A primeira palestra está marcada para sexta-feira (23), às 8h, no auditório do Fórum Ministro Henoch Reis, localizado no bairro São Francisco, zona Sul de Manaus. A programação seguirá com eventos mensais já marcados para 22 de março, 26 de abril, 24 de maio, 28 de junho, 26 de julho, 30 de agosto, 27 de setembro, 18 de outubro, 29 de novembro e 13 de dezembro.
Na próxima sexta-feira (23), o projeto inicia a programação do ciclo anual de palestras para os liberados provisórios.
Nesta semana, o “Projeto Reeducar”, ação desenvolvida pelo Tribunal de Justiça do Amazonas para o atendimento de liberados provisórios, retoma a programação do cilco anual de palestras. Desde janeiro, o projeto também já vinha atuando no encaminhamento e efetivação de matrículos dos reeducandos em cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/Senai e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/Senac), duas das instituições parceiras da ação.
Estatística
Como resultado das primeiras atividades do Reeducar neste ano de 2024, 11 reeducandos terão acesso aos cursos escolhidos no Senai (Mecânica de motores diesel, álcool e gasolina; Técnico em refrigeração; Informática básica e avançada e Soldador industrial). Outros oito optaram pelos cursos no Senac, nas áreas de Informática básica e avançada; Técnicas administrativas; Colorimetria; Produção de alimentos e Beleza.
No ano passado, até o mês de novembro, foram atendidos 2.281 reeducandos e, desde a criação do projeto, em 2010, já passaram pelo Reeducar mais de 16 mil liberados provisórios. Segundo a coordenação do Projeto, a reincidência entre os reeducandos atendidos pelo projeto é 2,65%. Coordenado pela juíza Eulinete Tribuzy, titular da 11.ª Vara Criminal, o Reeducar foi idealizado pela magistrada e pelo defensor público Miguel Tinoco, contando com parcerias como da OAB, MPE/AM, Cetam, Senac, Senai, Sine, Seduc, Secretaria de Segurança Pública, Superintendência do Trabalho, Prefeitura Municipal de Manaus e instituições como os Alcoólicos Anônimos.
Sandra Bezerra
E-mail: [email protected]
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
(92) 2129-6771 / 993160660