Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Tribunal de Justiça > Poder Judiciário reúne com representantes de órgãos públicos para reforçar a importância da união de esforços em prol do meio ambiente
Tribunal de Justiça

Poder Judiciário reúne com representantes de órgãos públicos para reforçar a importância da união de esforços em prol do meio ambiente

18 de janeiro de 2024
Compartilhar
7 Min Lidos
Compartilhar

Reunião de trabalho ocorreu na manhã desta quinta-feira, na Sede do Tribunal de justiça do Amazonas, no Aleixo.


 

A presidente do Tribunal de justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge, e o juiz de Direito titular da Vara Especializada em Meio Ambiente (Vema), magistrado Moacir Pereira Batista, reuniram-se na manhã desta quinta-feira (18/01) com representantes de órgãos públicos do Estado e do Município. Na pauta, a UNIÃO de esforços no combate aos crimes e danos ambientais de um modo geral.

Do encontro, realizado na Sala de Reuniões da Presidência do TJAM, participaram o chefe da Procuradoria do Meio Ambiente do Estado (PMA), Luís Eduardo Mendes Dantas; o procurador-geral do Município de Manaus, Rafael Lins Bertazzo; o representante da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP/AM), major William Gomes da Costa; a delegada adjunta da delegacia de Meio Ambiente do Estado (Dema), Luciana Shelizia, e a chefe de Cartório do órgão, Iêda da Costa Monteiro; a diretora de Controle Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Aldenira Rodrigues Queiroz, e o diretor de Administração e Finanças do órgão, Itamar de Oliveira Mar; bem como o diretor do Departamento de polícia Técnico-Científica, Lin Hung Cha.

O juiz Moacir Batista alertou os órgãos públicos sobre a necessidade de estarem melhor aparelhados para o atendimento às diligências requisitadas. Ao citar algumas dificuldades enfrentados atualmente pelo Judiciário na área de meio ambiente, ele enumerou que o tempo de tramitação das ações penais vem sendo influenciado por situações como a demora na entrega dos laudos periciais, pelo Instituto de Criminalística, que são requisitados pela Dema; a necessidade de se melhorar a identificação dos indiciados com informações como CPF, endereço completo com CEP e número de Whatsapp; a ausência de designação de dia e hora para comparecimento ao Juízo em razão de TCO’s e; a demora na requisição de fiscalização da Semmas em bares e demais estabelecimentos da competência administrativa de fiscalização.

“Ao assumir a Vara de Meio Ambiente vimos a necessidade de concatenar os nossos esforços, tanto da Vara quanto dos órgãos que, via de regra, são de fiscalização e que, por isso, também colaboram com a Vema na entrega de laudos periciais, nas apreensões, ou seja, no combate e repressão aos crimes e danos ambientais de um modo geral. E quando eles fazem as autuações, esses processos vão para a Vara, os promotores de justiça e as partes envolvidas requerem diligências e, às vezes, essas autuações têm que retornar novamente para esses órgãos. Então, para termos o contato dessas pessoas que trabalham nesses órgãos – os técnicos, diretores – para nos dar esse feedback dessas diligências que pedimos de forma mais célere, tínhamos que fazer essa reunião, que é necessária e imprescindível para que as diligências possam acontecer de forma mais rápida e célere permitindo dar um final efetivo ao procedimento, seja cível ou criminal”, explicou o juiz Moacir Batista.

Na oportunidade, o magistrado apresentou aos participantes da reunião os números relativos à sua atuação na titularidade da Vara de Meio Ambiente, onde está desde junho de 2022. De acordo com o magistrado, em junho de 2022 haviam 2.792 processos em andamento naquela especializada, número que até dezembro de 2023 diminuiu para 1.537 ações. Ainda ano passado, foram proferidas 1.269 sentenças e realizadas 592 audiências.

“Apresentamos um balanço dos processos que estavam em trâmite e dos que há no acervo hoje. E o que é necessário, ainda, para finalizá-los, onde são necessárias as diligências essenciais que são feitas por esses órgãos. Não adianta a polícia prender, os órgãos da administração fiscalizarem, e não haver uma resposta jurisdicional para o serviço que eles fazem. Por isso todos têm que trabalhar em sintonia em prol do bem maior que é o meio ambiente”, afirmou o juiz Moacir Batista.

Diálogo interinstitucional

O chefe da Procuradoria do Meio Ambiente do Estado, Luís Eduardo Mendes Dantas, elogiou a iniciativa do Poder Judiciário e ressaltou a importância do diálogo interinstitucional.

“Essa iniciativa do Tribunal de justiça do Amazonas é excelente para a solução dos litígios e conflitos ambientais, que passa por esse diálogo interinstitucional, que é necessário, pois só com operações coordenadas entre justiça, Procuradorias e órgãos ambientais é que vamos conseguir efetivar alguma solução, de fato, para aqueles litígios que já estão na Vara de Meio Ambiente”, comentou Dantas.

Para o procurador-geral do Município de Manaus, Rafael Lins Bertazzo, a reunião também serviu para expor as atribuições de cada um dos órgãos na área ambiental.

“Foi bem importante e salutar a reunião porque ela tratou de integrar os órgãos de meio ambiente junto com o Poder Judiciário, expondo as diferentes atribuições desses órgãos para se concatenar as atuações de forma integrada e eficiente”, disse o representante do Município.

 

 

#PraTodosVerem – a fotografia principal que ilustra a matéria mostra os participantes da reunião desta quinta-feira com a presidente do TJAM, des.ª Nélia Caminha Jorge (ao fundo, na cabeceira da mesa) e o juiz Moacir Batista (ao lado dela, à direta na imagem). Eles estão todos sentados ao redor de uma mesa de madeira escura, numa sala que tem uma ampla janela com vidraças que permitem ver o ambiente externo.

 

Paulo André Nunes

Fotos: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:fiscalizaçãoManausmeio ambientepoliciaSegurança Pública
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Tribunal de Justiça

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

Por
Tribunal de Justiça

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

Por
Tribunal de Justiça

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Por
Tribunal de Justiça

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

Por
Tribunal de Justiça

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

Por
Tribunal de Justiça

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

Por
Tribunal de Justiça

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

Por
Tribunal de Justiça

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

Por
Tribunal de Justiça

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

Por
Tribunal de Justiça

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

Por
Tribunal de Justiça

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

Por
Tribunal de Justiça

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

Por
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?