Os universitários puderam explorar documentos e objetos que contam a trajetória do Regional
No último dia 6 de outubro de 2023, o Centro de Memória da Justiça do Trabalho (CEMEJ11) abriu suas portas para receber um grupo de acadêmicos de Metodologia da Pesquisa do curso de História da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), ministrada pelo Prof. Dr. César Augusto Bubolz Queirós. O evento contou com a presença da desembargadora do Trabalho e diretora do Centro de Memória,Solange Maria Santiago Morais, e do juiz do Trabalho Igo Zany Nunes Corrêa, presidente da Comissão Permanente de Avaliação Documental (CPAD) daquele Centro de Memória.
Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o vasto acervo documental do Centro de Memória, em uma experiência que trouxe à tona as raízes históricas da Justiça do Trabalho na 11ª Região. O Prof. Dr. César Augusto Bubolz Queirós ressaltou a relevância de enriquecer a educação dos alunos por meio de experiências práticas e contato direto com documentos históricos, destacando que a história ganha vida e se torna tangível quando nos aproximamos das fontes primárias.
A desembargadora Diretora do Centro de Memória – CEMEJ, Solange Maria Santiago Morais, compartilhou dos conhecimentos significativos sobre a evolução da Justiça do Trabalho na região e o seu impacto na sociedade, enfatizando o papel essencial do Centro de Memória na preservação e divulgação dessa história.
O juiz do Trabalho Igo Zany Nunes Corrêa, como presidente da Comissão Permanente de Avaliação Documental, do CEMEJ, apresentou aos estudantes o importante papel social desempenhado pela Justiça do Trabalho e explicou o funcionamento da instituição. Ele destacou o compromisso contínuo do CEMEJ em disponibilizar os documentos históricos, visando facilitar estudos acadêmicos e pesquisas futuras.
Uma das principais atrações do evento foi a exposição memorial que resgata a história da Justiça do Trabalho na 11ª Região. Os acadêmicos puderam explorar documentos e objetos que contam a trajetória dessa instituição. A exposição proporcionou uma visão rica e envolvente do sistema judiciário trabalhista na região, e trouxe uma oportunidade única de conexão com o passado e compreensão da importância da Justiça do Trabalho na construção da sociedade na 11ª Região – Amazonas e Roraima. O evento demonstrou o comprometimento da instituição em preservar e compartilhar sua história e conhecimento.
Coordenadoria de Comunicação Social
Texto:Cemej11, com alterações de Thais Silva
Fotos: Cemej11