Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Tribunal de Justiça > TJAM é anunciado como o tribunal com o mais elevado indicador de maturidade e competência em Tecnologia da Informação no Poder Judiciário brasileiro
Tribunal de Justiça

TJAM é anunciado como o tribunal com o mais elevado indicador de maturidade e competência em Tecnologia da Informação no Poder Judiciário brasileiro

20 de setembro de 2023
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Resultado do “Índice de Governança, Gestão e infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD)” foi divulgado nesta terça-feira (19/09) pelo CNJ.


O Conselho Nacional de justiça (CNJ) divulgou oficialmente na última terça-feira (19/09) o resultado geral do “Índice de Governança, Gestão e infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD)” e, conforme o órgão nacional, o Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM) figura em primeiro lugar, dentre todos os tribunais brasileiros e Conselhos no ranking que avalia a maturidade e competência em Tecnologia da Informação e Comunicação dos órgãos judiciais.

Conforme o CNJ, com o índice de 99,66%, o Tribunal de justiça do Amazonas é o melhor classificado no ranking que avaliou um total de 94 tribunais (Federais, Estaduais, do trabalho, tribunais Superiores e Militares) e também Conselhos do segmento judiciário.

Conforme trecho de matéria publicada no site do Conselho, “no ranking dos órgãos com os melhores desempenhos, o Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM) ficou na primeira posição, alcançando 99,66 pontos. Na sequência, temos o Tribunal de justiça do Paraná (TJPR), com 99,32 pontos, e o Tribunal de justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), com 98,20 pontos. O Tribunal de justiça de Minas Gerais (TJMG) atingiu 97,06 pontos e, por fim, o Tribunal Regional do trabalho da 14.ª Região (TRT14) ficou com 96,39 pontos”, aponta o portal do órgão nacional.

O iGovTIC-JUD foi criado há oito anos pelo CNJ e esta é a primeira vez que o TJAM alcança o topo do ranking.

A análise anual empreendida pelo iGovTIC-JUD decorre do cumprimento do art. 11 da Resolução n.º 370/2021 do CNJ, que institui a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD) para o período de 2021-2026, sendo a Estratégia o principal instrumento de promoção da governança ágil e da transformação digital do Poder Judiciário por meio de serviços e soluções digitais inovadoras que impulsionem a evolução tecnológica nas Cortes e Conselhos.

O Índice apresenta à sociedade uma radiografia das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) desenvolvidas pelo Poder Judiciário, classificando Tribunais e Conselhos de acordo com seu grau de maturidade no segmento, sendo esses níveis classificados, como: “baixo”, “satisfatório”, “aprimorado” e de “excelência”.

Evolução dos indicadores

A referida radiografia do cenário das Tecnologias da Informação (TICs) no Poder Judiciário brasileiro revela que o Tribunal de justiça do Amazonas consolidou-se com o nível de “excelência” nos últimos cinco anos, sendo o 5.º tribunal com o maior índice nacional no ano de 2019; o 2.º com o maior índice em 2020; o 7.º em 2021; o 6.º em 2022 e, de acordo com o ranking divulgado nesta semana, o 1.º neste ano de 2023.

Para a presidente da Comissão da Gestão de Tecnologia da Informação e da Comunicação do TJAM, desembargadora Vânia Marques Marinho, o resultado é de grande significância e representa o reconhecimento público ao esforço e à competência de todos os que atuam no segmento de Tecnologia da Informação na Corte Estadual e zelam para que o Tribunal atue com o nível de excelência almejado pelos jurisdicionados, pelos operadores do Direto e pela sociedade como um todo.

 

#PraTodosVerem: Imagem da matéria traz, ao centro, a presidente da Comissão da Gestão de Tecnologia da Informação e da Comunicação do TJAM, desembargadora Vânia Marques Marinho (vestindo roupa na cor laranja) ladeada pelo secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, Breno Corado (à esquerda, de blazer e calça comprida azul clara e camisa branca), e demais servidores do Poder Judiciário. 

 

Afonso Júnior
Foto: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660

 

Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Tribunal de Justiça

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

Por
Tribunal de Justiça

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

Por
Tribunal de Justiça

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Por
Tribunal de Justiça

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

Por
Tribunal de Justiça

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

Por
Tribunal de Justiça

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

Por
Tribunal de Justiça

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

Por
Tribunal de Justiça

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

Por
Tribunal de Justiça

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

Por
Tribunal de Justiça

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

Por
Tribunal de Justiça

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

Por
Tribunal de Justiça

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

Por
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?