O 2.º Encontrão dos Estagiários reuniu estudantes que exercem a atividade nos vários setores do Tribunal.
Com a presença de 249 estagiários de diversas unidades administrativas e judiciárias, o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), por meio da Escola Judicial (Ejud), realizou na manhã desta sexta-feira (16/08) a 2.ª edição do “Encontrão de Estagiários”, que faz parte do eixo de formação continuada voltada para os acadêmicos que participam do programa de estágio do Tribunal.
O evento foi alusivo ao “Dia do Estagiário”, celebrado nacionalmente no dia 18 de agosto (próximo domingo) e ocorreu no auditório do Centro Administrativo Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à sede do TJAM.
Idealizado para ser um espaço de aprendizado e trocas de experiências entre os acadêmicos, o “Encontrão” é uma iniciativa da Ejud para promover o protagonismo dos estagiários no Poder Judiciário, incentivando uma postura responsável e colaborativa no ambiente de trabalho.
A abertura do evento foi realizada pelo desembargador Cezar Luiz Bandiera, diretor da Ejud, que recepcionou os presentes destacando a valorosa contribuição dos estagiários para a Corte Estadual. “Todos vocês estão aqui tem a oportunidade de se aprimorarem enquanto profissionais das suas áreas e colaboram muito com a nossa missão institucional que é servir a sociedade com uma prestação jurisdicional de excelência”, destacou o magistrado.
O desembargador ainda salientou que a Escola Judicial está sempre a disposição para contribuir com a formação e aprimoramento desta importante fase da carreira profissional dos estagiários.
Palestras
A primeira palestra do evento foi ministrada pelo juiz titular da Vara Única de Rio Preto da Eva, Saulo Góes Pinto, que falou sobre o “Estágio como espaço de reconhecimento e aprimoramento de competências e habilidades”. O magistrado apresentou um breve resumo da sua trajetória, desde quando foi estagiário do Tribunal do Amazonas até seu ingresso na magistratura. “Trazer a perspectiva de quem chegou até a magistratura para as pessoas que hoje estão como estagiários é bastante importante porque essas pessoas conseguem ver um caminho que pode ser trilhado, se essa for a vontade delas, até mesmo as dificuldades enfrentadas”, comentou o juiz falar sobre a importância do evento promovido pela Escola Judicial.
Em seguida, a psicóloga e servidora do TJAM, Maysa Mancilha, apresentou técnicas de mindfulness para os estudantes. O mindfulness é a prática de se concentrar no presente, usando a meditação como ferramenta para atenção plena para realização de escolhas mais conscientes nas atividades cotidianas. A profissional realizou uma breve meditação guiada com os presentes que tiveram a oportunidade de entender a aplicação prática da técnica.
Encerrando as falas do evento, o psicólogo e ex-estagiário do TJAM, Vito Marialva, apresentou um relato de sua experiência durante o estágio e sua passagem na Liga dos Estagiários de Justiça (LEJ).
Avaliação dos estagiários
Para a estagiária de Direito lotada no 20.º Juizado Especial Cível, Isabela Ticiana, ter um evento com palestras sobre psicologia e meditação é muito válido para quem atua em atividades muito mentais e que acabam constantemente exigindo muito do intelecto. Ela também salientou a importância de momentos como esse onde se pode encontrar outros colegas de estágio.
O acadêmico de Engenharia da Computação, Matheus Cardoso, lotado na Divisão de Tecnologia e Suporte da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJAM (Setic), também considera que eventos que reúnam os estagiários contribui para a troca de experiências e permitem que se conheçam as pessoas que estão dentro do Tribunal. Matheus ainda frisou que o evento é importante para quem está no início da carreira pois “dá uma visão sobre muita coisa, não só sobre Direito, mas sobre todas as áreas. Dá uma ideia, um norte de como se portar profissionalmente”, além de mostrar exemplos de pessoas que já estiveram no programa de estágio do TJAM e que hoje estão bem-sucedidos, “dá uma esperança para a gente olhar para o futuro e pensar: eu posso chegar lá, se ele tava onde eu estou, eu também posso chegar lá”, concluiu o estudante.
#ParaTodosVerem: A fotografia que ilustra a matéria mostra os estagiários que participaram do evento em pé, em destaque, no centro está o desembargador Cezar Bandiera, diretor da Ejud.
Texto: Gabriel Horta e Igor Braga | Ejud
Foto: Chico Batata | TJAM