O procurador-geral estava acompanhado do ministro do STJ, Mauro Campbell Marques, e foi recepcionado pelo desembargador João Simões, decano da Corte de Justiça amazonense.
O Tribunal de Justiça do Amazonas recebeu nesta manhã, a visita institucional do procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, que cumpriu agenda oficial em Manaus, nesta sexta-feira (22). Na visita, Gonet estava acompanhado do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell Marques, da subprocuradora da República e secretária-geral do Ministério Público Federal, Eliana Torelly; e do procurador regional da República e secretário de Relações Institucionais da PGR, Sílvio Lima.
O procurador-geral da República foi recepcionado no TJAM pelo desembargador João Simões, representando a presidente da Corte, Nélia Caminha Jorge e pelos desembargadores Flávio Pascarelli, Délcio Luis, José Hamilton Saraiva, Luíza Cristina e Mirza Telma de Oliveira Cunha.
Na passagem por Manaus, Gonet também visitou, no período da manhã, o Ministério Público do Estado e o Comando Militar da Amazônia. Na parte da tarde, a programação incluiu a Procuradoria da República do Amazonas e uma visita ao arcebispo de Manaus, cardeal Ulrich Steiner.
Empossado em 18 de dezembro do ano passado, Gonet disse que fez questão de iniciar a agenda de visitas institucionais pela capital amazonense e pelo Tribunal de Justiça, como forma de demonstrar a importância do Poder Judiciário e do Amazonas. “Quero agradecer pela recepção que tive aqui no Tribunal de Justiça do Amazonas e dizer que essa visita reconhece a importância do Amazonas, das riquezas humanas, econômicas, de biodiversidade, de recursos do Estado não somente para o Brasil, mas para todo o mundo, para a humanidade. E eu fiz questão de fazer a minha primeira visita institucional aqui para enfatizar essa relevância. É um reconhecimento ao Amazonas”, comentou o chefe dos ministérios públicos Federal (MPF) e da União (MPU).
O ministro Mauro Campbell classificou como “extraordinária” a iniciativa de Paulo Gonet ter escolhido o Estado do Amazonas e o Poder Judiciário amazonense para sua primeira visita institucional oficial.
“Sem dúvida alguma é um registro extraordinário que deve ser feito sobre essa visita. É a primeira vez que o procurador-geral da República sai do seu gabinete e vem para um Estado da Federação. Ele elegeu o Amazonas pelo, nas palavras dele, “centralidade amazônica” brasileira, e fez questão de começar sua visita oficial prestigiando o Poder Judiciário amazonense e estando aqui com os senhores e senhoras desembargadoras”, afirmou o ministro Campbell.
Importância
O desembargador João Simões ressaltou a importância desta primeira visita institucional do procurador-geral dizendo que é uma honra o Poder Judiciário do maior Estado do País contar com a presença de Paulo Gonet.
“É com satisfação e alegria que recebemos a visita institucional do procurador-geral Paulo Gonet aqui no Tribunal de Justiça do Amazonas. Somos o Tribunal do maior Estado da Federação e nos sentimos honrados em receber essa primeira visita”, disse o desembargador.
Na oportunidade, o magistrado, que é coordenador da Comissão de Acompanhamento das Metas Nacionais do Poder Judiciário no âmbito do Tribunal de Justiça do Amazonas, convidou o procurador-geral a estar, no próximo dia 24 de maio, na inauguração da categoria Nível 2 do ponto de inclusão digital na Comarca de Tonantins, iniciativa no âmbito da Resolução n.º 508/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a qual dispõe sobre a instalação de Pontos de Inclusão Digital (PIDs) pelo Judiciário.
João Simões também relatou ao procurador sobre a conquista, por parte do TJAM, do Selo Diamante, cujo troféu estava, inclusive, posicionado na mesa de reunião da Presidência, onde foi realizada a reunião desta sexta.
#PraTodosVerem: Imagem principal da matéria traz, ao centro, o procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, que cumpriu agenda oficial em Manaus, nesta sexta-feira (22). Na visita, Gonet, que veste paletó preto, camisa azul e gravata com detalhes em branco, está ladeado por desembargadores do Tribunal de Justiça do Amazonas e demais representantes da PGR.
Paulo André Nunes
Fotos: Raphael Alves
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6666 / 993160660