O local passará a concentrar toda a estrutura da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) e da Escola Judicial do Amazonas (Ejud).
As obras de construção do “Centro de Práticas Pedagógicas Desembargadora Liana Belém Pereira Mendonça de Souza”, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), estão avançando e próximas de alcançar 30% de execução, com toda a parte de infraestrutura da edificação finalizada conforme previsto no cronograma da Secretaria de Infraestrutura (Seinf/TJAM).
“Toda a parte de infraestrutura – fundações e blocos de coroamento – da edificação foi finalizada. A primeira laje já foi concretada e até final do mês de maio ocorrerá a concretagem da segunda laje da edificação, ou seja, executando a parte de superestrutura (pilares, vigas, lajes) do prédio”, disse Antônio Sobrinho, o engenheiro da Seinf/TJAM, fiscal do contrato.
Com pedra fundamental lançada pela presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge, em agosto do ano passado, no Centro de Práticas Pedagógicas passará a funcionar toda a estrutura da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) e da Escola Judicial do Amazonas (Ejud), que hoje dividem o espaço com outros setores do TJAM no Centro Administrativo Des. José de Jesus Ferreira Lopes.
O novo prédio ocupa uma área de 6 mil metros quadrados e está tomando forma ao lado do Edifício Arnoldo Péres, Sede do TJAM, na Avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona Sul, em terreno que pertence ao Poder Judiciário.
O espaço está projetado para ter quatro andares e no térreo haverá local para recepção, um auditório com 300 assentos, uma sala de som e uma sala VIP.
A Esmam e a Ejud serão instaladas no primeiro e segundo pavimentos, respectivamente, ambos com 3 salas de aula para 35 pessoas; uma sala/laboratório com equipamento de informática com 24 assentos; um miniplenário para 35 pessoas; secretaria e sala de professores.
O terceiro pavimento terá o espaço da Biblioteca e, no quarto andar, será instalado um salão de eventos.
Conforme o engenheiro Antônio Sobrinho, a estimativa de execução da obra é de 18 meses.
Homenagem
O Centro de Práticas Pedagógicas do TJAM recebeu o nome da desembargadora Liana Mendonça, como homenagem póstuma à magistrada, falecida em maio de 2022. No evento de lançamento da obra, em 2023, a desembargadora Nélia Caminha, presidente do TJAM, e familiares da desembargadora Liana Belém Pereira Mendonça de Souza colocaram dentro de uma “cápsula do tempo”, que foi enterrada no espaço da pedra fundamental, um exemplar de um jornal impresso do dia 10 de agosto de 2023; a planta do projeto da obra, um texto trazendo as informações do evento; o script da cerimônia e a lauda do discurso da presidente do TJAM.
#PraTodosVerem – a fotografia principal que ilustra a matéria mostra o prédio, em construção, do Centro de Práticas Pedagógicas do TJAM. É possível ver a estrutura básica do térreo já finalizada e o primeiro andar sendo preparado para receber a segunda laje.
Sandra Bezerra
Fotos: Marcus Phillipe
Revisão textual: Joyce Tino | TJAM