Fotos: Emerson Martins/Brenda Nicole/SeprorO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), disponibiliza serviços durante a 45ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), voltados ao fortalecimento do setor rural, como a produção de biofertilizantes, acesso ao crédito rural e a comercialização de produtos regionais. O evento ocorre até o próximo domingo (10/12).
Há 7 minutos
A edição conta com a comercialização de produtos regionais, produção de biofertilizantes, acesso ao crédito rural, entre outras ações
O estande voltado à produção de biofertilizantes está disponível durante todo o evento, das 9h às 17h, para produtores rurais que desejam conhecer maneiras de como produzir um composto para desenvolver o alimento de forma orgânica.
A feira acontece no novo Parque Multiuso Dr. Eurípides Ferreira Lins, situado no quilômetro 02, da BR-174, rodovia que liga Manaus a Boa Vista.
“Os produtores podem produzir os insumos com aquilo que eles têm na própria propriedade, reaproveitando os dejetos dos animais, como as galinhas, suínos, ovinos e entre outros. E nós consumidores também agradecemos, porque vamos consumir algo muito mais natural, produzido de forma orgânica, sem o uso de agrotóxico”, ressalta Portugal.
O engenheiro agrônomo da Sepror, José Portugal, afirma que o biofertilizante é fácil de produzir e lucrativo aos produtores rurais, com a finalidade de não haver mais custos na compra de insumos para adubagem, podendo produzir na propriedade rural.
FEIRA DA ADS
Fotos: Emerson Martins/Brenda Nicole/SeprorOs insumos foram produzidos por produtores rurais do ramal Boa Sorte, situado no município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus), e da comunidade do Puraquequara, localizado na zona rural da capital amazonense.
De acordo com a feirante Maria da Conceição, que vende seus produtos na feira da ADS do Centro de Convivência do Idoso, vender seus alimentos na edição da Expoagro, é uma grande oportunidade para gerar mais renda para o seu negócio.
Cerca de 30 produtores rurais comercializam seus produtos na feira da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), na 45ª Expoagro. A feira ocorre das 9h às 22h, comercializando farinha, melancia, laranja, melão, pitaia, hortaliças, além de produtos como o queijo e o mel, que possuem o Selo Arte, emitidos pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf).
Crédito rural
“Estou aqui comercializando minhas farinhas e tapiocas na Expoagro. Graças a Deus está dando tudo certo, agradeço a administração da feira, ao Sistema Sepror vem dando todo esse apoio”, ressalta a feirante.
As ações para o acesso ao crédito ocorrem até o próximo domingo (10/12), das 10 às 18h30, no contêiner do Idam.
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) vem realizando serviços de elaboração de projetos voltados aos produtores que desejam obter o acesso ao crédito rural, com valores de até R$ 21 mil. Os recursos são disponibilizados pela Agência de Fomento do Amazonas (Afeam).
Fotos: Emerson Martins/Brenda Nicole/Sepror