Os 55 novos imortais da Alcama tomaram posse em novembro de 2022
A desembargadora Francisca Rita Alencar Albuquerque é a mais nova imortal da Academia Amazonense de Ciências, Letras e Cultura da Amazônia (Alcama). Graduada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e mestre em em Direito Constitucional e Teoria Geral do Estado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), a desembargadora do TRT-11 foi empossada na cadeira n. 170 da Alcama.
Com larga experiência na magistratura e na docência superior, é autora do livro A Justiça do Trabalho na Ordem Judiciária e de várias outras obras de forma coletiva, com destaque para o Curso de Direito do Trabalho em homenagem ao Professor Arion Sayão Romita. Foi presidente, vice-presidente e corregedora do TRT da 11ª Região, além de ter presidido a Seção Especializada II. Também exerceu a direção do Centro de Memória e da Escola Judicial do TRT-11. Atualmente, integra a 1ª Turma e a Seção Especializada II.
A posse dos 55 novos membros foi realizada em 25 de novembro de 2022 no auditório do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) em cerimônia conduzida pelo presidente da Alcama, o escritor e poeta Paulo Eduardo Queiroz da Costa. Ele também preside a Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (Abeppa). Na ocasião, a desembargadora do TRT-11 proferiu o discurso representando todos os empossados em agradecimento à honraria.
Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Paula Monteiro com informações da Alcama
Arte: Renard Batista