Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > ADS executa segunda etapa de avaliação da capacidade produtiva de produtos minimamente processados
Amazonas

ADS executa segunda etapa de avaliação da capacidade produtiva de produtos minimamente processados

27 de fevereiro de 2025
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Há 34 minutos

A primeira visita, realizada na quarta-feira, teve como foco o pirarucu seco, que será introduzido pela primeira vez no cardápio da merenda escolar, em 2025

Foto: Divulgação / ADS

A equipe técnica da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) realizou a primeira visita de avaliação da capacidade produtiva, na quarta-feira (26/02), na agroindústria Frigopesca Frigorífico de Pescados da Amazônia, localizada no município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). A ação representa a segunda etapa da iniciativa, cujo objetivo é assegurar que os produtos atendam aos padrões de qualidade estabelecidos pela Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar.

A empresa fornecerá pirarucu seco para as escolas estaduais. Esta é a primeira vez que o produto entrará no cardápio da merenda escolar. A coordenadora do Preme, Jacqueline Azevedo, fala sobre o processo.

“Em 2023, fizemos a solicitação da inclusão do produto no cardápio. Após isso, a Secretaria de educação fez o teste de aceitabilidade com os alunos, e as crianças receberam muito bem o pirarucu seco. É saboroso, é nutritivo e nós conseguimos incluí-lo através da solicitação feita pela ADS na pauta de gêneros da Secretaria. E agora ele será fornecido de forma direta neste ano”, explicou a coordenadora.

A inclusão do pirarucu seco, reflete o compromisso do Governo do Amazonas em promover uma alimentação saudável e regionalizada nas escolas públicas do estado. O esforço visa valorizar a cultura e a economia local, além de incentivar hábitos alimentares saudáveis entre os estudantes.

Durante a visita guiada, foi possível acompanhar detalhadamente todas as etapas de tratamento e manuseio da espécie, desde a chegada do produto até a entrega ao consumidor final.

Foto: Divulgação / ADS“Estamos conhecendo todas as etapas de processamento dos peixes, desde o congelamento e embalagens até a chegada ao cliente final, que são os alunos. Nosso objetivo é garantir que esse alimento chegue às escolas em ótimo estado para consumo”, disse a nutricionista da Secretaria de educação, Samara Souza.

Segundo o médico veterinário e responsável técnico da Frigopesca, André Prado, o produto é comercializado internacionalmente. “A Frigopesca fornece pescado em nível estadual e nacional, além de atender mercados internacionais, como os Estados Unidos, Peru, Colômbia, Vietnã, entre outros. O padrão de qualidade oferecido na merenda escolar é o mesmo exigido por países como os Estados Unidos”, disse o responsável técnico.

A visita contou com a participação da diretora técnica da ADS, Lionilde Gozanga; da coordenadora do Preme, Jacqueline Azevedo; da médica veterinária da ADS, Clarice Maciel; do coordenador do Programa de Assistência Familiar (PAF), Paulo Faria; do presidente da Comissão Interna de licitação (CIL/ADS), André Ribeiro; e da nutricionista do quadro técnico da Secretaria de educação de Desporto Escolar, Samara Souza.

Mais visitas

“Nesta etapa, serão visitadas agroindústrias que produzem produtos minimamente processados, como peixes, carnes e polpas de frutas congeladas. Além disso, continuaremos avaliando a capacidade produtiva dos produtores credenciados”, salientou Jacqueline.

No total, 11 agroindústrias credenciadas no programa serão visitadas, visando o fornecimento dos produtos para o Preme em 2025. Na primeira etapa, os técnicos da ADS avaliaram exclusivamente a capacidade produtiva dos produtores rurais credenciados no programa do Governo do Estado.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Fórum Estadual reúne Pontos de Cultura para discutir gestão e sustentabilidade na 1ª Teia Amazonas

Por administrador
Amazonas

Modelo de inovação, sala Multisense dos Caics TEA foi destaque na Expo Saúde

Por administrador
Amazonas

Chuvas intensas elevam risco de leptospirose no Amazonas

Por administrador
Amazonas

Conselho Gestor do Mosaico do Baixo Madeira é instituído para ampliar a gestão integrada do território

Por administrador
Amazonas

Marco histórico: Governo do Amazonas estabelece diretrizes para a Habitação de Interesse Social Sustentável

Por administrador
Amazonas

Evento gratuito reúne artistas e celebra universo dos quadrinhos na Biblioteca Pública do Amazonas

Por administrador
Amazonas

IML busca pelos familiares de José Almir da Silva Moraes

Por administrador
Amazonas

Mosca-da-carambola: Adaf percorre feiras e propriedades para alertar a população sobre proibição de transporte de frutos

Por administrador
Amazonas

Corpo de Bombeiros envia efetivo para reforçar prevenção durante 43º aniversário de Anamã e 1ª edição do Agroaçaí

Por administrador
Amazonas

Atletas do Pelci garantem vaga na final do Campeonato Amazonense de Futebol 7 Sub-14

Por administrador
Amazonas

Fepiam leva artesãos do projeto ‘Feito à Mão Indígena’ para 30º Festival do Peixe Ornamental de Barcelos

Por administrador
Amazonas

Ipaam abre consulta pública sobre minuta do inventário de emissões de gases de efeito estufa

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?