Atividade teve como um dos objetivos o alinhamento de ações visando à realização do “93.º Encontro do Colégio de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil”, que acontecerá em abril, sob a condução do corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Saunders Fernandes.
A visita técnica foi uma ação projetada pelo corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes, presidente do Colégio de Corregedores-Gerais de Justiça do Brasil (CCOGE), e teve como um de seus objetivos o alinhamento de ações visando à realização do “93.º Encontro do Colégio de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (93.º Encoge), que será realizado nos dias 10, 11 e 12 de abril na cidade de Palmas (TO).
A Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM), representada pelo juiz-corregedor auxiliar Áldrin Henrique Castro Rodrigues; pela secretária judiciária Marília Cabral e pelos servidores Monique Lobo Ramos Castelo Branco e Luiz Felipe Lima da Silva realizaram uma visita técnica, na última segunda-feira (05/02) ao Tribunal de Justiça do Estado de Tocantins.
A visita, que abrangeu reuniões e acompanhamento in loco de ações e projetos desenvolvidos pelo Tribunal de Justiça de Tocantins e pela Corregedoria-Geral de Justiça daquela Corte, também favoreceu o estabelecimento do diálogo institucional entre os Poderes Judiciais dos dois estados, assim como o compartilhamento de boas práticas.
Conforme determinação do desembargador Jomar Fernandes – presidente do CCOGE – a visita técnica e o intercâmbio de informações entre representantes dos Poderes Judiciários do Amazonas e de Tocantins favorecerão a elaboração coletiva da programação do “93º. Encoge”, cujo tema central será anunciado nas próximas semanas.
Encoge
Como parte das programações, a comitiva da CGJ-AM visitou a sede Corregedoria-Geral de Justiça de Tocantins – na oportunidade em que reuniu-se com a corregedora-geral de Justiça, desembargadora Maysa Vendramini Rosal – e também conheceu as instalações do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (NUPREF), ocasião na qual foram compartilhadas boas práticas do segmento.
Nestes encontros, são debatidos temas e deliberadas iniciativas visando à ampliação do acesso à Justiça e à melhor atuação das Corregedorias.
Realizado periodicamente, os “Encontro do Colégio de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (Enconges)” reúnem os corregedores-gerais de Justiça dos estados brasileiros e do Distrito Federal, assim como juízes-corregedores auxiliares e equipes técnicas.
O próximo Enconge, programado para ocorrer na cidade de Palmas, no Tocantins, será o primeiro realizado sob a presidência do corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes, aclamado presidente do CCOGE e empossado em solenidade realizada no último dia 29 de janeiro, na sede o Tribunal de Justiça do Distrito Federal.
O último Enconge foi realizado nos dias 4 e 5 de outubro na cidade de São Luís, capital do Maranhão e o encontro foi concluído com a realização do “Fórum Fundiário Nacional (FFN)”, dedicado ao debate de questões relacionadas à Governança Fundiária, solidificando conceitos de cidadania e segurança jurídica.
De acordo com o desembargador Jomar Fernandes, a partir da visita técnica realizada ao Tribunal de Justiça de Tocantins, todo o esforço possível será empreendido pelo CCOGE para a realização deste encontro, cujas plenárias, palestras e mesas-redondas serão projetadas para favorecer um debate de alto nível entre seus participantes.
#PraTodosVerem: Na imagem principal que ilustra a matéria, o registro fotográfico dos representantes do Poder Judiciário Estadual, que por meio da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas, realizaram visita técnica ao Tribunal de Justiça de Tocantins. Na ocasião do registro fotográfico, os representantes aparecem perfilados à frente da Galeria dos Ex-Corregedores de Justiça de Tocantins. No mesmo registro, constam também, juntamente à comitiva do Amazonas, representantes do TJTO. Na imagem, lado a lado, aparecem sete pessoas, dentre as quais: a corregedora-geral de Justiça de Tocantins, desembargadora Maysa Vendramini Rosal (a quarta pessoa, da esquerda para direita); o juiz corregedor auxiliar (da CGJ-AM), Áldrin Henrique Castro Rodrigues (a quinta pessoa, da esquerda para a direita) e a secretária judiciária (da CGJ-AM), Marília Cabral (a sexta pessoa, da esquerda para a direita).
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
Afonso Júnior
Fotos: Acervo
(92) 2129-6771 / 993160660
E-mail: [email protected]