Direcionado ao público interno do TJAM com idade superior a 50 anos, encontro será realizado no dia 17 de junho, a partir das 13h, no Fórum Euza Naice no qual serão ministradas as palestras “Os direitos fundamentais da pessoa idosa” e “Envelhecimento: Aspectos Físicos, Psicológicos e Social”.
Em alusão ao movimento “Junho Violeta”, que chama a atenção para o combate à violação dos direitos da pessoa idosa, o Poder Judiciário Estadual promoverá no próximo dia 17 de junho, no auditório do Fórum Euza Naice de Vasconcellos, em Manaus, um encontro de formação e orientação destinado ao público interno do Tribunal de Justiça do Amazonas com mais de 50 anos e à sociedade em geral.
O encontro será promovido pelo “Comitê de Acompanhamento da Política Judiciária de Atenção à Pessoa Idosa” que foi instituído no último mês de abril pelo Poder Judiciário Estadual e que tem à frente a desembargadora Mirza Telma de Oliveira Cunha.
Sendo uma das primeiras ações do Comitê recém-instituído pelo TJAM, o encontro oportunizará aos presentes, duas palestras com a perspectiva que disseminar conhecimento e instruções ao público-alvo.
As palestras, conforme a organização do evento, terão como perspectivas: o favorecimento ao envelhecimento saudável e à qualidade de vida em sua plenitude.
A primeira palestra do Encontro terá como tema “Os direitos fundamentais da pessoa idosa na Lei n.º 10.741/2003”, que será ministrada pelo advogado Pietro Holanda, coordenador do eixo jurídico do projeto “Envelhecer 60+” desenvolvido pelo Governo do Estado.
A segunda palestra terá como tema “Envelhecimento: Aspectos Físicos, Psicológicos e Social”, que será ministrada pela psicóloga Márcia Alfaia, coordenadora do eixo Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa.
Voltando-se para a atenção às pessoas, o encontro de formação marcará, de forma oficial, o calendário de eventos, projetos e ações do “Comitê de Acompanhamento da Política Judiciária de Atenção à Pessoa Idosa”, instituído pelo Tribunal de Justiça do Amazonas; comitê este que, dentre várias atribuições, atuará para assegurar o cumprimento dos direitos e deveres previstos no Estatuto da Pessoa Idosa, colaborando para a erradicação da violência praticada contra a pessoa idosa.
#PraTodosVerem: Na imagem que ilustra a matéria, um card (peça publicitária), na cor predominantemente violeta e na qual consta a frase: “Junho Violeta: Mês de Combate à Violação dos Direitos da Pessoa Idosa”. Na composição gráfica deste mesmo card consta a imagem das mãos de uma pessoa idosa (em tonalidade cor da pele).
Afonso Júnior
Imagem: Éverson Santiago
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 993160660