Desembargadora Nélia Caminha Jorge e desembargador Jomar Fernandes levaram o novo integrante da Suprema Corte os cumprimentos do Judiciário Estadual amazonense.
A presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge e o corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Saunders Fernandes, participaram na tarde desta quinta-feira (22/02), em Brasília, da sessão solene de posse do novo ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino de Castro e Costa. Conduzida pelo presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, a cerimônia contou com a presença de autoridades dos três Poderes da República, da Procuradoria-Geral da República (PGR) e do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
“Alegra-nos sobremaneira, termos na mais alta Corte deste País alguém que tem suas origens também fincadas em solo amazonense, vínculo esse fortalecido durante recente passagem por Manaus, quando o ministro Flávio Dino, então titular do Ministério da Justiça e Segurança Pública, recebeu o ‘Título de Cidadão Itacoatiarense’, conferido a ele pela Câmara de Vereadores do Município amazonense, terra de seus avós. É fundamental que a Amazônia possa contar, nas mais diversas esferas, com pessoas que a compreendam em sua plenitude e que possam atuar em sua defesa e preservação, sempre que for necessário, do ponto de vista jurídico ou social”, afirmou a presidente do TJAM.
A desembargadora Nélia Caminha Jorge expressou ao ministro Flávio Dino, em nome do Tribunal de Justiça do Amazonas, os cumprimentos pela posse no cargo, desejando uma jornada profícua na Suprema Corte brasileira.
Cerimônia
O corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes, que também preside o Colégio Permanente de Corregedoras e Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE), desejou êxito ao novo ministro da Suprema Corte de Justiça do País. “Desejamos sucesso ao ministro Flávio Dino. Que sua jornada no STF seja repleta de grandes realizações e que suas contribuições ajudem a promover um sistema judicial cada vez mais justo para todos os cidadãos”, comentou Fernandes.
Em seguida, prestou o juramento de cumprir fielmente os deveres do cargo em conformidade com a Constituição Federal e com as leis da República. Após a leitura do termo de posse e as devidas assinaturas, o novo ministro foi então declarado empossado e ocupou sua cadeira no Plenário.
Após a abertura da sessão solene pelo ministro Luís Roberto Barroso e da execução do hino nacional, Flávio Dino foi conduzido ao Plenário do STF pelo decano da Corte, ministro Gilmar Mendes, e pelo ministro mais recente, no caso, Cristiano Zanin.
O mais novo membro do STF, que sucede a ministra aposentada Rosa Weber, integrará a Primeira Turma do Tribunal, ao lado dos ministros Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Cristiano Zanin e da ministra Cármen Lúcia.
Terezinha Torres
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF
(92) 2129-6666 / 993160660
E-mail: [email protected]