Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Tribunal de Justiça > TJAM ganha nova Central de Transportes 
Tribunal de Justiça

TJAM ganha nova Central de Transportes 

20 de outubro de 2022
Compartilhar
9 Min Lidos
inauguracao1
Compartilhar

Na localização anterior, na Compensa, por estar mais distante da sede e dos dois maiores fóruns da capital, os motoristas enfrentavam um trânsito muito intenso, refletindo no deslocamento pela cidade.


inauguracao2

inauguracao3

inauguracao4

inauguracao5

A nova Central de Transportes do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), inaugurada na quarta-feira (19/10), ganhou uma localização estratégica, na Avenida André Araújo, próxima ao edifício Desembargador Arnoldo Péres, sede do Judiciário estadual, e também dos dois Fóruns de Justiça – o Ministro Henoch Reis e o Desembargadora Euza Maria Naice de Vasconcelos – que concentram a maior quantidade de unidade judiciais de Manaus. O novo local vai proporcionar, a partir de agora, uma maior agilidade aos deslocamentos dos veículos institucionais que precisam utilizar a central.

Na inauguração, a Central de Transporte recebeu o nome do ex-servidor da Corte Oswaldo José Barros de Andrade, que chefiou o setor por dez anos e, em 2020, faleceu aos 65 anos em decorrência da covid-19. Os familiares e amigos do senhor Oswaldo estavam presente na homenagem. A filha Laura Andrade, falou em nome da família. Em um discurso emocionado, disse que ficaram felizes e honrados quando souberam da intenção do Tribunal em homenageá-lo. “Ele amava o que fazia. Sempre com muita dedicação e comprometimento, procurava atender a todos e ajudar no que fosse possível”, comentou.

“Agradecemos essa homenagem que o Tribunal está fazendo ao meu pai, reconhecendo o seu trabalho, seu empenho, dedicação, entrega e doação ao trabalho que desenvolvia. A inauguração da Central de Transportes Oswaldo José Barros de Andrade nos deixa orgulhosos de sua trajetória e com ensinamento para fazermos tudo nessa vida com responsabilidade, disciplina, amor, verdade e justiça”, concluiu Laura Andrade. Um dos filhos, Antônio Franco, que está morando fora do Brasil, acompanhou a cerimônia de inauguração por videochamada. A mãe do ex-servidor, com 87 anos, devido à emoção e situação de saúde, não participou, mas receberá a placa de homenagem que foi confeccionada pela Corte e entregue à irmã dele, Cármen Andrade.

O presidente do TJAM, desembargador Flávio Pascarelli, após o descerramento da placa de inauguração, discursou reforçando que se tratava de uma justa homenagem ao ex-servidor e lembrou que a estrutura atual oferece uma maior comodidade aos profissionais do Transporte. “Saímos de uma situação precária para algo muito melhor e mais digno aos profissionais desse setor. Quero agradecer a todos pelo empenho para a inauguração da nova central, especialmente à desembargadora Graça, que tem estado à frente de vários projetos importantes para o Tribunal e, como temos um tempo muito curto de gestão (em razão do mandato de transição, que é de seis meses), ela tem sido incansável para que essas ideias e propostas se concretizem”, observou o presidente, enfatizando também o empenho de toda equipe do Transporte e da Engenharia.

A vice-presidente da Corte, desembargadora Graça Figueiredo, falou que a transferência da Central de Transportes do bairro da Compensa para a Avenida André Araújo era um sonho antigo. “Já tinha essa ideia desde a época em que fui presidente do Tribunal (biênio 2014-2016), mas conseguimos concretizar agora na Presidência do desembargador Pascarelli. O local estava com suas estruturas sem nenhuma utilização e com muito lixo. Conseguimos recuperá-las e a área onde funcionava a central, na Compensa, dará lugar ao novo Fórum de Justiça da zona Oeste – a única região de Manaus onde o Poder Judiciário não possui uma unidade física”, disse a vice-presidente.

“Estamos muito felizes com o resultado. O Governo do Estado cedeu essa área para a nova Central e, a partir do trabalho hercúleo de toda a equipe da Engenharia do Tribunal, dos servidores da central e demais profissionais envolvidos nesse projeto, conseguimos inaugurar um ambiente muito melhor para os profissionais que aqui trabalham e que trará outros benefícios ao Tribunal”, acrescentou a desembargadora Graça.

Ganho de tempo

O diretor da Central de Transportes, Albem Claudino, destacou que a mudança para a André Araújo trará um ganho de tempo significativo para o trabalho dos motoristas, pois evitará um maior percurso nos itinerários. “O ganho será principalmente em relação à parte logística porque, a partir de agora, pela proximidade com a sede e com os fóruns que concentram a maior parte da frota de veículos institucionais, teremos maior agilidade. A antiga central era mais longe e com o trânsito muito intenso, dependendo do horário”, comentou Albem, aproveitando para lembrar do grande homenageado da inauguração.

“Nós agradecemos a Deus por estarmos aqui, nesse momento, principalmente depois de passarmos os anos mais críticos da pandemia de covid-19, quando perdemos amigos e pessoas muito queridas, como é o caso do Oswaldo, que partiu em decorrência desse vírus. Essa nova central é um presente da visão de futuro do presidente Pascarelli e da vice-presidente, desembargadora Graça Figueiredo”, disse Albem.

Além do presidente e da vice-presidente do TJAM, também participaram da solenidade o corregedor-geral de Justiça, desembargador Anselmo Chíxaro; o diretor-geral da Escola de Aperfeiçoamento do Servidor (Eastjam), desembargador Cezar Bandiera; os desembargadores Vânia Marques Marinho, Mirza Telma Cunha, Paulo César Caminha e Lima, João Mauro Bessa e Elci Simões. Também estavam presentes o juiz auxiliar da Vice-Presidência Anésio Rocha; o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, George Pestana Vieira; o presidente o Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM), Mário Augusto Marques da Costa; familiares e amigos do homenageado e servidores do TJAM.

Obra

As obras de reforma e reestruturação da nova Central de Transportes Oswaldo José Barros de Andrade foram realizadas durante três meses. De acordo com o setor de Engenharia do TJAM, no local houve a reforma e total recuperação das três unidades existentes, que se transformaram em um espaço para descanso e refeitório dos motoristas; uma área administrativa, com salas para reunião e recepção, além de banheiros; e um espaço que ficará destinado à Assistência Militar e apoio.

Também houve a recuperação da estrutura metálica do espaço que antes funcionava como “posto de gasolina” e, durante as obras, a equipe de engenharia verificou a existência de tanques de combustível, que foram devidamente inutilizados, com o correto tratamento para eliminação de riscos.

Foram criadas vagas de estacionamento para atender a demanda da Central e, ainda conforme o setor de Engenharia, foi feito um sistema totalmente novo de drenagem, com galerias e manilhas, além da ambientação paisagística do local.

A equipe da Engenharia também realizou o replantio dos coqueiros que estavam na Central da Compensa e que haviam sido plantados pelo senhor Oswaldo.

Veja mais fotos da inauguração no link https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720303010480/with/52440217195/.

#PraTodosVerem: Imagem principal da matéria traz o momento do descerramento da placa de inauguração da nova Central de Transportes Oswaldo José Barros de Andrade pelo presidente do TJAM, desembargador Flávio Pascarelli (à direita); na foto também aparecem à direita o corregedor-geral de Justiça, desembargador Anselmo Chíxaro e os desembargadores Paulo César Caminha e Lima e Elci Simões, e à esquerda da foto os desembargadores João Mauro Bessa, Vânia Marques Marinho e Mirza Telma Cunha, além de demais servidores e familiares do homenageado.

Acyane do Valle
Fotos: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: [email protected]

(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:Manausmanchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.29 RlKToO
Tribunal de Justiça

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

Por
54135341679 ce8ece9ba8 c qF8NJh
Tribunal de Justiça

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 13.43.14 CL81qK
Tribunal de Justiça

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.02 TcnEYo
Tribunal de Justiça

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

Por
Deusa da JustiC3A7a.2 s5MnSI
Tribunal de Justiça

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.05.01 q1ztzD
Tribunal de Justiça

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

Por
Prazos supensC3A3o rJw0mU
Tribunal de Justiça

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

Por
usucapiC3A3o2 TQ11nm
Tribunal de Justiça

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

Por
54141948519 51f2085710 c bmBwaP
Tribunal de Justiça

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

Por
01 Fachada TJAM 2jP6rt
Tribunal de Justiça

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

Por
WhatsApp Image 2024 11 14 at 13.45.43 NYag6N
Tribunal de Justiça

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

Por
54139956828 eb59eaace5 c 7wqBcn
Tribunal de Justiça

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

Por
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?