Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Tribunal de Justiça > Exposição sobre boas práticas desenvolvidas pelo TJAM recebe avaliação máxima dos organizadores do 11.º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual  
Tribunal de Justiça

Exposição sobre boas práticas desenvolvidas pelo TJAM recebe avaliação máxima dos organizadores do 11.º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual  

30 de julho de 2024
Compartilhar
6 Min Lidos
tecnologia1 NLfOd4
Compartilhar

Nesta semana, organizadores do 11º. Enastic anunciaram a palestra ministrada pelo servidor do TJAM, Rhedson Esashika – representante da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic/TJAM) – como a mais bem avaliada no evento. Na oportunidade, o ministrante apresentou, como case de sucesso, o Projeto de IA. “Arandu” desenvolvido na Justiça do Amazonas.

A organização do 11.º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual (11º. Enastic) anunciou, na última semana, a palestra “Inteligência Artificial do Tribunal de Justiça do Amazonas”, como a mais bem avaliada do evento.

O Enastic é considerado, no Brasil, um dos mais conceituados eventos do segmento de tecnologia e inovação, voltado para o Poder Judiciário. O último evento foi realizado no período de 24 a 26 de abril, na cidade do Rio de Janeiro e nele, o Tribunal de Justiça do Amazonas esteve representado pelo servidor Rhedson Esashika que, como palestrante, apresentou, na ocasião, o Projeto de Inteligência Artificial (IA.) “Arandu”, desenvolvido na Justiça Estadual.

Primeira ferramenta de Inteligência Artificial do TJAM, a “Arandu” identifica similaridades nos processos, as quais possam sugerir tratar-se de demandas predatórias ou repetitivas. Ela atua informando a similaridade entre as petições distribuídas nos sistemas e-SAJ e Projudi, com as aprendidas pela Inteligência Artificial.

O Núcleo de Inteligência Artificial da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação colocou a IA. “Arandu” em operação no dia 15 de janeiro deste ano. Em tupi, “Arandu” significa “entendimento, conhecimento, sabedoria”.

O modelo da IA. “Arandu” foi treinado tendo como base mais de 750 mil petições distribuídas no Poder Judiciário local, e é capaz de aprender a cada petição nova lançada dentro do sistema. Hoje, a base de aprendizado da ferramenta já conta com cerca de 830 mil petições em um sistema que é atualizado constantemente.

Tem como público-alvo da utilização da ferramenta os servidores da Corte de Justiça, e os benefícios principais do uso, são: a identificação de demandas predatórias e repetitivas; automatização do processo de comparação de processos, liberando tempo dos juízes e servidores para outras tarefas e; redução de custos com recursos humanos e tempo de tramitação processual.

De acordo com a Setic/TJAM, a qualidade e o impacto do Projeto “Arandu” têm chamado a atenção de outras Cortes, e o Tribunal de Justiça de Roraima, por exemplo, deve começar a aplicá-lo, no próximo mês de setembro.

Reconhecimento

Após a palestra sobre o Projeto de IA. do TJAM ser anunciada como a mais bem avaliada pelos organizadores do 11º. Enastic, Rhedson Esashika atribuiu a avaliação positiva “à consistência do projeto desenvolvido pelo Judiciário do Amazonas, bem como à competência e técnica dos profissionais que atuam na Setic/TJAM e que não mediram esforços para projetar e colocar em prática uma ferramenta tecnológica de alta qualidade e que muito já está contribuindo para a celeridade do fluxo processual, bem como para uma qualidade sempre crescente das decisões judiciais do Judiciário do Estado do Amazonas”, destacou Rhedson Esashika.

Novos projetos de Tecnologia

Conforme a Setic/TJAM, com a mesma perspectiva de inovação, está em vias de ser lançado, no TJAM, uma outra ferramenta tecnológica que aplicará a Inteligência Artificial para favorecer a celeridade processual. Trata-se de um painel, por meio do qual, magistrados e servidores de unidades judiciais (servidores devidamente habilitados) poderão pesquisar processos similares aos que a Unidade está trabalhando, e a nova ferramenta apresentará processos julgados anteriormente e que podem contribuir com o embasamento para decisões pelo magistrado. “Esta nova ferramenta, favorecerá a celeridade processual e, com ela, a Vara Judiciária poderá trabalhar pontos fundamentais para servir de base para sentenças por seus magistrados. Acredito que, semelhante a ‘Arandu’, será um avanço, possibilitando, inclusive, que os servidores e magistrados tenham, ao seu dispor, uma visão macro e micro do que influencia a celeridade dos trâmites processuais”, indicou Rhedson Esashika.

O representante da Setic, na oportunidade, em nome da equipe da Setic, expressou seu agradecimento à presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge, bem como à presidente da Comissão de Gestão da Tecnologia da Informação e da Comunicação (CGTIC/TJAM), desembargadora Vânia Marques Marinho “por priorizarem, nesta gestão, o desenvolvimento tecnológico no Judiciário, assim como pelo apoio constante às iniciativas projetadas pela Setic/TJAM, com vistas à otimização dos serviços judiciários”, mencionou.

 

#PraTodosVerem: Imagem principal da matéria traz o registro fotográfico do servidor Rhedson Esashika segurando um troféu em acrílico em alusão à palestra “Inteligência Artificial do Tribunal de Justiça do Amazonas” ter sido considerada a mais bem avaliada durante o 11.º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual (11º. Enastic). Ele aparece ladeado por mais dois servidores do Núcleo de Inteligência Artificial da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJAM 

 

Texto: Afonso Júnior

Fotos: Marcus Phillipe

Revisão textual: Joyce Desideri Tino

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

    

Tags:Amazonasinteligência artificial
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.29 RlKToO
Tribunal de Justiça

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

Por
54135341679 ce8ece9ba8 c qF8NJh
Tribunal de Justiça

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 13.43.14 CL81qK
Tribunal de Justiça

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.02 TcnEYo
Tribunal de Justiça

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

Por
Deusa da JustiC3A7a.2 s5MnSI
Tribunal de Justiça

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.05.01 q1ztzD
Tribunal de Justiça

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

Por
Prazos supensC3A3o rJw0mU
Tribunal de Justiça

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

Por
usucapiC3A3o2 TQ11nm
Tribunal de Justiça

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

Por
54141948519 51f2085710 c bmBwaP
Tribunal de Justiça

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

Por
01 Fachada TJAM 2jP6rt
Tribunal de Justiça

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

Por
WhatsApp Image 2024 11 14 at 13.45.43 NYag6N
Tribunal de Justiça

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

Por
54139956828 eb59eaace5 c 7wqBcn
Tribunal de Justiça

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

Por
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?