O projeto é vinculado ao “Espaço de Educação Ambiental Ocas do Conhecimento”, que se propõe à formação de “agentes ambientais” mirins.
Um grupo de estudantes da rede municipal de ensino que integra o “Projeto Protetores do Amanhã”, vinculado ao “Espaço de Educação Ambiental Ocas do Conhecimento”, que se propõe à formação de “agentes ambientais” mirins, visitou nesta semana as instalações da Vara Especializada em Meio Ambiente (Vema) da Comarca de Manaus, unidade judiciária que fica localizada no Fórum de Justiça Cível Des.ª Euza Vasconcellos, no bairro São Francisco, zona Sul.
Os estudantes foram recebidos pelo juiz titular da Vema, Dr. Moacir Pereira Batista, e sua equipe, conheceram a estrutura da unidade judiciária e receberam informações básicas sobre as atividades de julgamento dos crimes ambientais. Eles também assistiram a um vídeo educativo sobre sustentabilidade e a uma exposição sobre os conceitos de sustentabilidade e meio ambiente.
Para o magistrado, a visita é importante dentro do processo de conscientização da sociedade visando ao combate dos crimes ambientais.
“Todos temos que trabalhar em sintonia em prol do bem maior que é o meio ambiente, e essa aproximação, esse desenvolvimento de ações educativas com a comunidade escolar, por meio da conscientização, é importante para que possamos combater os crimes ambientais”, disse o magistrado.
O magistrado lembrou também que junho é considerado o “Mês do Meio Ambiente”, que no último dia 5 foi celebrado como “O Dia Mundial do Meio Ambiente” e que o Tribunal de Justiça do Amazonas, por iniciativa da Presidência da Corte e com o apoio da Vema está engajado numa campanha de conscientização para o combate às queimadas e de preservação ao meio ambiente.
“As ações conscientizadoras têm um papel muito importante no enfrentamento às diversas formas de agressão ao meio ambiente. No caso destas visitas que a Vema recebe, de grupos de crianças e adolescentes, o que estamos buscando é fortalecer a formação de pessoas realmente atentas a essas questões e dispostas, inclusive quando adultas, a ter uma postura voltada à preservação do meio ambiente”, afirmou o magistrado.
A ação de sensibilização e formação do público infantojuvenil, realizada pela Vema em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) – que hoje coordena as Ocas do Conhecimento -, está alinhada às diretrizes observadas no Índice de Desenvolvimento em Sustentabilidade (IDS), indexador que atua como requisito do Ranking Socioambiental e no Prêmio CNJ de Qualidade.
#PraTodosVerem: Imagem principal da matéria traz o registro fotográfico da visita realizada pelo grupo de estudantes da rede municipal de ensino que integra o “Projeto Protetores do Amanhã”, vinculado ao “Espaço de Educação Ambiental Ocas do Conhecimento”, às instalações da Vara Especializada em Meio Ambiente (Vema) da Comarca de Manaus; os alunos foram recepcionados pelo juiz titular da Vema, magistrado Moacir Pereira Batista, e equipe daquela unidade judiciária
Texto: Paulo André Nunes
Fotos: Raphael Alves
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: divulgaçã[email protected]
(92) 993160660