Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Tribunal de Justiça > TJAM e Sejusc iniciam tratativas para celebrar Acordo de Cooperação Técnica sobre projeto de combate à violência contra a pessoa idosa
Tribunal de Justiça

TJAM e Sejusc iniciam tratativas para celebrar Acordo de Cooperação Técnica sobre projeto de combate à violência contra a pessoa idosa

16 de maio de 2024
Compartilhar
7 Min Lidos
53725761673 245c9906c2 c LNuL5y
Compartilhar

Assunto foi tratado em reunião realizada nesta quinta-feira, na Sede do TJAM, com a participação da presidente da Corte, desembargadora Nélia Caminha Jorge e representantes da Secretaria Estadual.

Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e a Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) iniciaram nesta quinta-feira (16/05) as tratativas visando à celebração de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) relacionado ao projeto “EnvelheSer 60+, um Convívio sem Violência”, voltado à garantia dos direitos da pessoa idosa e ao combate à violência contra essa população.

A parceria seria nos mesmos moldes do que hoje é feito nos processos de violência doméstica, para que um agressor da pessoa idosa, nesse tipo de demanda, venha a ser encaminhado à Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), órgão vinculado à Sejusc, para participar de grupos de apoio e de tratamento psicossocial.

A iniciativa foi apresentada à presidente da Corte, desembargadora Nélia Caminha Jorge, e aos juízes auxiliares da Presidência do TJAM, Vanessa Mota e Igor Campagnolli, em reunião ocorrida na sede do Poder Judiciário. Estavam presentes os representantes da Sejusc: coordenador do Núcleo Jurídico do Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi), Pietro de Holanda; o gerente da Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa, Caio César Taveira; a coordenadora do projeto “EnvelheSer 60+, um Convivio sem Violência”, da Seadpi, Rebeca Oliveira e; a gerente do projeto “EnvelheSer 60+, um Convivio sem Violência”, Talita dos Santos.

O projeto “EnvelheSer 60+, um Convivio sem Violência” tem como público-alvo o suposto agressor familiar, quando identificados casos de negligência e violências física, psicológica, patrimonial, moral, sexual e demais demandas assim identificadas no âmbito da violência intrafamiliar. O objetivo principal é resgatar e fortalecer vínculos familiares rompidos, e prevenir casos de reincidência de violação de direitos de pessoas idosas no âmbito familiar e intrafamiliar.

De acordo com dados apresentados pela Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa, em 90% dos casos a violência contra o idoso vem por parte de familiares: filhos, netos, noras, sobrinhos e parentes mais próximos, e dificilmente não se encontra uma situação na qual o autor não seja um familiar.

Segundo o Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa, de janeiro a abril deste ano foram registrados 1.367 casos de violações de direitos à pessoa idosa, sendo que 919 deles relacionados à faixa etária entre 60 a 80 anos e 828 desse universo sendo de vítimas do sexo feminino.

A juíza auxiliar Vanessa Mota destacou que a população está envelhecendo e é preciso que a sociedade, e o próprio Judiciário, comecem a se preparar para esse envelhecimento da população.

“O corpo técnico da Sejusc veio trazer à Presidência a possibilidade da celebração de um termo de cooperação para que possamos agir nos mesmos moldes do que hoje é feito nos processos de violência doméstica, para que um agressor, nesse tipo de demanda, venha a ser encaminhado para a Secretaria a fim de participar desses grupos de apoio e de um tratamento psicossocial. Como os representantes falaram, isso é um quadro de violência e não podemos tratar de forma isolada, e sim tratar a fonte, a origem desse ciclo de violência”, afirma ela.

A magistrada lembra que trabalho similar já vem sendo feito pelas Varas de Violência Doméstica, onde os agressores são encaminhados para este tipo de tratamento e o resultado vem sendo muito bom. “É muito bom e com certeza vai ser muito proveitoso que nós venhamos a aplicar esse tipo de terapia também com relação à pessoa idosa. A desembargadora Nélia Caminha ficou muito impressionada com o que foi proposto e estamos caminhando para a celebração desse termo”, explica a magistrada

Importância

A coordenadora do projeto, Rebeca Oliveira, ressaltou a importância da parceria com o Poder Judiciário e em busca de um envelhecimento saudável longe da violência e com direitos cumpridos para a pessoa idosa.

“A nossa expectativa é a maior possível porque é de suma importância uma parceria com o Tribunal para que eles possam estar, também, contribuindo conosco. Tenho certeza que, hoje, estamos dando um passo muito grande para o envelhecimento saudável longe de violência e com direitos cumpridos para a pessoa idosa. Cuidando da velhice, do caminhar no envelhecer, estamos cuidando da nossa própria velhice porque seremos os próximos, os idosos de amanhã”, comentou a coordenadora Rebeca Oliveira.

“Vamos trabalhar os filhos, os familiares que acabam cometendo abusos contra a pessoa idosa, mas não de uma forma de somente punir. Esse não é o intuito, e sim fazer toda uma investigação familiar, ancestral, padrões de repetição de comportamento e entender porque esse vínculo familiar foi rompido. Quando entendemos isso, podemos trabalhar de uma forma neutra, para que esse vínculo volte e naturalmente a violência vai diminuir e estaremos impactando toda uma sociedade. Não só a família, o estado, mas a sociedade como um todo”, completa ela, salientando que o lançamento do projeto por parte da Sejusc vai acontecer no dia 4 de junho.

 

 

 

Paulo André Nunes

Fotos: Marcus Phillipe

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

 

 

 

 

 

    

Tags:Amazonasviolenciaviolência doméstica
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.29 RlKToO
Tribunal de Justiça

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

Por
54135341679 ce8ece9ba8 c qF8NJh
Tribunal de Justiça

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 13.43.14 CL81qK
Tribunal de Justiça

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.02 TcnEYo
Tribunal de Justiça

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

Por
Deusa da JustiC3A7a.2 s5MnSI
Tribunal de Justiça

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.05.01 q1ztzD
Tribunal de Justiça

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

Por
Prazos supensC3A3o rJw0mU
Tribunal de Justiça

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

Por
usucapiC3A3o2 TQ11nm
Tribunal de Justiça

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

Por
54141948519 51f2085710 c bmBwaP
Tribunal de Justiça

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

Por
01 Fachada TJAM 2jP6rt
Tribunal de Justiça

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

Por
WhatsApp Image 2024 11 14 at 13.45.43 NYag6N
Tribunal de Justiça

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

Por
54139956828 eb59eaace5 c 7wqBcn
Tribunal de Justiça

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

Por
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?