Neste ano, o objetivo do programa é alcançar presencialmente todas Comarcas do estado do Amazonas.
As comarcas de Urucará (distante 260 quilômetros de Manaus) e de São Sebastião do Uatumã (distante 246 quilômetros da capital) sediaram as duas primeiras atividades do “Programa de Interiorização” da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Ejud/TJAM) em 2024. O programa, que iniciou em 2022, objetiva alcançar presencialmente todas as comarcas do interior do Amazonas com treinamentos e capacitações realizadas pela equipe da Escola Judicial.
A comarca de Urucará foi a primeira a receber a ação formativa do programa neste ano, nos dias 27 e 28 de fevereiro. Foram 8 pessoas capacitadas, entre servidores efetivos do TJAM e cedidos da prefeitura que atuam nas unidades judiciárias locais.
O magistrado titular da Vara Única de Urucará, juiz Leonardo Mattedi Matarangas, que participou da formação, avaliou o “Programa de Interiorização” como um importante instrumento para ganho de eficiência nos processos e fluxos de trabalho de uma comarca do interior. “A equipe de instrutores foi nitidamente selecionada com o foco no desenvolvimento de habilidades práticas e na melhoria dos processos e dificuldades do dia a dia”, destacou o juiz. “Há uma apresentação teórica, mas o foco aqui é o desenvolvimento da práxis e aproximar a teoria com a prática”, afirmou o magistrado.
Já nos dias 29 de fevereiro e 01 de março, a Comarca de São Sebastião do Uatumã recebeu a equipe da Escola Judicial. A formação alcançou no município, 7 servidores do TJAM, entre efetivos e cedidos.
Para o juiz titular da Vara Única da Comarca de São Sebastião do Uatumã, Diego Cantoário, que também acompanhou a visita da Escola Judicial no município, a oferta de capacitação presencial para os servidores do interior do estado tem uma importância motivacional, uma vez que promove a sensação de pertencimento por parte dos servidores. O magistrado ainda destacou a atualidade do conteúdo apresentado pelos instrutores. “Essa qualificação dos servidores para lidar com esses painéis (de Metas e B.I.) também é muito importante porque permite que eles, a partir do entendimento das metas e indicadores estatísticos do Poder Judiciário, possam colaborar com a formulação do plano de gestão da Vara”, frisou o juiz Diego Cantoário.
Foram ministradas duas aulas para as equipes das Comarcas visitadas com os temas: “Estratégias e métodos para atingimento dos indicadores” e “ Estratégias e métodos para atingimento das metas”. O objetivo da formação oferecida foi auxiliar os servidores a desenvolver mecanismos que contribuam com o alcance das metas e indicadores nacionais estipulados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O instrutor responsável pelas capacitações foi o diretor da Secretaria da Vara Única de Benjamin Constant, Fredson Souza, que é instrutor da Escola Judicial desde 2023. Também participou das visitas o servidor Carlos Eduardo Barbosa, que foi o responsável pelo apoio logístico e cobertura fotográfica durante a atividade.
A próxima comarca a ser visitada pelo “Programa de Interiorização” será a de São Gabriel da Cachoeira (distante cerca de 850 quilômetros de Manaus) nos dias 10, 11 e 12 de março, com ações coordenadas da Escola com a Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM) e que deve contar com as presenças dos desembargadores Jomar Saunders, corregedor-geral de Justiça, e Cezar Bandiera, diretor da Escola Judicial.
#PraTodosVerem: A fotografia principal que ilustra a matéria mostra o juiz Leonardo Mattedi, os servidores da Comarca de Urucará e os representantes da Ejud em pé a frente do Fórum da Comarca.
Igor Braga – Ejud
Fotos: Carlos Eduardo Barbosa
Revisão gramatical: Joyce Tino
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]