Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Tribunal de Justiça > TJAM oferece capacitação em Língua Brasileira de Sinais para seus agentes de portaria, recepcionistas e ascensoristas
Tribunal de Justiça

TJAM oferece capacitação em Língua Brasileira de Sinais para seus agentes de portaria, recepcionistas e ascensoristas

12 de fevereiro de 2024
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

capacitação é promovida pela Secretaria de Planejamento (Seplan/TJAM) por meio de sua Divisão de acessibilidade e Sustentabilidade.


 

Mais de 30 profissionais que atuam com atendimento ao público nos diversos fóruns de justiça do Poder Judiciário Estadual participam, no decorrer deste primeiro trimestre do ano, de uma capacitação tendo noções básicas da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para atender com maior qualidade à sociedade.

De iniciativa do Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM) em cumprimento à Resolução nº 401 do Conselho Nacional de justiça (CNJ), a capacitação é coordenada pela Secretaria de Planejamento (Seplan/TJAM) por meio de sua Divisão de acessibilidade e Sustentabilidade.

Organizada em 40h/aula, a capacitação em Libras foi iniciada no último mês de janeiro e deve ser concluída no final do mês de março e por meio dela o Tribunal pretende oferecer fundamentos para que os profissionais possam ter uma comunicação cada vez mais ativa com as pessoas que têm a Língua Brasileira de Sinais como seu principal recurso de comunicação.

De acordo com a diretora da Divisão de acessibilidade e Sustentabilidade do TJAM, Monike Antony, são várias as ações que vêm sendo realizadas pela justiça Estadual para favorecer a acessibilidade e, segundo ela, este curso, tem uma importância singular. “Os profissionais que atuam como agentes de portaria, recepcionistas e ascensoristas são aqueles com os quais a sociedade tem o primeiro contato ao acessar as dependências dos fóruns de justiça. Daí a importância destes profissionais terem a instrução necessária para se reportar e se comunicar com as pessoas com algum grau de deficiência auditiva ou surdez total”, explicou Monike Antony, informando que após este módulo “inicial”, capacitações avançadas sobre a mesma temática, já estão sendo programada pelo Tribunal.

Realizada no Fórum Ministro Henoch Reis a capacitação – a primeira, com este tema, oferecida a profissionais terceirizados do TJAM – é ministrada pelos tradutores de Libras: Juliana Martins dos Santos; Jorge Luiz da Silva Ribeiro e Angélica de Oliveira Barbosa, profissionais que atuam na Divisão de acessibilidade e Sustentabilidade e que, além de ministrarem cursos como o em questão, realizam atividades de tradução (em tempo real) de sessões de julgamento, de eventos realizados pelo Tribunal e outros.

Além de acompanhar este curso de 40h, os profissionais agentes de portaria, recepcionistas e ascensoristas também tiveram a oportunidade de participar, em dezembro de 2023, de um encontro de formação ministrado pelo consultor técnico e servidor da Secretaria Executiva da pessoa com deficiência (SEPCD), Mário Célio Alves. Com o tema “Atendimento à pessoa com deficiência e Mobilidade Reduzida” o curso foi direcionado também a policiais militares que atuam nas Unidades do Tribunal de justiça do Amazonas.

acessibilidade

No organograma do Tribunal de justiça do Amazonas, além da Divisão de acessibilidade e Sustentabilidade, a Corte Estadual também possui uma Comissão Permanente de acessibilidade, que integra profissionais de diversos setores e sob a atual coordenação da desembargadora Onilza Abreu Gerth, é responsável pela condução das políticas de acessibilidade do Poder Judiciário Estadual.

 

 

#PraTodosVerem: Na foto principal que ilustra a matéria, o registro fotográfico da capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), oferecida a profissionais agentes de portaria, recepcionistas e ascensoristas que atuam no TJAM. Na imagem: um casal de tradutores de Libras –Juliana Martins dos Santos (vestindo blusas nas cores rosa e preta e calça jeans) e Jorge Luiz da Silva Ribeiro (vestindo camisa e calça na cor preta) – ministram o curso para aproximadamente 30 pessoas. O registro fotográfico foi realizado em uma sala no Fórum Henoch Reis. Nesta sala, é possível visualizar uma lousa branca, parede frontal na cor branca e janelas de vidro. O piso desta sala tem cor, predominantemente, cinza.

 

Afonso Júnior
Fotos: Marcus Philippe

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 2129-6771 / 993160660

 

Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Tribunal de Justiça

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

Por
Tribunal de Justiça

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

Por
Tribunal de Justiça

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Por
Tribunal de Justiça

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

Por
Tribunal de Justiça

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

Por
Tribunal de Justiça

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

Por
Tribunal de Justiça

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

Por
Tribunal de Justiça

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

Por
Tribunal de Justiça

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

Por
Tribunal de Justiça

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

Por
Tribunal de Justiça

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

Por
Tribunal de Justiça

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

Por
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?