O magistrado do TJAM recebeu a honraria em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (18), na sede do Legislativo Estadual.
O desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Lafayette Carneiro Vieira Júnior, foi homenageado na manhã desta quinta-feira (18/9), com a “Medalha Ruy Araújo”, a maior honraria da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A proposta de homenagem foi do deputado estadual Álvaro Campelo (Progressistas).
Prestigiaram da concorrida sessão solene, realizada no Plenário Ruy Araújo, a vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Graça Figueiredo (que representou o Poder Judiciário Estadual): o desembargador Délcio Luís dos Santos; o desembargador Wellington Araújo; a desembargadora Onilza Gerth; o presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas, juiz de Direito Luis Márcio do Nascimento; o juiz de Direito Paulo Feitoza; o juiz de Direito da Comarca de Humaitá, Charles da Cruz; o procurador-geral do Município de Manaus, Ívson Coelho e Silva (representando o prefeito de Manaus David Almeida); o chefe da Casa Civil do Estado, Flávio Cordeiro Antony (representando o governador Wilson Lima), dentre outras autoridades, servidores e familiares do homenageado.
Em discurso durante a cerimônia, o desembargador Lafayette agradeceu a homenagem recebida e disse que para ele, a data é memorável. “Estamos lisonjeados com essa homenagem, a palavra certa é essa. Considero um reconhecimento pelos meus 33 anos na magistratura, carreira à qual eu sempre me dediquei, e também uma homenagem da Casa do Povo ao Judiciário”, comentou o magistrado, que foi aplaudido pela mãe Graça e pelo desembargador aposentado Lafayette Vieira.
O desembargador disse não esperar por essa homenagem da Assembleia Legislativa, mas, parafraseando um conhecido ditado popular, sentenciou: “A Justiça tarda, mas não falha”. E ele finaliza: “Penso eu que se fez Justiça à minha pessoa após tantos anos dedicados à magistratura e mais tantos anos que terei”.
Frisando que a “Medalha Ruy Araújo” é a mais alta comenda outorgada pelo Legislativo Estadual, o deputado Álvaro Campelo disse que o “desembargador Lafayette é merecedor da justa homenagem, que contempla toda a história de vida do magistrado. Além de ser essa figura de destaque como homem do Direito, o desembargador é um pai de família, um companheiro, um amigo que merece todo nosso reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à sociedade”, afirmou Campello.
Histórico
O desembargador Lafayette Carneiro Vieira Júnior graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Estado do Amazonas. Ingressou na magistratura, mediante concurso de provas e títulos, em junho de 1989, tendo atuado nas comarcas de Itapiranga, Silves, Rio Preto da Eva, Careiro e Presidente Figueiredo.
Em 04 de 1992, foi promovido pelo critério de merecimento ao cargo de juiz de direito de 2.ª entrância, tendo exercido suas funções na Vara Especializada de Menores; no Juizado da Infância e da Juventude; na 5.ª, 9.ª e 15.ª Varas Cíveis da capital; e na 1ª Vara da Fazenda Pública Municipal.
Em março de 2013 foi promovido pelo critério de antiguidade ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas.
Foi membro designado para compor o Tribunal Regional Eleitoral da capital em 13/10/89, onde exerceu as funções de membro da Comissão de Totalização e Juntas Apuradoras do pleito de 02/10/92; juiz eleitoral das 40.ª, 65.ª, 1.ª, 2.ª ZEs da capital; 35.ª ZE de Autazes/AM; 35.ª ZE de Silves/AM; 25.ª ZE de Urucurituba/AM.
Foi juiz-corregedor auxiliar do TJAM; membro da Comissão Judiciária de Adoção Internacional (Cejaia); membro da Comissão de Informatização do Poder Judiciário do Amazonas e; juiz auxiliar da Presidência do Tribunal.
Pelo critério de antiguidade, foi nomeado Prefeito Municipal de Manaus por duas oportunidades, em razão do afastamento do titular por motivo de saúde, em 2012.
Como desembargador, foi nomeado para exercer os cargos de presidente da Comissão Permanente de Segurança Institucional do Poder Judiciário; diretor do Fórum Des. Azarias Menescal de Vasconcelos; presidente da 1.ª Câmara Cível; membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral para o biênio 2016-2018 e Corregedor-Geral de Justiça para o Biênio de 2018-2020.
Paulo André Nunes
Foto: Chico Batata
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: [email protected]