Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Tribunal de Justiça > TJAM recebe equipe da Corregedoria Nacional de Justiça para inspeção ordinária em suas unidades
Tribunal de Justiça

TJAM recebe equipe da Corregedoria Nacional de Justiça para inspeção ordinária em suas unidades

29 de agosto de 2023
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Corregedor nacional de justiça, ministro Luis Felipe Salomão, participou nesta segunda-feira, em Manaus, de cerimônia que marcou a abertura dos trabalhos.


Com a presença do corregedor nacional de justiça, ministro Luís Felipe Salomão, o Tribunal de justiça do Amazonas realizou na tarde desta terça-feira (29), cerimônia para marcar a abertura da inspeção ordinária que o órgão nacional realiza nesta semana no Judiciário Estadual Amazonense. O evento, que contou com a participação da presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha Jorge, do corregedor-geral de justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes, demais magistrados e servidores do Tribunal, e autoridades convidadas, aconteceu no auditório do Centro Administrativo anexo à sede do TJAM, no Aleixo, zona Centro-Sul e ocorreu paralelamente à abertura do “Semana de regularização fundiária Solo Seguro”.

“A visita de inspeção ao Tribunal de justiça do Amazonas é uma correição ordinária, que está no nosso calendário, sendo realizada anualmente. É um momento muito significativo, em que nós, da Corregedoria e do Judiciário local, olhamos para o que foi feito no ano passado, verificamos o que PODE ser melhorado e no que Podemos contribuir”, frisou o corregedor nacional de justiça, em seu discurso de abertura da cerimônia.

Ao saudar o ministro Luís Salomão e demais integrantes da equipe, a desembargadora Nélia Caminha afirmou que a realização das inspeções é sempre uma oportunidade valiosa para a reflexão, aprendizado e aprimoramento das práticas do Tribunal, contribuindo na melhoria da prestação jurisdicional tanto da capital quanto do interior do Estado. “Quero dar as boas-vindas ao corregedor nacional e a toda a sua equipe, consciente da importância desse processo de avaliação e aprimoramento do nosso trabalho no sistema judiciário”, disse a presidente do TJAM.

O magistrado auxiliar da Corregedoria Nacional de justiça, desembargador Fábio Uchôa Pinto de Miranda Montenegro, que está coordenando a comitiva da Corregedoria Nacional, também falou sobre os trabalhos: “a inspeção tem o propósito decisivo e exclusivo de aprimorar e melhorar a prestação jurisdicional pois todos nós que trabalhamos na justiça temos em mente um olhar para o resultado dos processos, que tem uma pessoa, com sede na justiça, esperando aquela decisão”.

A inspeção

Na gestão do ministro Luis Felipe Salomão, que está à frente da Corregedoria Nacional, já passaram pelo procedimento de inspeção os Tribunais de justiça do Distrito Federal e dos Territórios, do Piauí, Roraima, Amapá, do Maranhão, Rio Grande do Norte, do Pará, de Pernambuco, Rio de Janeiro, de Alagoas, Acre, Rondônia e do Mato Grosso do Sul. Após o TJAM, onde o trabalho iniciou na segunda-feira (28) e prossegue até sexta-feira (01/09), os próximos a receber a inspeção serão os Tribunais de justiça: do Rio Grande do Sul, de São Paulo, de Minas Gerais e de Goiás.

A atividade é destinada a verificar o funcionamento dos setores administrativos e judiciais de 1.º e de 2.º Graus dos tribunais, bem como das serventias extrajudiciais. Os procedimentos de inspeção no TJAM para este ano foram previstos na portaria n.º 41/20223, de 19 de julho de 2023, da Corregedoria Nacional de justiça, cuja íntegra foi disponibilizada no Diário da justiça Eletrônico do TJAM de 21/08. O documento ressalta que durante o período da inspeção o trabalho forense e os prazos processuais não serão suspensos.

O resultado dessas visitas e reuniões compõe relatórios que apresentam as deficiências e as boas práticas encontradas, além de recomendações às unidades para melhorar seu desempenho.

 

#PraTodosVerem – a fotografia que ilustra a matéria mostra as autoridades que compuseram a mesa de honra para a abertura da inspeção ordinária no TJAM e a Semana de regularização fundiária Solo Seguro. Ao centro (de vestido estampado), a presidente do TJAM, Nélia Caminha Jorge, ladeada pelo vice-governado do Estado, Tadeu de Souza (à esquerda na imagem) e pelo corregedor nacional de justiça, ministro Luís Felipe Salomão.

 

Paulo André Nunes

Fotos: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660 

 

Tags:Manaus
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Tribunal de Justiça

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

Por
Tribunal de Justiça

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

Por
Tribunal de Justiça

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Por
Tribunal de Justiça

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

Por
Tribunal de Justiça

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

Por
Tribunal de Justiça

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

Por
Tribunal de Justiça

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

Por
Tribunal de Justiça

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

Por
Tribunal de Justiça

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

Por
Tribunal de Justiça

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

Por
Tribunal de Justiça

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

Por
Tribunal de Justiça

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

Por
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?