A escola pretende alcançar presencialmente neste ano 40 comarcas levando formação para melhorar a prestação jurisdicional, além de aproximar os servidores do Poder Judiciário do Amazonas.
Durante a solenidade de Abertura do Ano Letivo de 2024 e de Outorga da “Medalha do Mérito Acadêmico”, o diretor da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Amazonas (Ejud/TJAM), desembargador Cezar Luiz Bandiera, destacou a ampliação do “Programa de Interiorização” da Escola como prioridade em sua gestão à frente da instituição.
“Conquanto a atuação da Escola seja direcionada para todos os servidores do TJAM, é de conhecimento geral que nossa gestão elencou a aproximação entre aqueles lotados nas Comarcas de Primeira Entrância com o Tribunal como um de nossos objetivos prioritários”, frisou Bandiera.
Para o magistrado, o programa é estratégico na garantia de acesso à Justiça para a população do interior do estado do Amazonas ao melhorar a prestação jurisdicional e aproximar os servidores do Poder Judiciário do Amazonas, de todas as comarcas, oferecendo cursos e treinamentos compatíveis com as especificidades de cada uma delas.
A solenidade de Abertura do Ano Letivo 2024 da Ejud e de outorga da “Medalha do Mérito Acadêmico”, que pela primeira vez é concedida pela Escola, foi realizada no auditório Desembargador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, localizado no 2.º andar do Centro Administrativo Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à sede do Poder Judiciário.
Cerimônia
Sobre a escolha dos agraciados, o desembargador Bandiera, diretor da Ejud, destacou que além de personalidades e autoridades foram homenageados com a medalha alguns servidores da Escola. “Na cerimónia foram condecorados também alguns dos nossos valorosos servidores, que representam tantos outros merecedores, os quais diuturnamente colaboram para o cumprimento da nossa missão institucional, dedicando sua vida à nossa Instituição, a serviço do povo, nossos jurisdicionados”.
Foram homenageadas 50 personalidades, entre magistrados, juristas, procuradores, advogados, reitores, secretários de estado, militares, deputados estaduais, servidores do TJAM, profissionais ligados à educação, entre eles a servidora Sandra Maria da Silva que está na Ejud desde a sua fundação, há 13 anos. Em nome dos agraciados e representando os ex-diretores da Ejud, o desembargador Cláudio Roessing fez a saudação de agradecimento.
Bandiera também enalteceu “o corpo diretivo do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, primordial para a execução de todo o nosso planejamento e os colegas que me antecederam na direção da Ejud, os quais, com esforço e dedicação, contribuíram para a construção da escola, pois uma caminhada de sucesso nunca é solitária”.
Confira o álbum de fotos do evento.
#PraTodosVerem – a fotografia principal que ilustra a matéria mostra o palco da solenidade, onde estão sentados os integrantes da mesa de honra. Ao centro, está o desembargador Cezar Bandiera e, atrás dele, fixado na parede, vê-se o brasão do TJAM.
Elisângela Araújo e Igor Braga | Ejud
Fotos: Chico Batata | TJAM