Em torno de 250 estudantes participaram do evento, entre calouros e veteranos de diversos cursos de graduação.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio da Escola Judicial (Ejud), realizou na tarde desta segunda-feira (05/08) a aula inaugural do “Projeto de Acesso à Justiça nas Faculdades”, em parceria com o Centro Universitário Fametro – Unidade Zona Sul.
Participaram da formação 250 estudantes, entre alunos do curso de Direito e de demais graduações da instituição de ensino superior, bem como o juiz titular da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas, Luís Cláudio Cabral Chaves, a coordenadora do curso de Direito da Fametro Zona Sul, Mônica Dias e o assessor pedagógico da Ejud, Ricardo Peres da Costa.
O evento é uma das ações previstas no Acordo de Cooperação Técnica (ACT) – n.º 046/2023, assinado no mês de agosto do ano passado, e garante a troca de conhecimentos e capacitação dos servidores do Tribunal e dos estudantes da instituição de ensino superior, promovendo um intercâmbio cultural com foco no desenvolvimento institucional e de recursos humanos.
O palestrante do evento foi o magistrado Luís Cláudio Chaves, que apresentou o tema “Acesso à Justiça no Amazonas”, com ênfase na realidade do interior do estado, desde o Ciclo da Borracha até os dias atuais, e falando também sobre suas experiências pessoais enquanto juiz.
De acordo com o juiz Luiz Cláudio, promover o acesso à Justiça para todos, especificamente no Amazonas, é um dos grandes desafios da atualidade, tanto pelas dimensões continentais do estado, quanto por causa do índice demográfico cada vez maior, o que demanda investimentos na ampliação e estrutura do Poder Judiciário.
“É preciso buscar parcerias com as faculdades, de forma a resolver os problemas dos cidadãos, promovendo a garantia de um tempo razoável na duração do processo e acesso à justiça sem empecilhos”, finalizou o magistrado.
Para o secretário-geral da Escola Judicial, Rafael Santos, o “diálogo entre o Tribunal de Justiça e a Universidade se mostra um elo necessário e em pleno desenvolvimento em relação à educação em direitos e a aproximação da sociedade da Corte de Justiça”.
O servidor completou sua fala afirmando que o projeto tem o objetivo de “apresentar para profissionais em fase de formação acadêmica a prática forense, aliando a teoria à prática, com visitas guiadas ao TJAM”.
Os módulos teóricos e práticos do curso continuam em setembro, aos sábados das 8:30h às 12:30h (horário de Manaus), abordando temas como “PROJUDI” e “1.ª Entrância e Extrajudicial” e realizando visitas às Casas de Justiça.
Texto e foto: Nicolle Brito | EJUD
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 99316-0660