Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Tribunal de Justiça > TJAM lança pedra fundamental de novo fórum, que será erguido na zona Oeste da capital
Tribunal de Justiça

TJAM lança pedra fundamental de novo fórum, que será erguido na zona Oeste da capital

15 de dezembro de 2022
Compartilhar
8 Min Lidos
Pedra fundamental
Compartilhar

A unidade ficará localizada na Av. Brasil, na Compensa I, em terreno onde anteriormente funcionava a Central de Transportes do Tribunal.


O presidente do Tribunal de justiça do Amazonas, desembargador Flávio Pascarelli, participou nesta quinta-feira (15/12) da cerimônia de lançamento da pedra fundamental do NOVO fórum do Judiciário Estadual, que será construído na zona Oeste da capital. A nova unidade do TJAM, que será construída na Avenida Brasil, Compensa I, receberá o nome do desembargador Djalma Martins da Costa, falecido em abril de 2021, vítima de covid-19.

Participaram da solenidade, além do presidente Pascarelli, a vice-presidente do Tribunal, desembargadora Graça Figueiredo; o coordenador da escola Judicial do TJAM (antiga Eastjam), desembargador Cezar Bandiera; o presidente da escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), desembargador João de Jesus Abdala Simões; o presidente do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Amazonas, desembargador Elci Simões; o secretário de infraestrutura do TJAM, Rommel Akel; e demais servidores do Poder Judiciário.

No evento, a vice-presidente Graça Figueiredo, que também é a coordenadora estadual das Mulheres em Situação de violência doméstica e Familiar do TJAM, enterrou no solo do futuro fórum uma cápsula do tempo contendo a planta da obra, um jornal impresso de circulação deste dia 15 de dezembro, o release contendo as informações da solenidade e o script do evento realizado na manhã desta quinta-feira. Em seguida, o presidente Flávio Pascarelli e os demais desembargadores descerraram a placa de lançamento da pedra fundamental.

O presidente do TJAM destacou que o lançamento da pedra fundamental do NOVO fórum faz parte de um conjunto de obras de iniciativa da sua gestão, junto com a desembargadora Graça Figueiredo e o desembargador Anselmo Chíxaro. Ele também lembrou que o espaço funcionará onde localizava-se a Central de Transportes, criada pelo desembargador Djalma Martins da Costa, que será homenageado com o nome do NOVO fórum.

“Faço questão de registrar que a desembargadora Graça foi muito mais que uma vice-presidente, pois tomou a iniciativa e junto com o secretário de infraestrutura, Rommel Akel, nós conseguimos avançar muito em apenas cinco meses de trabalho. Essa é mais uma dessas obras que, com certeza, vão facilitar o acesso à justiça no Estado do Amazonas, sobretudo em Manaus, que se encontra sobrecarregada com as demandas dos Juizados Especiais. Aqui, neste NOVO fórum, teremos a possibilidade de 20 unidades judiciárias para Juizado Especial. Estamos aqui, hoje, na antiga Central de Transportes, que foi criada pelo desembargador Djalma Martins da Costa. E este fórum, com bastante justiça, receberá o nome dele quando for inaugurado. Esta é uma homenagem da qual nós, que fomos juízes auxiliares do desembargador Djalma na Corregedoria de justiça, nos sentimos muito felizes em poder influenciar o Tribuna a fazer. É um momento realmente emocionante para mim e para a desembargadora Graça”, disse Pascarelli.

A construção do NOVO fórum, no bairro Compensa I, permitirá ao Judiciário Estadual ampliar ainda mais a sua capilaridade na prestação dos serviços jurisdicionais, contemplando uma área bastante populosa da cidade, formada pelas zonas Oeste e Centro-Oeste, que ainda não dispunha de uma estrutura física do Tribunal. Juntas, as duas regiões da cidade, somam quase meio milhão de habitantes.

A desembargadora Graça Figueiredo comentou que os moradores da zona Oeste terão um fórum à disposição para resolver os seus conflitos sem ter que se deslocar para outras localidades. “Na cidade de Manaus, vários bairros convergem aqui para o bairro da Compensa, que não tinha a presença física do Poder Judiciário. A Presidência do Tribunal de justiça, juntamente comigo e o desembargador Anselmo Chíxaro (corregedor-geral de justiça), fizemos tudo para que mudássemos a Central de Transportes daqui para uma outra área e para que este esapço fosse cedido para a construção do fórum da zona Oeste. O cidadão não precisará se deslocar lá para o Centro, pois terá um fórum aqui, à disposição para dirimir os seus conflitos. Para nós, portanto, é motivo de grande satisfação e, além do mais, o NOVO fórum vai abrigar mais de 20 Varas de Juizado Especial. Será de grande valia para a população da zona Oeste”, comentou a vice-presidente do Tribunal de justiça do Amazonas.

Os fóruns

Atualmente, o TJAM conta com cinco fóruns de justiça em Manaus: o Fórum Des. Mário Verçosa, bairro Aparecida; o Fórum Ministro Henoch Reis e o Fórum Des.ª Euza Maria Naice de Vasconcellos, ambos no bairro São Francisco, zona Sul; o Fórum Des. Lúcio Fonte de Rezende, na Cidade Nova, zona Norte; e o Fórum Des. Azarias Menescal de Vasconcelos, no Jorge Teixeira, zona Leste da capital.

Conforme a Secretaria de infraestrutura do Tribunal, o NOVO fórum ficará localizado na Av. Brasil, n.º 1.882, onde até setembro deste ano funcionou a Central de Transportes do TJAM – agora instalada no bairro Aleixo, próximo à Sede da Corte. O projeto prevê que o prédio do fórum tenha seis pavimentos, numa área total construída de 5.037 m2.

“Estamos em processo de conclusão de projetos preliminares (do tipo elétrica, hidráulica), e concluída essa etapa, encaminharemos para o Setor de licitação. E após isso teremos um prazo em torno de oito meses a 1 ano de construção para a entrega da obra. O prédio terá seis andares e capacidade para até 20 unidades jurisdicionais e atende todas as metragens determinadas pelo Conselho Nacional de justiça (CNJ) com salas inclusive para o Ministério Público do Estado, Defensoria e OAB/AM. É um fórum em uma área da cidade onde ainda não temos um que é a zona Oeste, e como ele tem uma dimensão maior do que os outros, vai nos dar uma certa tranquilidade e uma folga para o futuro em matéria de espaço”, afirmou o secretário de infraestrutura do TJAM, Rommel Akel.

#PraTodosVerem – a foto que ilustra a matéria mostra o momento em que o presidente do TJAM, Flávio Pascarelli, e a vice-presidente da Corte, desembargadora Graça Figueiredo, ao lado dos demais convidados, descerram a placa que registra o lançamento da pedra fundamental do NOVO fórum que será construído na zona Oeste de Manaus. 

Paulo André Nunes e Terezinha Torres

Fotos: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: [email protected]

(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:Estado do AmazonasfiscalizaçãoManausmancheteviolenciaviolência doméstica
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.29 RlKToO
Tribunal de Justiça

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

Por
54135341679 ce8ece9ba8 c qF8NJh
Tribunal de Justiça

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 13.43.14 CL81qK
Tribunal de Justiça

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.02 TcnEYo
Tribunal de Justiça

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

Por
Deusa da JustiC3A7a.2 s5MnSI
Tribunal de Justiça

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.05.01 q1ztzD
Tribunal de Justiça

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

Por
Prazos supensC3A3o rJw0mU
Tribunal de Justiça

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

Por
usucapiC3A3o2 TQ11nm
Tribunal de Justiça

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

Por
54141948519 51f2085710 c bmBwaP
Tribunal de Justiça

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

Por
01 Fachada TJAM 2jP6rt
Tribunal de Justiça

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

Por
WhatsApp Image 2024 11 14 at 13.45.43 NYag6N
Tribunal de Justiça

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

Por
54139956828 eb59eaace5 c 7wqBcn
Tribunal de Justiça

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

Por
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?