Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Tribunal de Justiça > Integrando o Comitê Gestor de Contas Especiais e Precatórios, TJAM e TRT11 projetam ações durante reunião de alinhamento
Tribunal de Justiça

Integrando o Comitê Gestor de Contas Especiais e Precatórios, TJAM e TRT11 projetam ações durante reunião de alinhamento

15 de maio de 2023
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Reunião por videoconferência foi realizada nesta segunda-feira (15/05)


Nesta segunda-feira (15/05), representantes das Centrais de Precatórios do Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional do trabalho da 11ª. Região (TRT11) conduziram uma reunião, na qual foram estabelecidas ações conjuntas entre as duas Cortes integrantes do Comitê Gestor de Contas Especiais e Precatórios.

A reunião foi realizada por sistema de videoconferência e dela participaram, o juiz auxiliar da presidência do TJAM e coordenador dos Precatórios da Corte Estadual, Igor de Leal Campagnolli; a secretária de Precatórios do TJAM, Andreia da Silva Souza Pinto; a assistente de gabinete do juiz auxiliar da presidência do TJAM, Nayara Silva Moreira; a assistente de cálculos judiciais do TJAM, Joyce Lopes Sigadilha; a juíza representante do TRT11, magistrada Gisele Araújo Loureiro e a secretária judiciária do TRT11, Maria Aragão Nery.

Conforme o juiz Igor Campagnolli, por agregar representantes de diferentes Cortes, as reuniões de alinhamento entre os representantes do Comitê Gestor de Contas Especiais e Precatórios são imprescindíveis. “Por meio destas reuniões periódicas, temos a oportunidade de elencar prioridades, acompanhar fluxos e compartilhar boas práticas para o segmento. Nesse sentido, esta reunião, especificamente, com a participação da juíza Gisele Araújo Loureiro, representante do TRT11 e equipes (do TJAM e do TRT11), avançamos em importantes providências”, afirmou o magistrado.

De acordo com a Art. 57 da Resolução nº 303/2019 do CNJ, que dispõe sobre a gestão dos precatórios e respectivos procedimentos operacionais no âmbito do Poder Judiciário, são competências do Comitê Gestor de Contas Especiais e Precatórios: promover a integração entre os tribunais membros, garantindo a transparência de informações e demais dados afetos ao cumprimento do regime especial; acompanhar o fluxo de amortizações e aportes promovidos pelo ente devedor, bem como dos pagamentos de precatórios realizados pelos tribunais, mediante acesso ao processo administrativo de acompanhamento de cumprimento do regime especial de cada ente devedor; emitir parecer acerca de impugnação relativa ao posicionamento do precatório e à cronologia dos pagamentos, em caso de não opção pela separação de listas de pagamento; acompanhar e fiscalizar a execução do plano anual de pagamento; e auxiliar na gestão das contas especiais, propondo medidas para a regularização de repasses financeiros.

Precatórios

Conforme o portal do Conselho Nacional de justiça (CNJ), precatórios são requisições de pagamento expedidas pelo Judiciário para cobrar de municípios, estados ou da UNIÃO, assim como de autarquias e fundações, valores devidos após condenação judicial definitiva.

O pagamento de precatórios está previsto na Constituição Federal. Formular a requisição do pagamento compete ao presidente do Tribunal em que o processo tramitou.

Os precatórios podem ter natureza alimentar – quando decorrerem de ações judiciais relacionadas a salários, pensões, aposentadorias ou indenizações – ou não alimentar, quando tratam de outros temas, como desapropriações e tributos.

Ao receberem os depósitos das entidades devedoras, os Tribunais responsáveis pelos pagamentos organizam listas, observando as prioridades previstas na Constituição Federal (débitos de natureza alimentar cujos titulares tenham 60 anos de idade, sejam portadores de natureza grave ou pessoas com deficiência) e a ordem cronológica de apresentação dos precatórios.

 

#PraTodosVerem: Na imagem que ilustra a matéria o registro fotográfico da reunião, realizada por meio de videoconferência, com a participação dos representantes do Comitê gestor de Contas Especiais e Precatórios. No registro, realizado na Sede do Tribunal de justiça do Amazonas, é possível visualizar o juiz auxiliar da presidência do TJAM, Igor Campagnolli, que aparece de frente para a câmara e outras duas pessoas, sendo elas as servidoras do TJAM (Andreia da Silva Souza Pinto e Nayara Silva Moreira). No mesmo registro é possível visualizar uma mesa de madeira (na cor preta) e uma televisão, na qual é transmitida a reunião por sistema de videoconferência. 

 

Afonso Júnior
Foto: Raphael Alves

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: [email protected]

(92) 2129-6771 / 993160660

Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Tribunal de Justiça

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

Por
Tribunal de Justiça

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

Por
Tribunal de Justiça

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Por
Tribunal de Justiça

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

Por
Tribunal de Justiça

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

Por
Tribunal de Justiça

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

Por
Tribunal de Justiça

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

Por
Tribunal de Justiça

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

Por
Tribunal de Justiça

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

Por
Tribunal de Justiça

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

Por
Tribunal de Justiça

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

Por
Tribunal de Justiça

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

Por
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?