Serão oferecidas 50 vagas, sendo 30 delas destinadas aos servidores que atuam nas unidades das comarcas do interior e outras 20 vagas para quem atua na Comarca de Manaus.
Com o objetivo de oferecer conhecimentos sobre atenção psicossocial e direitos humanos aos profissionais que atuam no Poder Judiciário, a Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Amazonas (Ejud/TJAM) lança edital de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Especialização – Atenção Psicossocial e Direitos Humanos, a ser realizado em formato híbrido, nas modalidades online síncrona e presencial.
O público alvo da especialização são os servidores e serventuários do TJAM, que estejam em exercício de trabalho regular nesta Corte, e trabalhem nas áreas de Pedagogia, Psicologia e Serviço Social.
Serão oferecidas 50 vagas, sendo 30 delas destinadas aos servidores que atuam nas unidades das comarcas do interior e outras 20 vagas para quem atua na Comarca de Manaus.
O edital leva em consideração a publicação da lei estadual no 5.296/2020, que consolida a legislação relativa à pessoa com deficiência no Estado do Amazonas e dispõe sobre a reserva de 20% de vagas do total, a serem preenchidas por pessoas com deficiência.
Das 50 vagas oferecidas, 05 serão destinadas aos candidatos que se autodeclararem negros – pretos ou pardos; 06 serão destinadas para candidatos que se autodeclararem indígenas; 02 vagas serão destinadas a candidatos/as que se autodeclararem pessoa trans; 02 serão destinadas às candidatas mães de crianças de 0 a 3 anos, e 01 vaga será às candidatas mães de crianças de 04 a 05 anos.
De acordo com a coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Ejud, Munique Therense, a matriz curricular do curso foi pensada considerando as principais demandas endereçadas aos profissionais que atuam no Poder Judiciário do Amazonas, promovendo qualificação para os servidores e serventuários, e, consequentemente, melhorias no acesso à prestação jurisdicional.
“Foi um desafio montar uma matriz que atendesse aos interesses plurais das equipes psicossociais do TJAM, mas estamos confiantes de que a proposta final, que inclui atualizações em temas clássicos e emergentes ministradas por corpo docente reconhecidamente capacitado, atenderá aos interesses institucionais de ampliação do acesso à Justiça e qualificação da prestação jurisdicional.”
As inscrições poderão ser feitas até o dia 31/05/2024, através do link (https://forms.gle/i1BNp4skVucD45qs8).
O edital completo pode ser encontrado no site da Ejud (https://drive.google.com/file/d/1no5Uubwg9Kwni2T3eDShL9gzkQpqynhA/view).
#PraTodosVerem: Imagem da matéria mostra uma servidora vestida com uma camisa rosa, olhando para a tela do computador onde o edital da pós-graduação está aberto.
Texto: Elisângela Araújo |Ejud
Foto: Joyce Holanda |Ejud