Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Tribunal de Justiça > Pleno aprova resolução que permite inclusão de símbolos internacionais de acessibilidade no crachá de identificação funcional de servidores e estagiários do TJAM
Tribunal de Justiça

Pleno aprova resolução que permite inclusão de símbolos internacionais de acessibilidade no crachá de identificação funcional de servidores e estagiários do TJAM

6 de fevereiro de 2024
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

 

Medida segue diretrizes de Resoluções do CNJ que tratam de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nos órgãos do Poder Judiciário.

A mudança deve ser feita seguindo o modelo previsto no decreto n.º 10.977/2022, que dispôs sobre o NOVO modelo de Carteira de Identidade Nacional.

Resolução aprovada pelo Pleno do Tribunal de justiça do Amazonas na sessão desta terça-feira (06/02) trata da possibilidade de servidores, estagiários e voluntários com deficiência solicitarem a inclusão de símbolos internacionais de acessibilidade no crachá de identificação funcional.

A Resolução n.º 537/2023 do CNJ teve origem em pedido de providências proposto pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal no Mato Grosso do Sul. A entidade argumentou que a identificação em documentos oficiais PODE contribuir para garantir direitos com dignidade e facilidade e fundamentou o pedido na Constituição Federal, na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, no Estatuto da pessoa com deficiência, e na Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, entre outros normativos.

A proposta aprovada pelo Pleno do TJAM segue a Resolução n.º 537/2023 do Conselho Nacional de justiça, bem como observa a Resolução 401/201, também do CNJ, que dispõe sobre o desenvolvimento de diretrizes de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nos órgãos do Poder Judiciário e de seus serviços auxiliares, e regulamenta o funcionamento de unidades de acessibilidade e inclusão.

escola Judicial

O plenário do CNJ atendeu ao pedido, conforme o voto da relatora Salise Monteiro Sanchotene, que destacou que a opção de incluir informação sobre a deficiência na Carteira de Identidade representa um método prático e eficaz para assegurar maior autonomia às pessoas com deficiência no exercício de seus direitos e liberdades, pois tem o potencial, considerada a fé pública de que goza documento, de simplificar o acesso a serviços e prioridades protegidos por lei.

Conforme a proposta, a ser enviada à Aleam para alterar a lei complementar n.º 261/2023, a inclusão da Ejud como órgão na nova Lei de Organização Judiciária do Amazonas é essencial, pois a escola atende a um público interno superior a 3 mil pessoas, além de ter ações voltadas à sociedade.

Outra resolução aprovada na sessão desta terça-feira do Tribunal Pleno trata da inclusão da escola Judicial do Tribunal de justiça do Amazonas (Ejud/TJAM) como órgão integrante da estrutura da instituição, assim como já ocorre com a escola Superior da Magistratura (Esmam).

 

Entre as competências da escola estão: ofertar programas de pós-graduação; contribuir para a manutenção da educação, do aperfeiçoamento de servidores, estagiários, colaboradores da justiça e comunidade civil; e desenvolver pesquisa acadêmica sobre temas relevantes para o aprimoramento dos serviços judiciários e da prestação jurisdicional.

 

#PraTodosVerem – a fotografia que ilustra a matéria mostra o plenário do TJAM durante a sessão desta terça-feira, com os magistrados ocupando seus lugares na bancada de trabalho. 

Texto: Patrícia Ruon Stachon

 

Foto: Chico Batata

Edição: Terezinha Torres

E-mail: [email protected]

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

 

(92) 2129-6771 / 993160660

Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Tribunal de Justiça

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

Por
Tribunal de Justiça

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

Por
Tribunal de Justiça

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Por
Tribunal de Justiça

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

Por
Tribunal de Justiça

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

Por
Tribunal de Justiça

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

Por
Tribunal de Justiça

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

Por
Tribunal de Justiça

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

Por
Tribunal de Justiça

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

Por
Tribunal de Justiça

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

Por
Tribunal de Justiça

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

Por
Tribunal de Justiça

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

Por
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?