Técnicos do Controle Externo do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) se reuniram nesta sexta-feira (9), para discutir estratégias voltadas ao cumprimento das metas estabelecidas pelo Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC).
Guiada pelos membros do comitê do MMD no âmbito do TCE-AM, Edirley Oliveira e Júlio Alan, a reunião contou com a participação do Secretário de Controle Externo (Secex), Stanley Scherrer, e servidores responsáveis por setores estratégicos nas fiscalizações da Corte de Contas.
Durante a reunião, foram abordados diversos critérios fundamentais do MMD, com foco especial em áreas como processo, metodologia e estrutura; controle e execução do plano global de fiscalização e auditoria; controle da qualidade de fiscalizações e auditorias; normas e requisitos das auditorias; processos das auditorias; apreciação das auditorias, entre outros aspectos.
O secretário da Secex, Stanley Scherrer ressaltou a importância das discussões prévias para um planejamento mais eficiente das ações.
“Os critérios do MMD tratam, majoritariamente, a respeito das atividades do Controle Externo. Fazemos essa reunião antes do carnaval para acionar uma ‘red flag’, e melhor planejar as ações para o decorrer do ano”, disse o secretário.
A reunião reflete o compromisso da Corte de Contas em manter o alto padrão de desempenho relacionado aos critérios estabelecidos pela Associação dos Tribunais de Contas (Atricon). No último ciclo de avaliação do órgão nacional, realizado em 2022, a Corte de Contas amazonense obteve a “Declaração de Garantia da Qualidade”, documento que comprova o cumprimento satisfatório dos critérios de avaliação.
Texto: Lucas Silva
Foto: Filipe Jazz