Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Tribunal de Justiça > TJAM inicia preparativos para a 21.ª Semana Justiça pela Paz em Casa, que acontece de 15 a 19 de agosto
Tribunal de Justiça

TJAM inicia preparativos para a 21.ª Semana Justiça pela Paz em Casa, que acontece de 15 a 19 de agosto

27 de julho de 2022
Compartilhar
7 Min Lidos
Penha nova ediC3A7C3A3o2
Compartilhar

Comissão da Mulher em Situação de violência doméstica e Familiar, coordenada pela vice-presidente do TJAM, desembargadora Graça Figueiredo, reuniu-se nesta quarta-feira com magistrados, servidores e representante da REDE de proteção à mulher envolvidos no evento.


 

Penha prepara2

Penha prepara3A vice-presidente do Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM) e coordenadora da Comissão da Mulher em Situação de violência doméstica e Familiar, desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo, realizou nesta quarta-feira (27/07) uma reunião preparatória das atividades da “21.ª Semana justiça pela Paz em Casa”, que acontecerá de 15 a 19 de agosto. O encontro, realizado na Sala de Reuniões da Presidência do Tribunal, no Aleixo, contou com a participação de magistrados, servidores e representantes de instituições da REDE de proteção à mulher vítima de violência doméstica,

A “Semana da justiça pela Paz em Casa” é uma ação nacional, orientada pelo Conselho Nacional de justiça (CNJ), que envolve tribunais de todo o País e tem a finalidade de ampliar a efetividade da Lei n.º 11.340/2006, mais conhecida como “Lei Maria da Penha”. Com três edições anuais, o período de esforço concentrado promove mutirões de audiência, visando a agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero; além de ações destinadas a sensibilizar a sociedade para a realidade violenta que as mulheres brasileiras enfrentam.

A edição de agosto da Semana justiça pela Paz em Casa é alusiva ao aniversário de sanção da “Lei Maria da Penha”, que neste ano completa 16 anos de vigência e é considera uma das mais avançadas do mundo.

Da reunião preparatória, além da desembargadora Graça Fiqueiredo, também participaram a juíza titular do 1.º Juizado Especializado no Combate à violência doméstica e Familiar contra a Mulher (1.º Juizado Maria da Penha), Ana Lorena Gazzineo; a juíza auxiliar da vice-presidência do TJAM e titular do 2.º Juizado Maria da Penha, Patrícia Chacon; o juiz Reyson de Souza e Silva, que responde pelo 3.º Juizado Maria da Penha; o juiz auxiliar da vice-presidência, Anésio Rocha Pinheiro; o juiz Ronnie Frank Torres Stone, responsável pela Central de Mandados do TJAM; a juíza Ana Paula Braga e juiz George Hamilton, ambos magistrados do Tribunal do Júri; a juíza Maria da Graça Giulietta Cardoso de Carvalho Starling, do 2.º Juizado Maria da Penha; a capitã PM Maria Viana, subcomandante da Corporação Ronda Maria da Penha; além de servidores do Poder Judiciário do Amazonas.

Na última edição da Semana justiça pela Paz em Casa, realizada em março, foram pautadas mais de 1.200 audiências para a capital e comarcas do interior do Estado. “Queremos que os agressores, aqueles que praticam a violência contra a mulher, saibam que o Judiciário está atento e instruindo os processos com a maior celeridade, para que os infratores e agressores respondam por seus atos sendo punidos na forma da Lei. Agradeço ao apoio dos juízes titulares dos ‘Juizados Maria da Penha’ e dos magistrados que os auxiliam. Todos nós somos responsáveis pelo combate à violência doméstica”, afirmou a desembargadora Graça Figueiredo.

Importância

Os juízes que atuam nos Juizados Maria da Penha falaram sobre a importância da reunião preparatória realizada nesta quarta. Para a titular do 1.º Juizado Maria da Penha, Ana Lorena Gazzineo, a reunião demonstra que a Coordenadoria funciona, está agindo em parceria com os Juizados e, com essa parceria, se consegue ter resultados muito melhores na questão da campanha, na tramitação dos processos, do tratamento humanizado à vítima, e isso é possível com a integração da REDE, da coordenadoria e dos Juizados”. Ela frisa que o objetivo da Semana é chamar a atenção da sociedade para o problema da violência doméstica cada vez mais crescente no Brasil e, também, “possibilitar o andamento rápido dos processos, das ações penais, das medidas protetivas que têm sido fortes aliados no combate à violência doméstica”.

Para a magistrada Patricia Chacon, a reunião foi muito importante para alinhar as ações e aproximar toda a equipe do Sistema de justiça no sentido de promover, durante a 21.ª edição da Semana, as audiências que são necessárias em torno dessa temática. “Isso ajuda, aproxima e viabiliza desde o cumprimento dos mandados expedidos, para otimizar o tempo de cumprimento das medidas protetivas, bem como toda a logística, de todos que vão atuar no período de esforço concentrado”. A juíza salienta que, fortalecida, “a REDE de proteção à mulher só tem a ganhar, pela resposta imediata, pelo acolhimento e as providências multidisciplinares que o tema complexo da violência implica”.

Para o juiz Reyson de Souza, do 3.º Juizado Maria da Penha, a reunião preparatória foi boa para resolver pequenas pendências que dificultavam o trabalho, e também para alinhar as diretrizes da “Semana da justiça pela Paz em Casa” na visão destinada à sociedade e na da efetividade do trabalho, sobretudo ligado a mandados e à interação com a polícia Militar”, explicou o magistrado.

Visita

Ao final da reunião, os participantes receberam a visita do presidente do TJAM, Flávio Pascarelli, que estava acompanhado do ministro do Superior Tribunal de justiça, Mauro Campbell Marques, e da desembargadora Vânia Marques Marinho. Eles desejaram êxito nas atividades que serão desenvolvidas na próxima edição da Semana justiça pela Paz em Casa.

 

 

#PraTodosVerem – A foto principal que ilustra a matéria mostra o momento em que o ministro Mauro Campbell e o presidente do TJAM, des. Flávio Pascarelli, estiveram na reunião que discutiu os preparativos para a Semana justiça pela Paz em Casa. Todos em pé, eles posam para foto, perfilados, diante de um quadro com o mapa do Amazonas.

 

Paulo André Nunes

Foto: Raphael Alves

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Telefones | (92) 2129-6771
E-mail:                   [email protected]

Tags:policiaviolenciaviolência doméstica
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.29 RlKToO
Tribunal de Justiça

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

Por
54135341679 ce8ece9ba8 c qF8NJh
Tribunal de Justiça

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 13.43.14 CL81qK
Tribunal de Justiça

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.02 TcnEYo
Tribunal de Justiça

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

Por
Deusa da JustiC3A7a.2 s5MnSI
Tribunal de Justiça

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.05.01 q1ztzD
Tribunal de Justiça

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

Por
Prazos supensC3A3o rJw0mU
Tribunal de Justiça

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

Por
usucapiC3A3o2 TQ11nm
Tribunal de Justiça

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

Por
54141948519 51f2085710 c bmBwaP
Tribunal de Justiça

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

Por
01 Fachada TJAM 2jP6rt
Tribunal de Justiça

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

Por
WhatsApp Image 2024 11 14 at 13.45.43 NYag6N
Tribunal de Justiça

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

Por
54139956828 eb59eaace5 c 7wqBcn
Tribunal de Justiça

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

Por
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?