O Tribunal de Justiça do Amazonas foi representado na abertura do evento pelo diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas, desembargador Flávio Pascarelli.
O diretor da Escola Superior da Magistratura (Esmam), desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, representou o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) na cerimônia de abertura do “X Seminário Longa Manus”, realizado nesta quarta-feira (14/08), na sede da Superintendência da Polícia Federal do Amazonas, no bairro Dom Pedro. Também participaram do evento as juízas Dinah Câmara Fernandes, titular da 1.ª Vara de Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes, e Anagali Marcon Bertazzo, titular da 2.ª Vara do Juizado Especial da Fazenda Pública Estadual e Municipal e que representou o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM) na solenidade.
O seminário é voltado para funcionários das instituições que trabalham em cooperação com a Polícia Federal. No caso do Judiciário Estadual, os funcionários que atuam nas Varas Criminais.
Com uma série de palestras, o evento foi organizado pelo delegado Umberto Ramos, e tem como principal objetivo tratar sobre o programa de inovações da Polícia Federal no âmbito da cooperação internacional. Segundo o delegado, o evento é importante para capacitar os servidores para o uso de mecanismos e ferramentas utilizados pelos órgãos, proporcionando uma troca de experiências visando à cooperação entre as instituições.
No período da manhã, a programação iniciou com o tema “Cooperação Internacional – Visão estratégica e doutrina da PF”, tendo como palestrante o delegado João Vianey Xavier Filho, diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal. Em seguida, o delegado Frederico Skora Lieberenz, representante da Coordenação-geral de Cooperação Policial Internacional, abordou o tema “Cooperação Internacional – Aspectos conceituais e instrumentais”.
No período da tarde, o primeiro assunto apresentado foi “Cooperação Policial Internacional – Aspectos Instrumentais Interpol”, que teve como palestrante o delegado Frederico Skora Lieberenz. “Cooperação jurídica internacional – Atribuições e aspectos instrumentais” foi a temática abordada no último painel, pelo delegado João Vianey Xavier Filho.
A programação encerrou com estudos de casos.
A cerimônia de abertura também contou com a participação do novo superintendente da Polícia Federal no Amazonas, João Paulo Garrido Pimentel, do procurador Geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento, do palestrante do seminário João Vianey Xavier Filho, diretor de cooperação internacional da Polícia Federal, e de servidores.
Asafe Augusto
Foto: Chico Batata
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 993160660