Curso “Liderança 4.0: Competências Gerenciais na era da Inteligência Artificial” tem inscrições abertas até esta sexta-feira (26/04).
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizará, no período de 29 de abril a 28 de junho o curso “Liderança 4.0: Competências Gerenciais na era da Inteligência Artificial”. Com inscrições disponíveis até esta sexta-feira (26/04), a formação é voltada para servidores e magistrados que ocupem cargo ou função gerencial, com foco no aprimoramento de habilidades em um contexto tecnológico avançado. A formação tem a coordenação do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores (Ceajud/CNJ) e a carga horária de 60 horas, sendo ministrado na modalidade assíncrona.
A construção do curso contou com a contribuição e discussão de conteúdos na temática do trabalho remoto (teletrabalho) do servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas, Mauro Saraiva Barros Lima, lotado na Secretaria-Geral de Administração, que colaborou na elaboração da ementa e do plano de ensino com a equipe do Ceajud/CNJ.
A partir de sua experiência em gestão e em pesquisas sobre o tema desde o ano de 2016, o servidor participa ainda como tutor do módulo 5 do curso, que aborda a gestão de equipes virtuais. Conforme Mauro Saraiva o módulo 5, especificamente, tem como objetivo orientar gestores sobre aspectos relacionados à gestão do trabalho remoto, como, por exemplo, o uso de ferramentas tecnológicas disponíveis; a cultura remota; o estabelecimento de metas e o acompanhamento de produtividade.
O servidor, além de suas atividades no TJAM, tem colaborado como instrutor em cursos de formação sobre o trabalho remoto em escolas de diversos tribunais brasileiros, tendo em 2018, publicado o estudo de mestrado “O teletrabalho no poder judiciário brasileiro: ganhos para tribunais e sociedade”, pela Fundação Getúlio Vargas.
Programação do curso
O curso está estruturado em cinco módulos principais, sendo eles: “Introdução à cultura digital”; “Evolução dos estudos sobre liderança”; “Competências gerenciais na era da inteligência artificial”; “Gestão de equipes virtuais” e “Metodologias e técnicas de liderança adaptadas ao contexto digital”. Cada módulo objetiva aprofundar e favorecer o conhecimento em diferentes aspectos da liderança na era da inteligência artificial, desde o entendimento das tecnologias até a aplicação prática dessas ferramentas.
Abrange desde a introdução à cultura digital até as competências específicas para liderar na era da tecnologia, como inteligência emocional, solução de problemas e tomada de decisão baseada em dados. Visa ainda a capacitação dos participantes para uma gestão eficaz de equipes virtuais, preparando os líderes para enfrentar os desafios de um ambiente de trabalho cada vez mais digitalizado.
A iniciativa está alinhada à Resolução n.º 332 de 2020/CNJ, que regula o uso de inteligência artificial no Judiciário, promovendo a ética, a transparência e a governança.
As inscrições para o curso podem ser realizadas (até 26/04/2024) no link a seguir: https://eventos.cnj.jus.br/inscricao-competencias-gerenciais-da-era-da-inteligencia-artificial
#PraTodosVerem: Na imagem que ilustra a matéria, o registro fotográfico do servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas, Mauro Saraiva Barros Lima, que será um dos tutores do curso “Liderança 4.0: Competências Gerenciais na era da Inteligência Artificial”; ele usa camisa na cor branca e terno na cor preta; o servidor aparece ministrando uma palestra e está à frente de uma tela de projeção.
Foto: Raphael Alves / Arq. 09.03.2018
Revisão textual: Joyce Tino
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: [email protected]
(92) 993160660