No Pará, venceu todas as lutas por ippon, o golpe perfeito no judô; próximo desafio será em Barueri (SP)
MANAUS – O atleta amazonense Isaque Lima, de 12 anos, conquistou o título de Campeão Brasileiro de Judô Sub-13, peso médio (até 47 quilos), Região I, em Marituba, região metropolitana de Belém. Para chegar ao lugar mais alto do pódio, venceu três lutas, todas por ippon, o golpe perfeito no judô.
No primeiro combate, Isaque superou Davi Sablich, do Piauí. Em seguida, o amazonense venceu o paraense Arthur Luz. Na final, derrotou o piauiense João Sampaio. Também participaram da competição William Pinheiro (do Amapá) e Bernardo Brasil (do Pará).
A Região I é formada pelas federações de judô do Amazonas, Pará, Roraima, Amapá, Maranhão e Piauí. A CBJ (Confederação Brasileira de Judô) divide as federações em cinco regiões, de acordo com a proximidade geográfica. O Amazonas ficou em 2º lugar geral no Masculino e em 3º no Feminino.
O título de Isaque Lima é mais um no rol das façanhas alcançadas em 2022. Para participar do Campeonato Brasileiro Sub-13, o atleta foi campeão, no mês de março, da seletiva regional disputada no Amazonas.
A conquista em Marituba qualificou Isaque a participar da disputa entre os melhores judocas do Brasil. O Campeonato Brasileiro de Judô Sub-13, com os campeões das cinco regiões, acontece em Curitiba, nos dias 15 e 16 de outubro.
Jiu-Jítsu
Além do Judô, Isaque também pratica o Jiu-Jítsu. E participará, na próxima semana do Campeonato Brasileiro da categoria, no Ginásio José Corrêa, em Barueri (SP).
Faixa laranja, Isaque entra no tatame dia 14 de maio. Se avançar na competição e chegar às finais, volta a lutar no dia 15, um domingo.
Isaque Lima é atleta de judô e jiu-jítsu desde 2014, quando tinha 4 anos. Começou nos esportes inspirado por seu pai, Thiago Lima, de 26 anos, faixa preta de Jiu-Jítsu.
O atleta disputa as competições nacionais sem patrocinador. Conta com apoio apenas de familiares e amigos, para bancar as despesas de viagens.