Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Cidades > Comarcas de Itacoatiara e Canutama participam das atividades da “21.ª Semana Justiça pela Paz em Casa”
CidadesTribunal de Justiça

Comarcas de Itacoatiara e Canutama participam das atividades da “21.ª Semana Justiça pela Paz em Casa”

18 de agosto de 2022
Compartilhar
7 Min Lidos
Canutama
Compartilhar

Juntas, as duas comarcas pautaram audiências em 29 processos, para o período de esforço concentrado, que busca agilizar o andamento de processos relacionados à violência doméstica e familiar contra a mulher.


As Comarcas de Itacoatiara e de Canutama também estão participando das atividades da “21.ª Semana justiça pela Paz em Casa” e, juntas, pautaram 29 audiências em processos envolvendo crimes contra as mulheres no contexto da violência doméstica e familiar. 

Em Itacoatiara (distante 270 quilômetros de Manaus), estão pautadas, para esta semana, 19 audiências, que acontecem no Fórum de justiça Dr. José Rebelo de Mendonça, informou o juiz de Direito titular da 1.ª Vara da Comarca, magistrado Saulo Góes Pinto.

Já de acordo com o juiz David Nicollas Vieira Lins, que responde pela Vara Única de Canutama, há dez processos com audiências pautadas para o período de esforço concentrado, com as audiências ocorrendo no Fórum Desembargador Arnoldo Campelo Carpinteiro Péres.

“Na 1.ª Vara de Itacoatiara, só no primeiro dia desta ’21.ª Semana justiça pela Paz em Casa’ realizamos seis audiências, sendo que em cinco delas já houve sentença na própria audiência de instrução e julgamento”, informou o magistrado Saulo Góes Pinto. Além dos processos pautados, todo acervo de processos envolvendo crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher está sendo analisado para ser dado efetivo andamento aos casos, frisou ele.

“Estamos extremamente envolvidos na ’21.ª Semana justiça pela Paz em Casa’. Já atingimos e superamos a Meta 8 prevista para este ano, mesmo assim, toda a equipe da Vara está empenhada nas atividades da Semana e fazendo uma revisão de todos os processos para verificar se existe alguma pendência e dar o impulsionamento necessário ao feito”, explicou o juiz.

A Meta Nacional 8 do Conselho Nacional de justiça (CNJ) mencionada pelo juiz é a que prioriza o julgamento dos processos relacionados ao feminicídio e à violência doméstica e familiar contra as mulheres (justiça Estadual) e visa a identificar e julgar, até 31/12/2022, 50% dos casos de feminicídio distribuídos até 31/12/2020 e 50% dos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher distribuídos até 31/12/2020.

O juiz Saulo destaca que uma atitude que está sendo adotada e incluída entre as Medidas Protetivas de Urgência (MPUs) deferidas pelo Juízo é o comparecimento obrigatório do agressor em um curso voltado à prevenção e não-reincidência de crimes envolvendo a “Lei Maria da Penha” e que está programado para ser realizado em novembro. “Os agressores estão sendo intimidados para que compareçam ao curso voltado à conscientização acerca das medidas protetivas, prevenção e não-reincidência”, ressalta o magistrado.

O magistrado Saulo Góes frisa que a “21.ª Semana justiça pela Paz em Casa” tem tanto importância jurídica – que é efetivamente dar celeridade aos processos -, quanto importância social, “uma vez que, durante essa semana, a população de Itacoatiara testemunha com mais ênfase o Poder Judiciário voltando seus olhos para esses processos e até trazendo um potencial de inibição e de prevenção para que esse tipo de delito não ocorra, ou diminua sua incidência na Comarca”.

Canutama

A abertura da “21.ª Semana justiça pela Paz em Casa” na Comarca de Canutama (a 555 quilômetros de Manaus), na última segunda-feira (15/8), no Fórum Desembargador Arnoldo Campelo Carpinteiro Péres, foi conduzida pelo juiz David Nicollas Vieira Lins e contou com a presença de várias autoridades locais, representantes do CRAS e do CREAS, psicólogos e assistentes sociais, bem como de munícipes. Na ocasião, o magistrado explicou aos presentes sobre a importância do mutirão e disse que a Comarca de Canutama não está medindo esforços, com o apoio de todos os servidores, para o êxito da iniciativa, “que se traduz em uma ação de política pública, em um compromisso assumido pelo Poder Judiciário, voltado para o enfrentamento da violência doméstica”.

O juiz David Nicollas lembra que a “21.ª Semana” materializa-se na priorização de julgamentos de processos sobre violência doméstica e familiar contra a mulher, como também várias abordagens sobre a prevenção e conscientização da população a respeito do engajamento de todos em defesa dos direitos da mulher.

“Nossa expectativa é contribuir para uma geração de reflexão e transformação que todos nós encaramos na sociedade para valorizar cada dia mais a garantia dos direitos e a integridade física e psicológica de todas as mulheres. Coincidentemente, essa ’21.ª Semana’ acontece marcando os 16 anos do aniversário da Lei 11.340/2006, mais conhecida como ‘Lei Maria da Penha’”, destacou o magistrado.

A Semana

As atividades da  “21.ª Semana justiça pela Paz em Casa” prosseguem até sexta-feira (19). A ação ocorre desde 2015 e tem três edições anuais: a primeira promovida no mês de março, marcando o “Dia Internacional da Mulher”; a segunda no mês de agosto, por ocasião do aniversário de sanção da “Lei Maria da Penha”; e a última edição em novembro, em alusão ao “Dia Internacional para a Eliminação da violência contra a mulher”, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Nesta edição. no Amazonas, 1.985 processos tiveram audiências pautadas para o período de esforço concentrado, sendo 706 pelos “Juizados Maria da Penha”, na capital, e os demais 1.279 pelas comarcas do interior do Estado.

 

#PraTodosVerem – a foto que ilustra a matéria mostra o magistrado David Nicollas (quarto da direita para a esquerda, na fila de trás) posando para foto com servidores e convidados que participaram da abertura da Semana na última segunda-feira. A maior parte das pessoas está em pé, lado a lado. Cinco delas, no entanto, que estão na fileira da frente, aparecem agachadas, para facilitar que todas apareçam na foto. O ambiente está decorado com balões em tons de rosa e dourado e também com faixas amarelas em que estão escrito o nome da campanha e outras informações. 

 

Paulo André Nunes

Foto: acervo da Comarca

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: [email protected]

 

 

 

Tags:CanutamaitacoatiaraManausviolenciaviolência doméstica
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.29 RlKToO
Tribunal de Justiça

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

Por
54135341679 ce8ece9ba8 c qF8NJh
Tribunal de Justiça

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 13.43.14 CL81qK
Tribunal de Justiça

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.02 TcnEYo
Tribunal de Justiça

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

Por
Deusa da JustiC3A7a.2 s5MnSI
Tribunal de Justiça

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.05.01 q1ztzD
Tribunal de Justiça

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

Por
Prazos supensC3A3o rJw0mU
Tribunal de Justiça

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

Por
usucapiC3A3o2 TQ11nm
Tribunal de Justiça

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

Por
54141948519 51f2085710 c bmBwaP
Tribunal de Justiça

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

Por
01 Fachada TJAM 2jP6rt
Tribunal de Justiça

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

Por
WhatsApp Image 2024 11 14 at 13.45.43 NYag6N
Tribunal de Justiça

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

Por
54139956828 eb59eaace5 c 7wqBcn
Tribunal de Justiça

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

Por
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?