A desembargadora Joana Meirelles representou o Judiciário Estadual na cerimônia religiosa, na última sexta-feira.
A vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Joana dos Santos Meirelles, participou da cerimônia de ordenação de dom Joaquim Hudson Ribeiro, como novo bispo auxiliar de Manaus. A celebração religiosa foi realizada na última sexta-feira (02/02), no Santuário São José Operário, no Centro.
A desembargadora Joana acompanhou todo o rito presidido pelo cardeal Leonardo Steiner, que foi o bispo ordenante, contando com auxílio de dom Luiz Soares (arcebispo emérito de Manaus) e dom Mário Antônio (foi bispo auxiliar de Manaus e hoje é arcebispo de Cuiabá). Além deles, também estavam presentes os bispos do Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o clero de Manaus.
Também prestigiaram a celebração o desembargador aposentado e ex-presidente do TJAM, Ari Moutinho e o juiz Gildo Alves, titular da 8.ª Vara de Família da Comarca de Manaus e atual presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon).
Emoção
A escolha de dom Hudson para receber o múnus (função) episcopal foi feita pelo próprio Papa Francisco, que confiou ao sacerdote a responsabilidade de levar as boas novas e o serviço do ministério apostólico às pessoas. Nascido em Parintins (AM), dom Hudson escolheu como lema episcopal o desejo de “servir, não de ser servido (ministrare non ministrari)” e ressaltou a honra de ser um amazônida que se torna bispo da Amazônia.
Formado no Seminário Arquidiocesano São José, em Manaus, dom Hudson cursou Psicologia no Centro Universitário do Norte/UniNorte, na capital amazonense. Posteriormente, obteve a licenciatura em Cooperação Internacional pela Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão/Itália e o doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo/USP, além do pós-doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade do Porto, em Portugal.
Um dos momentos mais emocionantes da celebração foi quando pessoas em situação de rua, acompanhadas pela Pastoral do Povo de Rua, na qual dom Hudson vinha realizando um importante trabalho, foram ao altar para homenagear o sacerdote com cartazes de agradecimento e parabenizações, e sendo abraçados por ele.
#PraTodosVerem – a fotografia principal que ilustra a matéria mostra a desembargadora Joana Meirelles cumprimentando dom Hudson, já ordenado bispo e usando a mitra (chapéu) e segurando o báculo (cajado/bastão) que compõem a tradicional vestimenta desses sacerdotes nas celebrações solenes.
Com informações complementares da Pascom
Asafe Augusto – TJAM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
Fotos: Chico Batata – TJAM
(92) 2129-6771 / 993160660
E-mail: [email protected]