Ação realizada em parceria com o Instituto Reciclar, aconteceu na manhã do último sábado.
A diretora da DVGBJA, Valéria Pedrosa, explica que a Divisão é responsável pela guarda de bens apreendidos pela polícia e que fazem parte de processos judiciais em tramitação no Judiciário amazonense. Os itens doados são aqueles que não têm mais utilidade à tramitação dos respectivos processos.
A Divisão Geral de Bens Judiciais Apreendidos (DVGBJA) do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), em parceria com o Instituto Reciclar da Preservação Ambiental da Amazônia (IrPaam), realizou no último sábado (03/02) a doação de itens como mochilas escolares, bolsas femininas, roupas, brinquedos, pares de tênis e de sandálias a moradores da comunidade-flutuante do Catalão, localizada no município de Iranduba (distante 19 quilômetros de Manaus).
A cooperação entre o Tribunal o instituto tem por objeto, prioritariamente, a conjunção de esforços com vistas a operacionalizar a destinação de documentos eliminados pelo Arquivo Central Júlia Mourão de Brito e de materiais da Divisão Geral de Bens Judiciais Apreendidos, e a operacionalizar a destinação de materiais da Divisão de Patrimônio e Material TJAM, respeitando o meio ambiente sustentável.
“Antes esses bens eram incinerados, mas agora são destinados a ações de ajuda humanitária, em respeito, inclusive, às boas práticas para um meio ambiente sustentável. Nesse caso específico, as doações foram feitas no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica n.º 052/2023, firmado entre o TJAM e o IrPaam”, destacou Valéria.
“É uma oportunidade para destacar que, por meio dessas parcerias, conseguimos canalizar recursos apreendidos de maneira positiva para as comunidades que mais precisam”, afirmou Araújo.
De acordo com Lucas Eduardo de Araújo Moreira, assistente judiciário da DVGBJA que acompanhou a atividade do último sábado, ações como essa não apenas beneficiam a comunidade contemplada, como também contribuem para aproximar ainda mais o Judiciário dos cidadãos.
O TJAM já realizou diversas ações sociais semelhantes, utilizando os bens apreendidos em operações para promover impacto social positivo em várias comunidades. A entrega recente em Lago do Catalão destaca não apenas a iniciativa do Tribunal, mas também a importância de liderar práticas que promovam o bem-estar da sociedade.
Asafe Augusto
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
Fotos: Marcus Phillipe
(92) 2129-6771 / 993160660
E-mail: [email protected]