A ação formativa vai reunir agentes e policiais com o objetivo de aprimorar a segurança institucional do Tribunal.
Com o objetivo de fortalecer a segurança institucional o Tribunal de Justiça do Amazonas, por meio da Escola Judicial (Ejud/TJAM), promove hoje (21/10) e amanhã, das 14h às 18h, o curso “Contrainteligência aplicada à segurança Institucional” para 36 agentes da segurança do TJAM e servidores membro da Comissão Permanente de Segurança Institucional.
De acordo com o diretor da Ejud, desembargador Cezar Luiz Bandiera, a expectativa com a realização desse curso “é de fortalecer as competências individuais dos servidores, sejam eles policiais ou agentes de segurança, que atuam em todas as unidades da justiça estadual, como também promover a promoção de uma cultura de segurança institucional humanizada e alinhada às melhores práticas”.
A capacitação, que tem carga horária de 8 horas/aula, será ministrada na sala de aula localizada no Centro Administrativo Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à sede do Poder Judiciário pelo 1.° tenente da Polícia Militar do Amazonas Tiago Ribeiro dos Ramos.
Durante o curso serão abordados os conceitos e fundamentos doutrinários da Atividade de Inteligência e da contrainteligência, apontando as ameaças e possíveis alvos que devem ser acompanhados e monitorados e debater acerca das vulnerabilidades que possam ser exploradas por ações adversas.
Palestrante
Tiago Ribeiro dos Ramos é especialista em Segurança Pública e Inteligência Policial pelo Centro de Inteligência da PMESP, bacharel em Segurança Pública e do Cidadão pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), graduado em Direito e membro do Núcleo de Inteligência da Segurança Institucional do TJAM.
Programa de Segurança
O programa de Formação de Agentes de Segurança Institucional do TJAM promovido pela Ejud, teve início em 2022, com a realização de 12 módulos, nos quais foram abordados temas como: Direitos humanos, Ética profissional, riscos e técnicas de prevenção, gerenciamento de crise, manuseio de artefatos explosivos, isolamento e preservação de local de crime, abordagem, condicionamento físico, comunicação e resolução de conflitos no atendimento público, segurança de instalações e, neste último módulo, tiro e armamento.
#ParaTodosVerem: A fotografia que ilustra a matéria mostra em destaque uma tela exibindo a mensagem: “Seja bem-vindo”. Em segundo plano, desfocados, se pode ver uma parte de uma catraca de acesso com três policiais em pé posicionados próximos a ela.
Texto: Elisângela Araújo | Ejud
Foto: Raphael Alves | Arquivo TJAM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660