Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Tribunal de Justiça > Prêmio Innovare 2024 destacará prática que melhor represente o tema “Meio Ambiente e Sustentabilidade”
Tribunal de Justiça

Prêmio Innovare 2024 destacará prática que melhor represente o tema “Meio Ambiente e Sustentabilidade”

21 de junho de 2024
Compartilhar
7 Min Lidos
Compartilhar

O objetivo do prêmio, que chega à sua 21.ª edição, é identificar, reconhecer e divulgar práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.

Magistrados do Tribunal de Justiça do Amazonas participaram na manhã desta sexta-feira (21/06) de evento de apresentação do Prêmio Innovare, que completa 20 anos de existência em 2023 e prepara sua 21.ª edição. A premiação tradicional tem o objetivo de identificar, divulgar e divulgar práticas que contribuem para o aprimoramento da Justiça no Brasil e, nesta edição, destacará uma prática dentre todas as inscrições recebidas que melhor representam o tema “Meio Ambiente e Sustentabilidade”. 

Realizada no Salão Nobre do Studio 5 Shopping e Convenções, zona Sul de Manaus, a apresentação incluiu a exposição das sete experiências premiadas (em edições anteriores) na região Norte do País. O encontro reuniu a diretoria do Instituto Innovare; o vice-presidente da Rede Amazônica, Alex Caxias; e autoridades representantes do Poder Judiciário regional e nacional, entre eles o ministro Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O TJAM foi representado pela desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Guedes.

As desembargadoras do TJAM, Onilza Abreu Gerth, Vânia Maria Marques Marinho; e os desembargadores João de Jesus Abdala Simões, Flávio Humberto Pascarelli Lopes, Elci Simões de Oliveira e Délcio Luis Santos também prestigiaram o encontro.

“Todos os anos, identificamos um tema que é importante para o Brasil. Meio ambiente, certamente, é um tema que importa para todos nós, não só ao Brasil, a todos os cidadãos e a todo o globo. Recebemos mais de 700 inscrições de todo o País e dentre elas uma será identificada como a que melhor representa a defesa da sustentabilidade”, destacou o vice-presidente do Instituto Innovare, Sérgio Renault, ao mencionar que o tema Destaque 2024 será Meio Ambiente e Sustentabilidade.

A desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura, que integrou o dispositivo de honra do evento, ressaltou, em seu discurso, a importância da temática definida para ser destacada na 21.ª edição do Innovare. 

“O tema Meio Ambiente e Sustentabilidade é muito importante para nós que nascemos e moramos no maior estado da Federação, tão rico em biodiversidade e cultura, e ao mesmo tempo foco de interesse de toda humanidade. Uma região que precisa ser muito bem cuidada, muito assistida, pois o que queremos é manter nossa floresta em pé, mas sempre lembrando que, antes de tudo, devemos cuidar da dignidade da pessoa humana. Nossas amazônidas precisam dessa atenção, desse cuidado e esta divulgação do Prêmio Innovare com um tema tão relevante para o nosso estado, certamente é motivo de alegria para nós”, disse a desembargadora.

Ela também ressaltou a conexão histórica do Tribunal de Justiça do Estado com o Prêmio Innovare por meio de projetos inscritos pelo TJAM e da premiação do juiz Roberto Santos Taketomi durante o “VI Prêmio Innovare”, na categoria “Juiz Individual”, com o projeto ” Celeridade processual e integração das funções essenciais da justiça”, instalada na 9.ª Vara de Família e Sucessões. Outro nome lembrado pela desembargadora foi do falecido juiz Adalberto Carim Antonio, que no ano de 2007 recebeu menção honrosa no “IV Prêmio Innovare”, na categoria Juizado Especial com o trabalho “A utilização da arte sequencial como forma de pacificação das lides ambientais”, da Vara Especializada do Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa).

A juíza ouvidora do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávia Martins da Costa, que também integra a comissão julgadora do Innovare, avaliou que o prêmio potencializa e amplifica vozes que são silenciadas dentro da Sociedade. “As vozes da Região Norte do nosso país são, historicamente, vozes menos ouvidas na construção da nossa sociedade. Então o Prêmio Innovare lança luz sobre essas vozes possibilitando que as iniciativas e práticas daqui ganhem realmente repercussão nacional contribuindo para que tenhamos uma sociedade mais livre justa igualitária e solidária”  

A palestra de encerramento do evento foi proferida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell Marques – que nesta semana teve sua indicação pelo Senado Federal para assumir a Corregedoria Nacional de Justiça. O ministro ressaltou a importância das iniciativas apresentadas ao Prêmio Innovare terem continuidade na prática e, em se tratando do Norte do Brasil, estarem de acordo com a realidade vivenciada pela população regional, com efeitos concretos em benefício da sociedade. 

A juíza do Tribunal Regional Eleitoral, Giselle Falcone Medina; o procurador-geral do Estado do Amazonas, Giordano Bruno Costa da Cruz; o presidente nacional do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simonetti; a subdefensora pública-geral, Ana Karoline dos Santos Pinto Rocha; Antonio Cláudio Ferreira Neto, representante do Grupo Globo e o vice-presidente da Rede Amazônica, Alex Caxias, também prestigiaram a cerimônia.

Fique por dentro

O Prêmio Innovare é uma realização do Instituto Innovare em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Advocacia-geral da União (AGU), a Associação dos Magistrados Brasileiros ( AMB), a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) , a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), com o apoio do Grupo Globo

As sete categorias desta edição terão tema livre: Tribunal, CNJ, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania. O 21º Prêmio Innovare destacará uma prática entre todas as inscrições recebidas que melhor representam o tema meio ambiente e sustentabilidade.

 

 

Sandra Bezerra

Fotos: Marcus Phillipe

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail:   divulgação [email protected]                                                                                                            

(92) 993160660

    

Tags:AmazonasEstado do AmazonasManausmeio ambienteSegurança Pública
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Tribunal de Justiça

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

Por
Tribunal de Justiça

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

Por
Tribunal de Justiça

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Por
Tribunal de Justiça

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

Por
Tribunal de Justiça

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

Por
Tribunal de Justiça

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

Por
Tribunal de Justiça

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

Por
Tribunal de Justiça

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

Por
Tribunal de Justiça

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

Por
Tribunal de Justiça

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

Por
Tribunal de Justiça

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

Por
Tribunal de Justiça

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

Por
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?