Ao longo da cerimônia foram homenageados com placas comemorativas os diretores da instituição, desembargadores Flávio Pascarelli e Elci Simões, e todos os servidores e estagiários que integram a equipe da Escola da Magistratura, com certificados.
A Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas(ALEAM), por meio da propositura de autoria do deputado João Luiz, realizou na tarde de quinta-feira, dia 21/03, no plenário Ruy Araújo , sessão especial em homenagem alusiva aos 27 anos de fundação da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam).
A cerimônia foi presidida pelo deputado Abdala Fraxe e na composição da mesa de honra estavam o desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, diretor da Esmam, o desembargador Elci Simões de Oliveira, subdiretor da Esmam, o desembargador Cezar Luiz Bandiera, diretor da Escola Judicial (Ejud/TJAM), a desembargadora Onilza Abreu Gerth, representando o Tribunal de Justiça do Amazonas, o professor doutor Nilson José de Oliveira Júnior, reitor em exercício da Universidade do Estado do Amazonas, o deputado estadual João Luiz, autor da propositura, Edivar da Silva Nunes Junior, diretor da Escola do Serviço Público, Rafael Vinheiro Monteiro Barbosa, defensor público-geral do Amazonas, Júlio Antônio Lopes, presidente em exercício da Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas e Lucia Maria Corrêa Viana, presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica.
Ao longo da cerimônia foram homenageados com placas comemorativas os diretores, desembargadores Flávio Pascarelli e Elci Simões e todos os servidores e estagiários que integram a equipe da Escola da Magistratura, com certificados.
Em seu discurso de agradecimento, o desembargador Flávio Pascarelli lembrou o início das atividades da Esmam, proposta feita por ele ao presidente do TJAM, à época, desembargador José Baptista Vidal Pessoa. Inicialmente, a primeira Escola contava com um bom imóvel localizado no centro de Manaus, totalmente reformado, o qual foi oferecido em comodato pelo então governador do estado, Amazonino Armando Mendes, todavia desprovido de mobílias, ou seja, sem móveis, divisórias ou equipamentos e contava com apenas um servidor, Claudio Gaia, que na atualidade permanece na Escola e ocupa o cargo de coordenador do Núcleo de Tecnologia e Informação.
“O primeiro diretor foi o Desembargador Djalma Martins da Costa. E éramos eu e o Gaia, com um prazo de dois meses para começar as atividades. Lançamos um curso preparatório para a magistratura, com os melhores professores da época e o dinheiro arrecadado com as matrículas foi usado para comprarmos móveis e instalar as divisórias”.
Em pouco tempo, a instituição ganhou visibilidade na comunidade jurídica amazonense, passou a receber uma demanda cada vez maior e precisou mudar de sede. Em 2009, a ESMAM foi então transferida e passou a funcionar nas dependências do Fórum Ministro Henoch Reis, no Aleixo, o que propiciou uma maior participação de magistrados nos cursos e eventos promovidos.
“Hoje estamos em um prédio anexo à sede do Tribunal de Justiça e em breve teremos novas e maiores instalações. O crescimento da Esmam é contínuo e com muita qualidade. Devemos muito aos juízes que coordenam as atividades e aos servidores, que fazem o dia a dia acontecer”, salientou Pascarelli
Nesses vinte e seis anos de funcionamento, a Escola foi dirigida pelos desembargadores Djalma Martins da Costa, José Baptista Vidal Pessoa, Jovaldo dos Santos Aguiar, Ruy Mendes de Queiroz, Flávio Humberto Pascarelli Lopes, Cláudio César Ramalheira Roessing, Ari Jorge Moutinho da Costa, João de Jesus Abdala Simões e está novamente sob o comando do Desembargador Flávio Pascarelli.
Assista ao evento: https://www.youtube.com/watch?v=GUCHxOGOnOg
Confira o álbum de fotos da solenidade AQUI
#PraTodosVerem: Na imagem principal da matéria, o diretor da Esmam, desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, traz nas mãos uma das placas concedidas em homenagem à Escola pela Assembleia Legislativa do Estado; na foto, à esquerda está o deputado deputado Abdala Fraxe (que presidiu a sessão) e à sua direita o deputado deputado estadual João Luiz (autor da propositura); o subdiretor da Esmam, desembargador Elci Simões de Oliveira; e o presidente em exercício da Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas, advogado Júlio Antônio Lopes.
Ramiro Fernandes – Núcleo de Divulgação da Esmam
Foto: Marcus Phillipe
Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 99316-0660