A capacitação foi realizada nos meses de abril a junho na modalidade presencial.
Com o objetivo de proporcionar conhecimentos de Libras – Língua Brasileira de Sinais, para tornar cada vez mais acessível ao público surdo que procura o judiciário, o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), por meio da Escola Judicial (Ejud), promoveu a capacitação de mais uma turma de Libras na modalidade básica para 14 servidores públicos, estagiários e terceirizados e servidores de órgãos parceiros.
O encerramento do curso, que foi ministrado pela professora Sheila Aparecida de Miranda Colares, pós-graduada em Libras e com experiências na área da Educação como Instrutora de Língua Brasileira de Sinais para ouvintes, aconteceu na tarde de terça-feira (05/06), na sala de aula da Ejud, localizada no Fórum Ministro Henoch Reis, na avenida Paraíba, s/nº, bairro São Francisco, zona Sul, com a apresentação de uma peça teatral demonstrando a simulação de um atendimento não inclusivo e em seguida com o intérprete de libras.
“Agradeço o desembargador Cezar Bandiera, diretor da Ejud, pela oportunidade de ministrar o curso de Libras para mais uma turma. Sou professora surda e sei da importância de acessibilidade em todos os órgãos para a comunidade surda. Por isso agradeço as portas que se abrem para ensinar meus alunos ouvintes”, disse Sheila Colares.
A capacitação teve 40 horas/aulas e foi realizada nos meses de abril a junho. Durante a formação os alunos aprenderam Libras por meio de seus aspectos gramaticais, linguísticos e culturais adquirindo, assim, um vocabulário básico geral; compreenderam a inclusão do surdo na perspectiva da legislação brasileira e; se tornaram aptos a dialogar e interagir em nível básico de Libras oferecendo um bom atendimento ao surdo.
Essa é a primeira turma do ano formada pela Escola Judicial. A equipe pedagógica da Ejud vem notando a boa adesão dos servidores que já estão na expectativa da turma de nível intermediário, como é o caso de Vanessa Nogueira Lima, da Divisão de Acessibilidade e Inclusão do TJAM.
“Foi muito importante aprender sobre a Língua Brasileira de Sinais e, assim, ajudar e compreender as pessoas e melhorar cada vez mais a acessibilidade e inclusão de todos no Tribunal”, afirmou a servidora.
#PraTodosVerem: Imagem que ilustra a matéria traz o registro fotográfico dos participantes da capacitação de mais uma turma de Libras realizada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), por meio da Escola Judicial (Ejud)
Texto: Elisângela Araújo/EJUD
Foto: Leandro Oliveira/EJUD
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6666 / 993160660