Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Tribunal de Justiça > TJAM participa de reunião para discutir Termo de Cooperação entre instituições destinado a combater a violência contra as mulheres nas eleições
Tribunal de Justiça

TJAM participa de reunião para discutir Termo de Cooperação entre instituições destinado a combater a violência contra as mulheres nas eleições

20 de abril de 2022
Compartilhar
7 Min Lidos
desgraca1
Compartilhar

Cooperação entre as instituições está sendo proposta pelo TRE/AM e o TJAM foi representado na reunião pela desembargadora Graça Figueiredo.


desgraca2

A desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo, coordenadora estadual da Mulher em Situação de violência doméstica e Familiar do Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM), representou o Poder Judiciário Estadual em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (20/04) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM) com o objetivo de discutir os detalhes do Termo de Cooperação Técnica que será firmado entre a Corte Eleitoral e vários órgãos, objetivando combater situações de violência contra as mulheres nas eleições, sobretudo em seus direitos políticos.

A reunião, na sede do Tribunal Regional Eleitoral, no Aleixo, zona Centro-Sul, e teve a presença também do desembargador eleitoral do TRE/AM, Luiz Felipe Avelino Medina (que representou o desembargador e presidente do órgão, desembargador Wellington Araújo); dos promotores públicos Mauro R. Veras Bezerra e Karla Cristina S. Souza; do delegado da Superintendência da polícia Federal do Amazonas (SPF/AM), Fábio Pessôa; e do corregedor-geral da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AM), coronel PM Franciney Bó.

O Termo de Cooperação visa à comunhão de esforços para o recebimento, o encaminhamento e o processo das demandas relativas à violência contra a mulher, sobretudo na violência aos direitos políticos, à igualdade de gênero e à participação feminina recebidas pelos canais de atendimento da ouvidoria da Mulher do TRE/AM – que será lançada no próximo dia 2 de maio e vai funcionar na sede do próprio órgão eleitoral – e dos cartórios eleitorais no Estado do Amazonas e encaminhá-las aos órgãos parceiros competentes para atuar no caso de acordo com a sua especialidade e competência, com a anuência da noticiante. 

“Essa ação é importante porque as mulheres têm, por obrigatoriedade da lei, o percentual de participação nas eleições, e essa iniciativa tem por objetivo fazer com que os partidos cumpram com a determinação da lei de que as mulheres tenham respeitado o percentual, que se destina a garantir que elas possam se candidatar e ser eleitas, expor suas ideias e suas opiniões em favor da população”, disse a desembargadora Graça Figueiredo.

A magistrada destaca que, além desse trabalho que se está realizando com o apoio da ouvidoria da Mulher a ser instalada pelo Tribunal Regional Eleitoral, que funcionará como um canal para receber denúncias de casos de abusos, como o não cumprimento do percentual de participação feminina nas eleições, é necessário que sejam feito esforços, inclusive com inserções na mídia, para exortar e informar as mulheres sobre a importância de que participem das eleições, da vida política do Brasil.

Importância

O desembargador eleitoral Luiz Felipe Avelino Medina explicou que esta foi a segunda reunião visando à assinatura do Termo de Cooperação entre as instituições, com a finalidade de tratar da atuação conjunta de Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal de justiça do Amazonas, Ministério Público, Secretaria de Segurança e polícia Federal.

“A garantia das condições mínimas de participação do pleito, o atendimento das regras eleitorais a respeito das candidaturas e a representatividade de gênero no período eleitoral. Hoje tivemos um avanço significativo nas diretrizes que vão ser cumpridas pelas instituições que estão em conjunto assinando o termo de cooperação e com certeza isso vai ser um ganho muito importante para a sociedade, sobretudo, para a candidatura feminina, uma bandeira muito importante que está sendo muito beneficiada e defendida pelo Tribunal Superior Eleitoral e, consequentemente, pelo nosso Tribunal Regional Eleitoral”, disse o desembargador eleitoral Luiz Felipe.
  
Segundo ele, o objetivo principal do Termo de Cooperação é a abertura de canais de atendimento das mulheres envolvidas no pleito, não só candidatas, mas também aquela que é dirigente partidária, a que tem alguma necessidade ou que participe de alguma forma do pleito. “É abrir um canal de acolhimento para denúncias, instrução também, que é importante, tanto as candidatas quanto os dirigentes partidários e a sociedade, e o eleitor em geral, para que tenha consciência do seu lugar e das regras atinentes à mulher nas eleições”, ressaltou ele.

Situações de denúncias

O desembargador eleitoral frisa que, com a ouvidoria da Mulher, o TRE/AM quer combater situações de violência denunciadas historicamente à justiça Eleitoral, como “a inobservância de regras mínimas, como a separação de 30% das candidaturas femininas; a liberdade de escolha de candidatas; o incentivo à participação da mulher; a distribuição de recursos e do tempo de propaganda de maneira igualitária”.

Ele destaca que a ouvidoria da Mulher do TRE/AM é o ponto alto do interesse do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais no sentido de acolher e permitir um local específico para ela tenha um acolhimento para que possa fazer uma denúncia e que isso seja tratado de uma maneira diferente por pessoas que estão mais instruídas e mais aptas a atendê-las. “E é imprescindível que a violência de gênero, dentro da justiça Eleitoral, tenha um tratamento diferenciado para que, assim, a sociedade tenha uma base sólida para a criação de uma sociedade um pouco mais igualitária”, afirmou Luiz Felipe.

 

#PraTodosVerem: Na imagem principal da matéria aparece, à esquerda, a desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo e à direita o desembargador eleitoral Luiz Felipe Medina, além de demais representantes da reunião no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM).   

 

Paulo André Nunes

Foto: Raphael Alves

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: [email protected]

Tags:DenúnciaseleicoesEstado do Amazonaspoliciapolicia federalSegurança Públicaviolenciaviolência doméstica
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.29 RlKToO
Tribunal de Justiça

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

Por
54135341679 ce8ece9ba8 c qF8NJh
Tribunal de Justiça

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 13.43.14 CL81qK
Tribunal de Justiça

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.02 TcnEYo
Tribunal de Justiça

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

Por
Deusa da JustiC3A7a.2 s5MnSI
Tribunal de Justiça

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.05.01 q1ztzD
Tribunal de Justiça

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

Por
Prazos supensC3A3o rJw0mU
Tribunal de Justiça

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

Por
usucapiC3A3o2 TQ11nm
Tribunal de Justiça

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

Por
54141948519 51f2085710 c bmBwaP
Tribunal de Justiça

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

Por
01 Fachada TJAM 2jP6rt
Tribunal de Justiça

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

Por
WhatsApp Image 2024 11 14 at 13.45.43 NYag6N
Tribunal de Justiça

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

Por
54139956828 eb59eaace5 c 7wqBcn
Tribunal de Justiça

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

Por
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?