Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Tribunal de Justiça > Escola Judicial do TJAM e Semed iniciam nova turma do Curso de Formação de Facilitadores em Justiça Restaurativa  
Tribunal de Justiça

Escola Judicial do TJAM e Semed iniciam nova turma do Curso de Formação de Facilitadores em Justiça Restaurativa  

23 de abril de 2024
Compartilhar
7 Min Lidos
Compartilhar

A nova formação apoia os trabalhos desenvolvidos pela Central da justiça Restaurativa do Tribunal de justiça do Amazonas visando à disseminação, nas escolas, do método de solução de conflitos.

A escola Judicial do Tribunal de justiça do Amazonas (Ejud/TJAM), em parceria com a Secretaria Municipal de educação (Semed), iniciou na tarde desta segunda-feira (22/04) uma nova turma do “Curso de Formação de Facilitadores em justiça Restaurativa”. Participaram da abertura do curso, que aconteceu no auditório da Divisão de Desenvolvimento do Magistério, o diretor da Ejud, desembargador Cezar Bandiera; o secretário-geral da escola, Rafael Santos; o juiz Luís Cláudio Cabral Chaves, titular da Vara de execução de Medidas Socioeducativas e coordenador da Central de justiça Restaurativa do Tribunal; a secretária municipal de educação, Dulce Almeida; e o chefe da Divisão de Apoio à Gestão Escolar da Semed, Luís Oliveira.

A formação iniciada nesta segunda-feira consiste em dois módulos: o primeiro de conteúdo teórico, que acontece até o dia 29/04, e o segundo, prático, que será realizado no período de 7 a 17/05, totalizando 70 horas de certificação. Participam do curso professores e gestores da REDE municipal de ensino, indicados pelas sete zonas distritais e profissionais que atuam na REDE de proteção à criança e ao adolescente.

O Conselho Nacional de justiça conceitua a justiça Restaurativa como “um conjunto ordenado e sistêmico de princípios, métodos, técnicas e atividades próprias que visa à conscientização sobre os fatores relacionais, institucionais e sociais motivadores de conflitos e violência e, por meio do qual, os conflitos que geram dano concreto ou abstrato são solucionados de modo estruturado”.

A Resolução CNJ n.º 225/2016 instituiu a Política Pública Nacional de justiça Restaurativa no âmbito do Poder Judiciário. O normativo tem a finalidade de consolidar a identidade e a qualidade da justiça Restaurativa, a fim de que não seja desvirtuada ou banalizada em sua aplicação como método de solução de conflitos.

Momento histórico

Na abertura do curso iniciado nesta segunda-feira, o coordenador da Central de justiça Restaurativa do TJAM destacou que, pela primeira vez, um curso de justiça Restaurativa promovido pelo TJAM é ministrado integralmente por servidores do quadro do Tribunal, previamente capacitados na temática. “Isso é algo histórico nesse processo de implementação da Política de justiça Restaurativa por parte do Judiciário amazonense. Esta capacitação será ministrada pelas servidoras Sabrina Monteiro Porto de Almeida e Nayluce de Lima Pereira, que integram a equipe da Central de justiça Restaurativa do Tribunal. Em todos os outros cursos e capacitações que promovemos, sempre tivemos a parceria de outros tribunais”, destacou Luís Cláudio.

Ele salientou que o TJAM e a Semed estão há mais de um ano caminhando juntos, mediante um Acordo de Cooperação Técnica assinado no início de 2023, inicialmente apresentando o método da justiça Restaurativa às sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Secretaria, no sentido de fortalecer e multiplicar a metodologia no ambiente escolar. “Não queremos que a justiça Restaurativa chegue às escolas como uma intervenção, mas como algo que se amplia por meio da formação de equipes multiplicadoras desta prática, que é importante para a prevenção e o enfrentamento de situações como o bullying, nas escolas”, disse o juiz.

Formação

No ano passado, em apoio à Central de justiça Restaurativa do TJAM, a Ejud ofertou uma série de cursos na área da justiça Restaurativa, incluindo a formação de facilitadores para situações menos complexas, formação de facilitadores para situações mais complexas; de supervisor de facilitador de justiça Restaurativa; de instrutores e também de facilitadores de Círculos de construção de Paz e de Introdução à justiça Restaurativa.

O desembargador Cezar Bandiera, diretor da Ejud, destacou na abertura do curso a grande finalidade da justiça Restaurativa, que é a reconstrução de relações sociais, a conciliação e a pacificação da sociedade. O magistrado apontou que a escola é um ambiente extremamente sensível para onde convergem alguns conflitos sociais e até familiares, e que os professores e gestores que estão participando da formação potencializarão sua capacidade de agentes de pacificação, fomentando um ambiente mais inclusivo e empático.

“Fico extremamente emocionado de estarmos aqui contribuindo para essa iniciativa. A justiça Restaurativa trabalha com valores, como a compaixão, o perdão, a paz, e isso é muito relevante, pois fazer justiça não é apenas castigar, mas restaurar, e tenho certeza de que avançaremos muito na humanização”, afirmou o diretor da Ejud.

A secretária Dulce Almeida, em seu pronunciamento, agradeceu ao Tribunal de justiça do Amazonas pela parceria e estimulou os participantes do curso a levarem adiante, nas escolas em que atuam, os métodos preconizados pela justiça Restaurativa. “Não deixem esta iniciativa parar aqui. A educação transforma, muda vidas. Eu tenho 25 anos de chão de escola e nasci em um bairro da periferia da cidade, então tenho a dimensão dos problemas que precisamos enfrentar e a importância de ferramentas como esta. Desejo muito sucesso aos participantes do curso e reitero que estou grata e feliz por esta parceria com o Tribunal de justiça”, afirmou a secretária.

A professora de artes Regina Simonetti é uma das participantes do curso de justiça Restaurativa iniciado por meio da parceria entre a Ejud/TJAM e a Semed e falou sobre suas expectativas acerca da formação. “Já tenho trabalhado com a equipe da justiça Restaurativa e estou aqui para me qualificar e me sentir mais segura diante daquilo que temos para desenvolver, do tamanho da jornada que a gente tem para percorrer”, afirmou a educadora.

 

#PraTodosVerem: Imagem principal da matéria mostra autoridades durante a cerimônia da nova turma do “Curso de Formação de Facilitadores em justiça Restaurativa” organizado pela escola Judicial do Tribunal de justiça do Amazonas (Ejud/TJAM), em parceria com a Secretaria Municipal de educação (Semed)

 

Texto: Terezinha Torres

Fotos: Marcus Phillipe

Revisão textual: Joyce Tino|TJAM

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: [email protected]

(92) 993160660

    

Tags:Amazonasviolencia
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Tribunal de Justiça

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

Por
Tribunal de Justiça

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

Por
Tribunal de Justiça

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Por
Tribunal de Justiça

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

Por
Tribunal de Justiça

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

Por
Tribunal de Justiça

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

Por
Tribunal de Justiça

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

Por
Tribunal de Justiça

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

Por
Tribunal de Justiça

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

Por
Tribunal de Justiça

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

Por
Tribunal de Justiça

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

Por
Tribunal de Justiça

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

Por
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?