Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Tribunal de Justiça > Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação do TJAM leva atividade de conscientização ao Fórum Azarias Menescal
Tribunal de Justiça

Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação do TJAM leva atividade de conscientização ao Fórum Azarias Menescal

7 de agosto de 2023
Compartilhar
7 Min Lidos
Compartilhar

A visita contou com a presença da presidente da Comissão de 1º Grau e juíza titular do 17º Juizado Especial Cível, magistrada Luciana da Eira Nasser, servidores integrantes da Comissão e magistrados do Fórum, e seguirá, posteriormente, para outras unidades judiciárias.


O Fórum de justiça Desembargador Azarias Menescal, na avenida Autaz Mirim, bairro Tancredo Neves, zona Leste da capital, recebeu na manhã desta segunda-feira (7/08), a visita da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e à discriminação do Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM).

Na oportunidade, foi realizada uma atividade preventiva visando chamar atenção para a temática do assédio e discriminação, bem como conscientizar os servidores e magistrados para a problemática. Durante a ação, foram distribuídos exemplares da cartilha elaborada pela Comissão, que traz os tipos e conceitos de assédio, suas consequências e os canais para denunciá-lo.

Os alunos do Liceu Liceu de artes e ofício Cláudio Santoro – mantido pela Secretaria de Estado da Cultura e economia criativa (SEC), Vânia Rosas, Diogo Granja, Wallace Arcano e Neuriza Figueira – encenaram uma minipeça representando momentos em que uma pessoa assedia e discrimina três pessoas em um ambiente de trabalho.

A visita contou com a presença da presidente da Comissão de 1º Grau e juíza titular do 17º Juizado Especial Cível, magistrada Luciana da Eira Nasser, servidores integrantes da Comissão e magistrados do Fórum, e seguirá, posteriormente, para outras unidades judiciárias.

A cartilha distribuída nesta segunda para servidores e magistrados do Fórum Azarias Menescal também PODE ser acessada no portal oficial do Tribunal (www.tjam.jus.br) na aba que direciona para a página da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e discriminação, ou por meio do link .

Para a juíza Luciana da Eira Nasser, a atividade de conscientização tem a finalidade de evitar que o assédio e a discriminação possam acontecer, bem como sua consequente naturalização. “Nós sabemos que o assédio e discriminação são fatores de adoecimento no ambiente de trabalho, e o objetivo da Comissão, sobretudo, é preventivo, para evitar que fatos como esse possam ocorrer. Às vezes, algumas condutas são naturalizadas e os servidores acabam não entendendo que aquilo possa vir a ser um assédio ou uma discriminação, então, é sempre importante chamar atenção para o tema”, disse a juíza titular do 17º Juizado Especial Cível.

Membro da Comissão de 1º Grau, o diretor de Secretaria do Fórum Ministro Henoch Reis, Pedro Gadelha, destacou que a atividade realizada nesta manhã é um passo muito importante que o Tribunal de justiça dá “pois é uma ferramenta tanto para servidores quanto para magistrados no sentido de qualidade de vida, prestação de serviços porque, quando você está amparado e protegido, consegue produzir melhor e mais”.

Importância

Lotado na 9a Vara do Juizado Especial Cível, o servidor Marcos Henrique Jean de Mendonça, 26, era um dos que acompanharam atentamente a atividade preventiva realizada pela Comissão. Ele destacou a importância da ação levada ao Fórum e a participação dos estudantes do Liceu na atividade que, de forma ilustrativa, contribuíram para a compreensão das questões relativas ao tema a fim de combater a aproximação e o assédio.

Para a estagiária Karine Klenda, 21, que integra a 3a Vara de Família, a campanha “faz com que as pessoas se sintam seguras no ambiente de trabalho, tenham voz e saibam reconhecer o que é o assédio, se realmente estamos sofrendo a fim de defender”. Segundo ela, ferramentas como a cartilha “são de fundamental importância pois disponibilizam informações a quem não sabe se defender e o conhecimento de que podem ser ouvidos”.

Encenação

A atriz Vânia Rosas – que durante a encenação incorporou uma trabalhadora assediada – falou que a atividade realizada no Fórum mostra que as pessoas precisam “lutar pelo seu direito pois todas têm a mesma posição em um local de trabalho, estudaram e batalharam para isso e ficar calado não vai resolver nenhuma situação”.

Por sua vez, a atriz Neuriza Figueira – que fez o papel de assediadora – disse que fazer o papel foi uma situação difícil, “porque você vê o constrangimento dos colegas e isso não é saudável, pois atrapalha o desempenho de cada um em seu setor de trabalho e sabemos que isso acontece muito”. Também na encenação, diz ela, se vê em certo momento a situação da pessoa encurralada entre perder o emprego e aceitar ser assediado por alguém que está em um lugar mais alto na hierarquia.

Comissões

As Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e discriminação – CPEAMSD/TJAM (1º e 2º Grau) foram instituídas no Tribunal de justiça do Estado do Amazonas em atenção ao disposto na Resolução n° 351/2020 do Conselho Nacional de justiça. (https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/3557), instituídas no TJAM pela portaria nº 794, de 31 de maio de 2021 e alterada pela portaria Nº 515 de 7 de fevereiro de 2023, e tem como objetivo a apuração de casos internos da Instituição. No 2º Grau a Comissão é presidida pela desembargadora Carla Reis.

 

#PraTodosVerem: Imagem principal da matéria traz momento da visita da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e à discriminação do Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM) ao Fórum Desembargador Azarias Menescal; na foto, à esquerda, aparece a presidente da Comissão de 1º Grau e juíza titular do 17º Juizado Especial Cível, magistrada Luciana da Eira Nasser, falando para servidores da unidade judiciária.

 

Paulo André Nunes

Fotos: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660

 

 

Tags:Estado do Amazonas
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Tribunal de Justiça

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

Por
Tribunal de Justiça

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

Por
Tribunal de Justiça

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Por
Tribunal de Justiça

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

Por
Tribunal de Justiça

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

Por
Tribunal de Justiça

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

Por
Tribunal de Justiça

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

Por
Tribunal de Justiça

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

Por
Tribunal de Justiça

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

Por
Tribunal de Justiça

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

Por
Tribunal de Justiça

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

Por
Tribunal de Justiça

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

Por
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?