O curso apresenta um panorama do funcionamento da estrutura do Tribunal aos servidores recém-nomeados.
O Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), por meio da Escola Judicial (Ejud) realizou, nos dias 09 e 10 de setembro, a 6.ª edição do Curso de Formação Inicial de Servidores (CFIS), sendo esta a última turma deste ano. Nesta edição, as apresentações foram realizadas de forma on-line, por meio da plataforma Google Meet, e de forma autoinstrucional pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
O objetivo do CFIS, que tem 20 horas/aulas e é ministrado por representantes de diversos setores administrativos do TJAM, é o de propiciar a integração dos novos servidores nomeados nas chamadas mais recentes do concurso realizado em 2019 para provimento de cargos de nível médio e superior que vão atuar no 1.º e 2.º graus e nas áreas administrativas do Tribunal a fim de ambientá-los às normas institucionais, às ferramentas essenciais de trabalho e às rotinas existentes, para o início de suas atividades profissionais no Poder Judiciário.
De acordo com o diretor da Ejud, desembargador Cezar Luiz Bandiera, o curso atende às exigências da Resolução nº. 126 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) quanto à capacitação funcional e judicial dos servidores ingressantes e faz parte das ações de formação continuada desenvolvidas pela Escola. “Essa fase de integração é essencial, não apenas para capacitar tecnicamente os novos servidores que irão atuar no Poder Judiciário Amazonense, mas também para integrá-los à cultura organizacional da instituição, o que contribui para o sentimento de pertencimento e a melhoria da prestação dos serviços judiciários”, frisou o magistrado.
Programação
A abertura do curso foi realizada pelo secretário-geral, Rafael Luan Andrade Santos, que falou sobre a atuação da “Escola Judicial (Ejud)”. Em seguida a temática “Atribuições da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segep)”, foi abordada pelas servidoras Roberta Monique da Silva Santos e Rosana Nunes da Costa.
Seguindo a programação, a servidora Adrielly Gonçalves da Costa, falou sobre as atividades desenvolvidas na Secretaria de Serviços Integrados à Saúde (Sesis). Já a servidora Gizelly Caroline França, apresentou à Secretaria de Planejamento (Seplan) e o servidor Joscelin James Gadelha da Silva, destacou o trabalho realizado pelo Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica (NEGE).
Finalizando o primeiro dia do curso ainda teve a explanação da servidora Rafaela Correa Barbosa, da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e Discriminação e a servidora Thais Fernandes Machado, do Subcomitê de Logística Sustentável e da Comissão de Acessibilidade.
Hoje, no segundo dia, vão ser abordados os temas e os seguintes setores do TJAM: Informática, Linguagem Simples, o Sistema Projudi, SEI, Segurança Institucional, Gestão Documental, Secretaria de Contratos, Orçamentos e Finanças e a Secretaria de Auditoria Interna.
O secretário-geral da Ejud, Rafael Santos, que também ministrou aula para a turma, explicou que o CFIS tem o propósito de promover integração e acolhimento institucional. “Todos sabemos o quanto uma nova fase na vida profissional é desafiadora, podendo trazer até certa insegurança. Nosso papel enquanto Escola é que essa chegada do novo servidor seja em um ambiente de acolhimento e preparação para o novo ambiente profissional em que atuará.”
Texto: Elisângela Araújo e Nicolle Brito | Ejud
Foto: Nicolle Brito | Ejud
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 993160660