Evento contará com as palestras “Crise Democrática e Função do Judiciário”, a ser proferida pelo professor Georges Abboud; e “Direitos Fundamentais e Inteligência Artificial: desafios e perspectivas na sociedade hiperconectada”, com a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lobo; além de lançamentos de obras.
A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) realizará no dia 21 de junho, às 15h, no auditório anexo do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) o seminário “Democracia e Instituições: crises e desafios”.
O evento contará com as palestras “Crise Democrática e Função do Judiciário”, a ser proferida pelo professor Georges Abboud; e “Direitos Fundamentais e Inteligência Artificial: desafios e perspectivas na sociedade hiperconectada”, com a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lobo.
Segundo o secretário-geral da Esmam, João Paulo Jacob, o encontro tem como objetivo debater os impactos das diversas crises vividas pela sociedade e suas consequências para a democracia e suas instituições.
“Vamos debater os desafios para salvaguardar a democracia, visto que no Brasil são várias as contendas, como também faremos uma reflexão acerca das mudanças e possibilidades de perspectivas para a democracia do século XXI. A igualdade deve ser o esteio da virtude pedagógica ao ensinar as diferenças, para que possamos concretizar, por meio da educação, os valores da democracia, com respeito, tolerância e disponibilidade para mudanças necessárias”, afirmou Jacob.
Após as palestras, ocorrerá o lançamento das obras “O Recall Eleitoral na Perspectiva Constitucional Brasileira” de João Paulo Jacob; “Defensoria Pública e a defesa constitucional de grupos sociais vulneráveis”, de Maurilio Casas Maia e Adolfo Filgueiras Etienne; “Acesso à Justiça na Amazônia – Desafios e Perspectivas à Luz do Neoconstitucionalismo”, de Roger Luiz Paz de Almeida e; “A Comissão da Mulher Advogada da OAB Amazonas e o amparo às vítimas de Violência Doméstica”, de autoria de Adriana Lo Presti Mendonça.
O evento será na modalidade presencial, com carga horária de 4h/aula e voltado para magistrados, servidores, estudantes e operadores do direito.
Palestrantes
Georges Abboud – mestre, doutor em Direito e livre-docente pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Professor de Processo Civil do mestrado e doutorado em Direito da FADISP, da graduação da PUC/SP e do pós-graduação lato sensu da Academia Brasileira de Direito Constitucional; Professor de processo civil da PUC-SP e do programa de mestrado em Direito Constitucional do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa – IDP/DF; diretor acadêmico e membro fundador da Associação Brasileira de Direito Processual; Consultor Jurídico.
Edilene Lobo – jurista, advogada e acadêmica brasileira, atualmente ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e professora da Universidade de Itaúna.
A inscrição deverá ser efetuada no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, pelo site https://esmam.tjam.jus.br/moodle_esmam/.
Mais informações: [email protected]
#PraTodosVerem: Imagem que ilustra a matéria traz a arte com as informações sobre o seminário “Democracia e Instituições: crises e desafios”, que será organizado pela Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) no dia 21/06, às 15h, no auditório anexo do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), com a participação dos palestrantes Ministra do TSE, Edilene Lobo, e mestre e doutor em Direito, Georges Abboud.
Texto: Ramiro Neto
Arte: Claudio Gaia
Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefones| (92) 2129-6640 | 6608 | (92) 98807-6760
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6666 / 993160660