juízes auxiliares e assessores das Corregedorias-Gerais dos Tribunais de justiça de todo o Brasil estarão em Manaus na próxima semana.


Centro de Convenções Vasco Vasques  

Centro de Convenções Vasco Vasques 2

Centro de Convenções Vasco Vasques 3

A Corregedoria-Geral de justiça do Amazonas (CGJ/AM) realizou, na última segunda-feira (11/11), uma visita técnica ao Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, na zona Centro-Sul de Manaus, que sediará o 94.º Encontro Nacional dos Corregedores-Gerais de justiça (Encoge) e do 6.º Fórum Fundiário Nacional, marcados para o período de 20 a 22 de novembro, para os ajustes finais.

Da CGJ, estavam presentes o chefe de Gabinete, Sérgio Amorim; a assessora técnica, Daniele Costa Navegante; e o chefe da Assistência Militar, cel PM Rubens de Sá; além de representantes do cerimonial, Central de Transportes e Secretaria de Serviços Integrados de saúde do Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM). A equipe da Amazonastur e empresas parceiras também participaram da inspeção no local.

Os dois eventos, promovidos pelo Colégio Permanente de Corregedoras e Corregedores-Gerais dos Tribunais de justiça do Brasil (CCOGE), pelo Fórum Fundiário Nacional, Tribunal de justiça do Amazonas e Corregedoria-Geral de justiça do Amazonas, devem reunir em Manaus mais de 250 corregedores, juízes auxiliares e assessores das Corregedorias-Gerais do Judiciário estadual brasileiro, promovendo discussões sobre o aprimoramento das atividades correcionais e fundiárias.

Abertura

A programação na capital amazonense terá início no dia 20 de novembro, às 18h, com a solenidade de abertura no Teatro Amazonas, um dos principais símbolos da cidade de Manaus, além de patrimônio histórico e artístico nacional. O destaque será a conferência magna “A Amazônia e os Direitos Fundamentais de seus Habitantes”, proferida pelo ex-ministro José Aldo Rebelo Figueiredo, que também é jornalista, escritor e ex-deputado federal por seis mandatos pelo estado de São Paulo. A cerimônia de abertura contará, ainda, com a apresentação da Orquestra de Câmara do Amazonas.

Programação – Encoge

No dia 21 de novembro, as atividades terão início às 8h30, no Centro de Convenções Vasco Vasques, com o credenciamento dos participantes. O tema central do encontro será “A função social das Corregedorias-Gerais de justiça: Estratégias e Tecnologias para a promoção dos direitos fundamentais e gestão de questões ambientais e fundiárias”. Segundo o desembargador Jomar Fernandes, o tema reflete a importância do papel das corregedorias na promoção de justiça social, indo além de suas tradicionais funções disciplinares.

Os trabalhos iniciam com o painel temático “Corregedoria cidadã e seus efeitos à luz do Estado Democrático de Direito”, proferido pelo ministro Teodoro Silva Santos, do Superior Tribunal de justiça (STJ). Em seguida, o NOVO corregedor nacional de justiça, ministro Mauro Campbell Marques, participará de um encontro com os corregedores-gerais. Ainda durante a manhã, será realizada uma palestra sobre “Os avanços e retrocessos legislativos quanto às atividades extrajudiciais dos cartórios e o papel fiscalizatório das Corregedorias-Gerais de justiça no aperfeiçoamento do sistema extrajudicial”. Os expositores serão o advogado e especialista em Direito Imobiliário, Registral e Notarial Bernardo Amorim Chezzi, e a juíza auxiliar da Corregedoria Nacional de justiça Liz Rezende de Andrade.

O dia será marcado por palestras e quatro oficinas simultâneas para juízes e assessores, culminando na elaboração da “Carta de Manaus”, documento com as diretrizes e conclusões do encontro.

Programação – Fórum Fundiário Nacional

O dia 22 de novembro será inteiramente dedicado às questões fundiárias, com a realização do 6.º Fórum Fundiário Nacional. Os trabalhos iniciam com a palestra sobre “Governança Fundiária e Sustentabilidade: Consequências climáticas e impactos”, com o procurador-chefe da Procuradoria Jurídica do Instituto de Terras do Piauí, Fagner José da Silva Santos.

Na sequência, serão abordados os avanços na governança de terras no Brasil e a relevância do cadastro ambiental rural para a preservação da floresta amazônica, com a participação do professor titular aposentado da Unicamp Bastiaan Philip Reydon, da Unicamp; o economista Vitor Bukvar Fernandes; e o gestor ambiental Gabriel Pasani Siqueira.

Na parte da tarde, a programação inclui palestras e oficinas que abordam temas essenciais para a gestão fundiária no Brasil e o papel das Corregedorias nesse contexto.

O Fórum Fundiário Nacional reúne corregedores, magistrados e servidores que atuam nos núcleos de regularização fundiária das corregedorias com o objetivo de promover o diálogo e aprimorar as ações que incentivem a governança de terras em todo o país. O tema central do fórum de novembro será “Governança Fundiária e Sustentabilidade – Impactos socioeconômicos das mudanças climáticas”.

“A experiência e o conhecimento compartilhado entre as Corregedorias-Gerais são valiosos para que possamos avançar cada vez mais em prol de uma gestão fundiária eficiente e sustentável”, destacou a presidente do Fórum Fundiário Nacional, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, corregedora-geral de justiça do Estado do Tocantins. “Além de levar segurança jurídica às famílias beneficiadas, esse importante trabalho do Judiciário reduz as demandas processuais e garante direitos básicos ao cidadão, como o direito à moradia”.

 

#PraTodosVerem: A imagem mostra um grupo de pessoas de várias idades reunidas em um dos espaços do Centro de Convenções Vasco Vasques. No ambiente é bem iluminado, o piso é de cerâmica bege, teto alto e tem sinalizações na paredes, indicando setores (como o “Setor C”). Algumas pessoas estão caminhando, enquanto outras estão paradas observando o local. As pessoas estão vestidas de forma casual, com algumas carregando pranchetas e anotações. Fim da descrição.

 

Texto: Acyane do Valle | CGJ/AM
Fotos: Acervo da CGJ/AM

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 993160660

    

Tags:AmazonasManaus
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Tribunal de Justiça

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

Por
Tribunal de Justiça

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

Por
Tribunal de Justiça

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Por
Tribunal de Justiça

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

Por
Tribunal de Justiça

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

Por
Tribunal de Justiça

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

Por
Tribunal de Justiça

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

Por
Tribunal de Justiça

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

Por
Tribunal de Justiça

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

Por
Tribunal de Justiça

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

Por
Tribunal de Justiça

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

Por
Tribunal de Justiça

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

Por
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?