Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Tribunal de Justiça > Ejud realiza curso sobre Envelhecimento, Judicialização da Saúde e Cuidados Paliativos
Tribunal de Justiça

Ejud realiza curso sobre Envelhecimento, Judicialização da Saúde e Cuidados Paliativos

20 de setembro de 2023
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Evento reuniu servidores do TJAM, operadores do direito e profissionais da área da saúde para debater a temática no âmbito médico e jurídico.


As questões jurídicas e os cuidados envolvendo a saúde na terceira idade de uma população que representa cerca de 10% dos moradores do estado Amazonas, segundo dados do Ibge, foram debatidos no curso “Envelhecimento, Judicialização da saúde e Cuidados Paliativos” realizado pela escola Judicial do Tribunal de justiça do Estado do Amazonas (Ejud/TJAM).

O evento reuniu servidores do TJAM, operadores do Direito e profissionais da área da saúde, na tarde desta segunda-feira (18/9) no auditório Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, localizado no 2.° andar do Centro Administrativo Desembargador José Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à Sede TJAM, no bairro do Aleixo.

Logo na abertura do curso, que foi feita pelo diretor da Ejud, o desembargador Cezar Luiz Bandiera salientou a importância de se debater a temática que envolve o bem mais precioso que é a vida: “A escola Judicial do Tribunal de justiça do Estado do Amazonas desempenha um papel fundamental ao promover debates pertinentes e contemporâneos para os servidores do Judiciário. Hoje temos uma valiosa oportunidade para debater os desafios relacionados ao envelhecimento da população no Amazonas, de aprofundar a discussão sobre as questões jurídicas e as necessidades médicas enfrentadas pelos idosos em nosso Estado”, disse o desembargador.

A juíza de direito titular da 3.ª Vara da Fazenda Estadual e Municipal da Comarca de Manaus, Etelvina Braga, que é coordenadora do Comitê Estadual de saúde e Presidente do NatJus/AM foi a mediadora do painel que teve como palestrantes o reitor da Fundação Universidade da terceira idade (FUnATI), Euler Ribeiro, a Procuradora do Estado do Amazonas (PGE/AM), Salvia Haddad, e a médica Adriane Byron.

“Costumo dizer que envelhecer é um privilégio. Para termos um envelhecimento de qualidade é necessário a junção de vários fatores: alimentação; exercícios físicos; saúde física e mental. Envelhecer com saúde é possível, porém é preciso que a sociedade esteja consciente desse processo desde a juventude. Nesse contexto, a Fundação Universidade da terceira idade atua como um centro de ensino, pesquisa, extensão e assistência à saúde voltada para o envelhecimento de qualidade”, enfatizou Euler Ribeiro, reitor da FUnATI que citou os desafios do envelhecimento na contemporaneidade.

Durante os debates também foram abordadas questões importantes para o envelhecimento como, por exemplo, a conscientização da população brasileira sobre os cuidados paliativos; as questões judiciais na saúde; a abordagem do sistema de saúde brasileiro e as maiores demandas recebidas pelo Núcleo de Apoio Técnico do Poder Judiciário (NatJus/AM), criado pela Resolução n.º 16/2018, que organiza e promove o atendimento das demandas relacionadas à saúde no âmbito do Estado do Amazonas.

 

#ParaTodosVerem – Fotografia dos palestrantes e do desembargador Cezar Bandiera no palco do auditório do TJAM. Eles estão em pé em frente ao brasão do TJAM que está afixado no painel do auditório.

 

Texto: Elisângela Araújo | Ejud
Foto: Suelem Carneiro | PGE/AM

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:Estado do AmazonasManaus
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Tribunal de Justiça

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

Por
Tribunal de Justiça

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

Por
Tribunal de Justiça

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Por
Tribunal de Justiça

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

Por
Tribunal de Justiça

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

Por
Tribunal de Justiça

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

Por
Tribunal de Justiça

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

Por
Tribunal de Justiça

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

Por
Tribunal de Justiça

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

Por
Tribunal de Justiça

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

Por
Tribunal de Justiça

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

Por
Tribunal de Justiça

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

Por
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?