Servidores e magistrados, da capital e o interior, participaram do encontro “Gestão Participativa: Construindo juntos as Metas Nacionais da Justiça Estadual para o ano de 2025”.
Mais de 300 pessoas, incluindo magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), participaram, nesta semana, de um encontro cuja pauta foi o aprimoramento contínuo do atendimento jurisdicional a partir do atingimento das metas nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Com o tema “Gestão Participativa: Construindo juntos as Metas Nacionais da Justiça Estadual para o ano de 2025” o encontro propiciou a discussão de medidas para o atingimento das metas nacionais que já foram preestabelecidas pelo CNJ e também para a propositura de novas metas que serão, ainda, incorporadas pelo Conselho.
Realizado no auditório do Fórum Euza Naice de Vasconcellos, em Manaus, o encontro foi acompanhado por, aproximadamente, 150 pessoas – incluindo servidores e magistrados –, presencialmente e por, aproximadamente, 200 pessoas por meio de videoconferência.
Idealizado pela Secretaria de Planejamento da Corte Estadual de Justiça, o encontro teve, em sua abertura, a participação do coordenador da Comissão de Acompanhamento das Metas Nacionais do Poder Judiciário, desembargador João de Jesus Abdala Simões e também do diretor do Fórum Euza Naice de Vasconcellos, desembargador Délcio Luis Santos.
Ao abrir o encontro, o desembargador João de Jesus Abdala Simões falou sobre a importância da busca constante pelo atingimento das metas, sendo este, segundo o magistrado, um fator motivador para o aprimoramento contínuo da prestação jurisdicional.
De igual maneira, no início do encontro, o desembargador Délcio Luis Santos, mencionou a recente conquista do Selo Diamante pelo Tribunal de Justiça do Amazonas e afirmou que todos os esforços, em prol do atingimento de metas, quem ganha, é a sociedade.
Conforme a secretária de Planejamento do TJAM, Márcia Raquel Rizzato, o encontro foi planejado para que fossem analisadas e discutidas, de forma conjunta, as ações a serem adotadas e, neste sentido, a participação expressiva de magistrados e servidores na reunião, revelou o alto grau de comprometimento do público interno da Corte para com este fim.
Metas Nacionais
As Metas Nacionais são definidas e aprovadas anualmente em um trabalho conjunto entre os tribunais brasileiros, a Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário e o CNJ.
Conforme ressaltado pela equipe coordenadora da reunião, a gestão participativa é aspecto importante no processo de formulação de metas, uma vez que possibilita contemplar as opiniões e as metas do Judiciário se propõem a enfrentar grandes desafios, como elevar a produtividade e a celeridade processual.
Além do encontro realizado, o Tribunal de Justiça do Amazonas lançará, nos próximos dias, uma consulta pública para que a sociedade possa contribuir com a definição de novas metas para o Judiciário e também será realizada uma audiência pública com o mesmo objetivo.
#PraTodosVerem: Na imagem principal que ilustra a matéria, o registro fotográfico da reunião “Gestão Participativa: Construindo juntos as Metas Nacionais da Justiça Estadual para o ano de 2025”, realizada no auditório do Fórum Euza Naice de Vasconcellos. Na imagem, é possível ver a totalidade das poltronas do auditório, ocupadas e, à frente, a mesa de autoridade, nas quais, aparecem presentes: o desembargador Délcio Luis Santos; o desembargador João de Jesus Abdala Simões e a secretária da Seplan, Márcia Rizzato.
Afonso Júnior
Fotos: Raphael Alves