Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Tribunal de Justiça > TJAM alerta sobre a importância do combate ao assédio e à discriminação no ambiente de trabalho
Tribunal de Justiça

TJAM alerta sobre a importância do combate ao assédio e à discriminação no ambiente de trabalho

9 de maio de 2024
Compartilhar
6 Min Lidos
53710191764 1362d5efd9 c DcKIOh
Compartilhar

Magistrados, servidores, colaboradores e estagiários do Tribunal participaram na manhã desta quinta-feira de evento em que foi lançada nova versão de cartilha que aborda a temática.

 

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio de sua Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e à Discriminação, lançou nova versão de cartilha que aborda a temática com ênfase no ambiente institucional. O evento, realizado na manhã desta quinta-feira (09/05), contou com a presença de magistrados, servidores, colaboradores e estagiários do Tribunal e integrou a programação da “Semana Nacional de Combate ao Assédio e à Discriminação”. 

Compuseram a mesa de honra da solenidade a presidente da Corte, desembargadora Nélia Caminha Jorge; a presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e à Discriminação do TJAM, desembargadora Carla Maria Santos dos Reis; a vice-presidente da Comissão, desembargadora Onilza Abreu Gerth; a coordenadora Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar e Ouvidora da Mulher, desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo; a desembargadora Vânia Marques Marinho; e o desembargador Délcio Luis Santos.

A elaboração da cartilha, que é voltada ao público interno, contou com a colaboração de servidores e magistrados que integram a Comissão de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação e, também, com o apoio da Assessoria de Comunicação do TJAM para a construção gráfica, diagramação e revisão textual.

O conteúdo da publicação pode ser acessado no link https://www.tjam.jus.br/index.php/cpeamsd/inicio . Nesse espaço virtual, o usuário também encontrará Resoluções e Portarias, Informativos, Formulários de Notícia de Fato (este último destinado ao interessado que passou por alguma situação de assédio ou discriminação e que deseja levar ao conhecimento da comissão), além de informações sobre outras ações da comissão e contatos da equipe.

União da sociedade

Na cerimônia de lançamento da versão atualizada da cartilha, a desembargadora Carla Reis afirmou que a sociedade precisa se unir para promover uma cultura de respeito e igualdade, em que cada indivíduo seja valorizado e protegido.

“Com essa cartilha o Poder Judiciário do Amazonas está dando um exemplo para outras instituições e outros poderes sobre o quão importante é sabermos quebrar essa cultura de assédio ou discriminação dentro do ambiente de trabalho. Nossa cartilha é de âmbito interno, e foi atualizada considerando todas as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça, refletindo nosso compromisso coletivo com a criação de um ambiente de trabalho seguro e respeitoso”, afirmou a magistrada.

Conforme consta na cartilha, a todo denunciante de assédio é resguardado o sigilo profissional, a fim de minimizar riscos psicossociais e promover a saúde mental no ambiente de trabalho, com a Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e à Discriminação tendo o compromisso de garantir a proteção às pessoas envolvidas, a preservação de provas e a garantia da lisura e do sigilo das apurações.

A desembargadora destacou que os eventos que chegam ao conhecimento da Comissão são tratados de forma sigilosa. “É importante ressaltar que o trabalho tem sido exitoso e o Tribunal está de parabéns. Que seja cada vez mais quebrada essa cultura e permeada pela Educação, que move e transforma. Juntos podemos construir um ambiente onde o assédio e a discriminação sejam coisa do passado e onde a Justiça prevaleça verdadeiramente. E sobre o racismo de todas as formas, seja ele explícito ou sutil, consciente ou inconsciente, devemos sempre examinar nossas práticas e culturas organizacionais, para identificarmos e eliminarmos qualquer discriminação racial”, pontuou Carla Reis.

Após a solenidade de lançamento da cartilha, acompanhada da vice-presidente da Comissão, desembargadora Onilza Gerth, Carla Reis percorreu setores do Fórum Henoch Reis, onde conversou com servidores e magistrados e distribuiu exemplares da publicação.

A “Semana Nacional de Combate ao Assédio e à Discriminação” foi instituída pelo Conselho Nacional de Justiça, estando alinhada às diretrizes da Resolução n.º 450/2022 do CNJ.

Vídeo

Durante a solenidade, foi exibido um vídeo institucional elaborado pela Assessoria de Comunicação do TJAM e que aborda o conteúdo da cartilha e informações que podem contribuir pela defesa de relações saudáveis no ambiente de trabalho do Poder Judiciário. O vídeo pode ser acessado por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=Fg5rsesaam4.

Roda de conversa

Na terça-feira (o9), também como parte da programação da “Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação”, foi realizada no auditório do Fórum de Justiça Euza Naice de Vasconcellos a “Roda de Conversa: Discriminação e sua relação com o assédio no ambiente de trabalho”. Organizado em parceria com a Escola Judicial (Ejud) e Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), o evento abordou os temas: racismo, gênero e capacitismo.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].

 

 

Paulo André Nunes

Fotos: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

 

    

Tags:Amazonasviolenciaviolência doméstica
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.29 RlKToO
Tribunal de Justiça

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

Por
54135341679 ce8ece9ba8 c qF8NJh
Tribunal de Justiça

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 13.43.14 CL81qK
Tribunal de Justiça

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.02 TcnEYo
Tribunal de Justiça

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

Por
Deusa da JustiC3A7a.2 s5MnSI
Tribunal de Justiça

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.05.01 q1ztzD
Tribunal de Justiça

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

Por
Prazos supensC3A3o rJw0mU
Tribunal de Justiça

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

Por
usucapiC3A3o2 TQ11nm
Tribunal de Justiça

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

Por
54141948519 51f2085710 c bmBwaP
Tribunal de Justiça

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

Por
01 Fachada TJAM 2jP6rt
Tribunal de Justiça

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

Por
WhatsApp Image 2024 11 14 at 13.45.43 NYag6N
Tribunal de Justiça

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

Por
54139956828 eb59eaace5 c 7wqBcn
Tribunal de Justiça

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

Por
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?